Coordenação: Marli Teresinha Quartieri
Pesquisadores:Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Italo Gabriel Neide
Marli Teresinha Quartieri
Nelia Amado
Susana Paula Graça Carreira
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo
Maria Madalena Dullius
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
A formação continuada de professores da escola básica tem sido problematizada ao longo dos anos por meio de variadas perspectivas teóricas. Apesar da qualidade das investigações, emerge a necessidade de seguir pesquisando, apontando alternativas para o fomento às políticas públicas de formação continuada, sobretudo envolvendo professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é investigar como a formação continuada fundamentada nos Estudos de Aula pode auxiliar professores na potencialização do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de cunho qualitativo, contará com a participação de grupos de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e que fazem parte da pesquisa do grupo proponente desta Proposta. Metodologicamente,as formações serão desenvolvidas à luz dos Estudos de Aulas e os materiais de pesquisa - materiais escritos e produzidos pelos professores e seus estudantes e enunciações geradas nos grupos de Estudos de Aula - serão analisadas por meio da Análise Textual Discursiva na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2006). Espera-se que os resultados da investigação, por um lado,incentivem a criação de comunidades de aprendizagem, estimulando a pesquisa colaborativa e a cooperação entre pesquisadores e professores participantes. Por outro, forneçam evidências e subsídios para a produção de políticas públicas e institucionais que fomentem a formação continuada de professores a partir da escuta destes profissionais, respeitando os diferentes contextos.
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo
Maria Madalena Dullius
A proposta tem por objetivo central investigar, via metodologia lesson study, práticas pedagógicas que possibilitem ao estudante produzir conexões matemáticas, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem. Estão previstas investigações em nível de doutorado e pós-doutorado, cujas participantes são quatro instituições de Ensino Superior: Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, RS; Universidade de Pisa, Itália; Universidade de Narino, Colômbia e Universidade do Algarve, Portugal. Em particular, o grupo proponente de pesquisadores a elas vinculado possui histórico de cooperação internacional, sobretudo via programas de Pós-Graduação em Ensino da instituição brasileira. O projeto está estruturado em três pilares, que se conectam ao longo da investigação, enfocando os problemas usualmente enfrentados pelos estudantes da Escola Básica, nos processos de aprendizagem, na disciplina Matemática; a formação continuada dos docentes em uma perspectiva colaborativa e o desenvolvimento de prática pedagógicas, alicerçadas teórico-metodologicamente em tendências matemáticas reconhecidas pela área, com ênfase no auxílio aos estudantes, no processo de fazer conexões nas aulas de Matemática. Na formação continuada, será utilizada a metodologia do Lesson Study a ser desenvolvida em pequenos grupos, organizados por proximidade, logística e nível de ensino a ser definido. Assim, as atividades planejadas colaborativamente e, posteriormente, desenvolvidas em contexto real de sala de aula, retornam para a avaliação dos docentes participantes. Espera-se que o desenvolvimento do projeto, por um lado, produza e socialize conhecimentos científicos de excelência por meio de artigos, participação em eventos nacionais e internacionais e construção de produtos educacionais. Por outro, que consolide parcerias internacionais de grupos e redes de pesquisa.
Maria Madalena Dullius
Italo Gabriel Neide
Ieda Maria Giongo
Sonia Elisa Marchi Gonzatti
Marcia Jussara Hepp Rehfeldt
Melanie da Silva
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Esta proposta tem por objetivo problematizar como a formação de grupos de estudos, com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, centrada na metodologia de estudos de classes e no campo da etnomatemática, pode ser produtiva para a emergência de processos de avaliação e inclusão, usualmente ausentes nessa faixa de escolaridade. A intersecção das temáticas etnomatemática, Estudos Surdos, processos de avaliação e estudo de classes emergiram do desenvolvimento de três projetos/intervenção vinculados aos Editais Chamada CNPq 12/2017 ? Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Edital Fapergs/Capes 06/2018 Programa de internacionalização da Pós-Graduação no RS e Edital Fapergs 05/2019 Programa pesquisador gaúcho. Esses projetos, em andamento, têm mostrado, dentre outros: a) a produtividade de operar com processos de formação continuada de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da metodologia de estudo de classes, tendo como referencial teórico o campo da etnomatemática; b) a emergência de distintos jogos de linguagem matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental, sobretudo no ensino de geometria; c) a geração de parcerias internacionais com mobilidade de discentes e docentes; d) a colaboração de pesquisadores estrangeiros nos PPGEnsino e PPGECE; e) a produção de pesquisas derivadas via iniciação científica, dissertações, teses. Entretanto, as mesmas investigações levam a inferir que é chegado o momento de operar - ainda via formação continuada de professores por meio da metodologia de estudo de classes - com ideias que vinculam outros conteúdos matemáticos, Estudos Surdos e processos de avaliação. Assim, serão constituídos dois campos empíricos: uma escola de ensino fundamental vinculada à Secretaria Municipal de Educação Estrela, RS e uma escola bilíngue localizada em Imperatriz, Maranhão. Os materiais de pesquisa serão constituídos de gravações de áudio e vídeo, posteriormente transcritas, dos encontros atinentes à metodologia de classes e material escrito e produzido pelos estudantes a quem serão dirigidas as tarefas. A análise de tais materiais se dará na perspectiva da análise do discurso de Michel Foucault, em especial, suas noções de enunciação, enunciado e discurso. Neste sentido, espera-se que, ao final da investigação, tenham sido promovidos quatro movimentos, a saber: a) de ruptura dos processos de aprendizagem e avaliação no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; b) de produção de referenciais teórico-metodológicos consistentes para a problematização de questões vinculadas ao entrecruzamento do campo da etnomatemática, Estudos Surdos e processos de avaliação; c) de fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais; d) de produção de conhecimentos teóricos acerca de Estudos Surdos e processos avaliativos a partir da noção da diferença.
Ieda Maria Giongo
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Ieda Maria Giongo
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq