Itália ainda tem casas para vender a 3 reais!
Desde o início da "promoção de 1 euro", mostrada em agosto de 2014 no SóNotíciaBoa - releia aqui - apenas 100 casas foram vendidas. Porém ainda existem muitas outras pelo mesmo preço, nessa chamado "negócio da China".
São cerca de 300 imóveis para serem "doados" aos novos inquilinos, por cerca de 3,50 reais, para repovoar a cidade medieval do século XIII.
Para vender as casas o governo faz duas exigências simples: é preciso se comprometer a reformar o imóvel nos próximos 4 anos - preservando as características históricas - e depositar € 5 mil (R$ 17,5 mil) como garantia que cumprirá o acordado.
Ao final, o dinheiro será devolvido.
Repovoar
A intenção é que a campanha mude o cenário econômico do local e Gangi.
Localizada a 120 quilômetros de Palermo, capital da Sicília, Gangi foi eleita, em 2014, o burgo mais belo do país.
Mas ao longo dos anos está quase se transformando em cidade fantasma.
Com a falta de perspectivas econômicas - e por causa da antiga máfia siciliana chefão Andaloro-Ferrarelo - muitos jovens locais migraram para os Estados Unidos e Argentina, entre as décadas de 1890 e 1940.
Em 1950, eram cerca de 17 mil habitantes. Atualmente, o número não chega a 7 mil moradores.
As casas
Os imóveis construídos em pedra deverão manter as características originais, entre elas a curiosa divisão em três andares.
No térreo, a casa abrigava os animais de grande porte como vacas, jumentos e cavalos. No segundo piso ficavam as cabras, galinhas e animais menores.
Já o terceiro e último andar era dedicado as famílias dos aldeões que habitavam o local e comportava até 10 pessoas.
Fonte: Só Notícia Boa