Artista cria série de ilustrações para protestar contra a gordofobia
Rolha de poço, botijão e elefante. Essas são apenas algumas das delicadas (note a ironia) formas que as pessoas têm de se referir a uma mulher que está acima do peso. Gordinha desde pequena e farta das piadinhas ofensivas, a artista Rachele Cateyes decidiu usar a arte como forma de provocar e atentar para a gordofobia.
Ora, se toda a sociedade é condicionada a enxergar os quilinhos extras como um verdadeiro pesadelo subcutâneo, ela decidiu que ser gordinha não só é normal como pode ser motivo de orgulho. Foi aí que surgiu a série de ilustrações Glorifying Obesity (“Glorificando a Obesidade”, em tradução livre).
“Mulheres gordas são transformadas em memes, temos nossas imagens roubadas e usadas em anúncios de empresas de dieta, somos photoshopadas para parecermos magras, recebemos ameaças de estupro e morte e somos assediadas online”, disse ao Huffington Post a artista, afirmando ainda que tudo isso é feito sob o pretexto de as pessoas estarem preocupadas com sua saúde – será mesmo?
Ao transformar toda a negatividade que permeia a obesidade em algo positivo, ela provoca cada um de nós, gordinhos ou não, e nos faz pensar até que ponto ser gordo é realmente o fim do mundo.
Fonte: Hypeness