AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

23 Setembro de 2015

Exposição de Frida Kahlo foca no emponderamento feminino

 

Símbolo de poder feminino, a artista mexicana Frida Kahlo finalmente tem suas obras expostas no Brasil depois de uma longa espera. A partir do dia 27 de setembro, no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, o público pode conferir a mostra “Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México”, dedicada a ela e suas colegas, outras grandes mulheres pintoras. Focada no universo feminino e suas várias vertentes, a exposição reúne trabalhos que falam sobre identidade, família, maternidade e moda. 
 
O Hypeness teve acesso ao espaço expositivo antes da abertura, na companhia da curadora Teresa Arcq. Focada em Frida, com 19 pinturas originais e 13 litografias, a mostra teve como ponto de partida um estudo feito por Teresa sobre mulheres inseridas no surrealismo. “Ela foi uma artista que ajudou mulheres no México. Durante a Segunda Guerra Mundial, tentou meios de conseguir asilo político para Remedios Varo e colaborou para que Leonora Carrington se firmasse na arte”, contou.
 
E conexões entre elas, junto ainda com Maria Izquierdo, Lola Alvarez Bravo e Alice Rahon, é o que não falta na exposição, que demonstra o quanto estas mulheres tão fortes foram importantes umas para as outras, para a arte surrealista e para o empoderamento feminino. Dividida em seções, a mostra começa com autorretratos, revelando as impressões que cada uma mantinha sob si mesmas, seus corpos e suas vidas. “O corpo aparece representado como concepção de vida. Em outros quadros surge preso ou com dor”, explicou Teresa.
 
Veja mais imagens lindas aqui
 
Fonte: Hypeness
 
Os quadros com frutas podem representar diversas situações na vida destas mulheres, como relações amorosas, caso entre Frida e Jacqueline Lamba, tristeza, vista num quadro onde cocos aparecem com lágrimas, e até mesmo decepções, como se observa num quadro onde um cacto em formato de coração tem uma faca fincada em si mesmo.
Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}