Cobain: Montage of Heck
Lançamento 18 de junho de 2015
Duração: 2h25min
Direção: Brett Morgen
Com: Kurt Cobain, Courtney Love, David Grohl
Gênero Documentário
Nacionalidade EUA
Nos últimos 21 anos, muita coisa já foi dita sobre o suicídio de Kurt Cobain. Fãs, jornalistas e colegas apontaram motivos, procuraram culpados e lamentaram enquanto o culto ao vocalista do Nirvana só crescia. A proposta de documentário ‘Montage of Heck’ é trazer de volta a voz do próprio Cobain. Para isso, conta com um volume impressionante de material: são diários, filmes caseiros, desenhos e fitas cassete que formam um mosaico dos seus 27 anos.
Em contrapartida, o número de entrevistados é reduzido: falam pais, irmã, madrasta, uma antiga namorada, o baixista Krist Novoselic e a viúva, Courtney Love. Dave Grohl, baterista do Nirvana, ficou de fora por uma questão de agenda, segundo o diretor, Brett Morgen. Mesmo com a ausência, o filme entrega justamente o que os fãs querem: uma figura ao mesmo tempo atormentada e brilhante, um anti-herói relutante que meio sem querer querendo foi alçado ao posto de porta-voz da juventude dos anos 90.
Todos os depoimentos reforçam sua energia e criatividade. Não há dissonância no discurso, e já aparecem polêmicas na imprensa questionando as versões contadas na tela. Buzz Osborne é o fundador do líder da banda Melvins, conheceu Cobain desde a juventude em Aberdeen e chegou a abrir shows do Nirvana. Nas últimas semanas, foi à imprensa para dizer que “90% do filme é mentira”, incluindo aí a história sobre as primeiras experiências sexuais de Kurt e sua suposta tentativa de suicídio nos trilhos do trem.
Fonte: Adoro Cinema, Carta Capital.