App para deficientes visuais ajuda a identificar objetos com o celulular
Não é difícil afirmar que hoje os smartphones são utilizados mais para outras atividades do que propriamente para ligações telefônicas. E isso tem um lado muito positivo: pesquisadores estão investindo em um espectro cada vez mais amplo de possibilidades de uso para o aparelho. O novo aplicativo BlindTool (Android), por exemplo, ajuda deficientes visuais a identificar diferentes objetos com o uso da câmera do celular.
Joseph Paul Cohen, norte-americano criador do app, contou que o embrião da ideia surgiu quando ele trabalhou, há alguns anos, com um programador que era deficiente visual. Agora, Cohen conseguiu desenvolver a tecnologia para a criação do BlindTool.
O app leva cerca de um segundo para identificar um objeto e falar seu nome, em inglês. Ainda em fase beta, o BlindTool comente erros – a database tem mil categorias de imagens, sendo que grandes sistemas podem chegar a mais de 35 mil categorias. A ideia é trabalhar no programa para diminuir substancialmente esses erros, mas enquanto isso, Cohen criou alguns mecanismos para ajudar o usuário: o aplicativo só diz o nome do objeto quando tem 30% de certeza e, ao mesmo tempo, o celular vibra com diferentes intensidades a partir dessa porcentagem. O aparelho só vibra com capacidade total quando o índice de certeza é de 90%.
Fonte: Rollingstone.