Acimarney Correia Freitas
Orientador: Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Assédio moral pedagógico: um estudo de caso com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia
Adriano Edo Neuenfeldt
Orientador: Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Produção de vídeos como objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos (ODEAPSs) nas ciências exatas: limites e possibilidades
Aldeni Melo de Oliveira
Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:
Alfabetização científica na educação básica: autonomia e argumentação crítica
Aline Rodrigues
Orientadora: Profª. Dra. Silvana Neumann Martins
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
A formação continuada de professores provocando “pororocas” nas aulas do ensino superior: um olhar para o ensino inovador em duas universidades
Ana Paula Krein Müller
Orientadora: Profª. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais usando estudos de aula: integração de recursos tecnológicos e atividades experimentais
Andréia Spessatto De Maman
Orientadora: Profª. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Coorientador: Profº. Dr. Italo Gabriel Neide
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Uso de recursos experimentais e computacionais para o desenvolvimento do pensamento metacognitivo no ensino de física
Camila Ribeiro Menotti
Orientadora: Dra. Marli Teresinha Quartieri
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Entrelaçando metacognição e pedagogia do conceito no ensino de filosofia: refletindo sobre a construção do próprio conhecimento
Cássia dos Santos Teixeira
Orientador: Dr. Rogério José Schuck
Coorientadora: Dra. Kári Lúcia Forneck
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
O letramento digital e a argumentação na interação: um diálogo na interface para o ensino da língua portuguesa
Cláudia Schvingel Klein Bühring
Orientadora: Profª. Dra. Ieda Maria Giongo
Coorientadora: Profª. Dra. Angélica Vier Munhoz
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:
Memórias do aprender de professores
Claudionor de Oliveira Pastana
Orientador: Profº. Dr. Marco Antonio Moreira
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
A utilização do app Geogebra no processo de ensino dos conceitos de funções quadráticas no ensino médio na perspectiva da aprendizagem significativa
Débora Valim Sinay Neves
Orientadora: Profª. Dra. Angélica Vier Munhoz
Coorientadora: Profª. Dra. Viviane Bischoff
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
A internacionalização da educação superior na Bahia e suas potencialidades na formação continuada docente
Diógenes Gewehr
Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Coorientador: Profº. Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços de metacognição
Fábio Teixeira Lima
Orientadora: Dra. Neli Teresinha Galarce Machado
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:
Professores nômades: a trajetória do ensino nas comunidades ribeirinhas no Rio Purus, Lábrea, Amazonas, Brasil
Fabrício Agostinho Bagatini
Orientador: Profº. Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:
Arte e potencialização de sentidos: atravessamentos no ensino
Fernanda Teresa Moro
Orientadora: Dra. Maria Madalena Dullius
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Mentoring e o ensino de ciências: formação continuada nos anos finais do ensino fundamental com foco em atividades experimentais
Francisca Melo Agapito
Orientadora: Dra. Ieda Maria Giongo
Coorientadora: Dra. Morgana Domênica Hatge
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Tessituras etnomatemáticas nos anos iniciais na perspectiva da educação bilíngue para surdos no município de Imperatriz/MA
Francisco Jucivânio Félix de Sousa
Orientador: Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: COMO ENSINAM A ENSINAR
Geovana Luiza Kliemann
Orientadora: Profª. Dra. Maria Madalena Dullius
Coorientador: Profº. Dr. Italo Gabriel Neide
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Mentoring com professores dos anos iniciais na metodologia de atividades experimentais investigativas e concepção sobre a natureza de ciência
Glauce Barros Santos Sousa Araújo
Orientadora: Profª. Dra. Eniz Conceição Oliveira
Coorientadora: Profª. Dra. Jane Herber
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Flexibilização curricular: concepções e práticas em uma escola de ensino médio de tempo integral na cidade de Floriano/Piauí
José Alberto Romaña Díaz
Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz
Coorientadora: Dra. Gloria Jove Monclus
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Por uma formação docente que se quer criadora: o arquivo de Lleida. Crônicas-Vallenato do cantor de Macondo
José Jorge Vale Rodrigues
Orientadora: Dra. Eniz Conceição Oliveira
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Aprendizagem significativa do conceito de energia por meio da implementação de sistemas de automação residencial
Luis Felipe Pissaia
Orientadora: Dra. Eniz Conceição Oliveira
Coorientadora: Dra. Arlete Eli Kunz da Costa
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Software Tasy: um estudo avaliativo sobre o ensino e a aprendizagem da sistematização da assistência de enfermagem
Luiz Fábio Antonucci Filho
Orientadora: Profª. Dra. Angélica Vier Munhoz
Coorientador: Profº. Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:
Mudanças no currículo e no ensino: percepções docentes de uma faculdade de ensino superior do interior de Minas Gerais
Marcelo Máximo Purificação
Orientadora: Dra. Nélia Maria Pontes Amado
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
O professor estagiário de pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de matemática nos anos iniciais: experiência formativa em uma IES do sudoeste de Goiás/Brasil
Marcos Marques Formigosa
Orientadora: Profª. Dra. Ieda Maria Giongo
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:
As etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do rio Xingu: jogos de linguagem e formas de resistência
Mariângela Costa Schneider
Orientadora: Profª. Dra. Silvana Neumann Martins
Coorientadora: Profª. Dra. Jacqueline Silva da Silva
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Protagonismo empreendedor: Uma forma singular de ensinar
Marinete Moura Silva Lobo
Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Travessias interculturais no currículo: percursos do etnoconhecimento no ensino diferenciado para o povo Canela Ramkokamekrá
Patrícia da Graça Rocha Franzoni
Orientadora: Profª. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Investigação matemática no ensino de educação financeira e economia: uma vivência com licenciandos em matemática
Samai Serique dos Santos Silveira
Orientadora: Profª. Dra. Silvana Neumann Martins
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Formação humana e currículo integrado: contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino da educação profissional e tecnológica
Sarah Patricia Aguiar e Silva Omena
Orientadora: Dra. Maria Madalena Dullius
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Relações de mentoria: uma possibilidade para o desenvolvimento profissional docente
Simone Beatriz Reckziegel Henckes
Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Espaços não formais como potencializadores para o ensino norteado pela alfabetização científica em cursos de ciências biológicas
Simone Costa Andrade dos Santos
Orientador: Profº. Dr. José Claudio Del Pino
Coorientador: Profº. Dr. Joao Batista Bottentuit Junior
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
Trilhas de aprendizagem para formação continuada de docentes em competências digitais para o ensino a partir de MOOCs da rede de institutos federais
Teresinha Aparecida Faccio Padilha
Orientador: Profº. Dr. Marco Antonio Moreira
Coorientadora: Profª. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Linha de Pesquisa: Ferramentas
Título:
Unidades potencialmente significativas aliadas à construção de jogos digitais como propulsores de uma aprendizagem matemática significativa
Valdemir José Máximo Omena da Silva
Orientadora: Dra. Silvana Neumann Martins
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
Ensino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor
Vanessa Vian
Orientador: Profº. Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
As matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade: um olhar possível para o ensino
Vinicius Lopes Marinho
Orientadora: Profª Dra. Nélia Maria Pontes Amado
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:
O papel do preceptor na formação de futuros médicos no internato médico: de preceptor a mentor
Walkiria Helena Cordenonzi
Orientador: Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:
O desenvolvimento do pensamento computacional e as evidências da alfabetização em código em adultos