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Detalhes do Projeto de Pesquisa

O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos

Coordenação: Kári Lúcia Forneck

Pesquisadores:
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
 
Derli Adriano Neuenfeldt
 
Jacqueline Silva da Silva
 
Kári Lúcia Forneck
 
Rogério José Schuck
 
Silvana Neumann Martins
 
Cláudia Inês Horn

Órgãos Financiadores:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES


Resumo:

Com este projeto, intencionamos investigar diferentes formas de ensinar e de aprender, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: como o ensinar da infância à idade adulta se manifesta a partir do olhar de alunos e professores? Para dar conta dessa proposta, há várias perspectivas conceituais convergentes, no intuito de estabelecer um panorama complexo e multifacetado e que dê conta da diversidade e da transversalidade de olhares investigativos que compõem o grupo de trabalho que está desenvolvendo esta pesquisa, entre as quais destacamos: metodologias participativas (VEIGA; FERNANDES, 2017; CORTELAZZO et al., 2018), metacognição e meta-aprendizagem (LEFFA, 2015; FADEL, BIALIK e TRILLING, 2017), escuta sensível (SILVA, 2011), experimentação corporal (NEUENFELDT, 2016), alfabetização científica (CHASSOT, 2006) e tecnologias digitais e educação (SOUZA, MOITA e CARVALHO, 2011; KENSKI, 2014). A metodologia prevê a realização de observações e entrevistas e a aplicação de questionários, bem como a elaboração e o desenvolvimento de propostas de ensino, mediadas ou não por tecnologias digitais. Esperamos dar visibilidade aos fazeres pedagógicos dos professores e dos envolvidos em contextos educacionais, sejam crianças, jovens ou adultos, à medida que nos propomos a refletir sobre as complexas relações que se estabelecem entre esses sujeitos, as diferentes formas de aprender e as diferentes formas de ensinar.

Sub projetos
Coordenação: Derli Juliano Neuenfeldt
Pesquisador(a):

Derli Juliano Neuenfeldt

Kári Lúcia Forneck

Adriano Edo Neuenfeldt 


Fontes Financiadoras:
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
 

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como está se dando a articulação entre Educação Física, Línguas, Literatura e Artes na constituição da área de Linguagens, no processo de implantação do Novo Ensino Médio no Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo de Lajeado/RS/BRA. Os objetivos específicos são: Iinvestigar potencialidades da produção de vídeos pelos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio; compreender como vêm sendo desenvolvidas ações pedagógicas que têm potencializado os multiletramentos e o ideário da educação onLIFE, e analisar o lugar do corpo na área de Linguagens. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de campo. O contexto da pesquisa é o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo de Lajeado/RS, pertencente à Rede Sinodal de Educação. Os participantes serão os professores que atuam nos componentes curriculares que compõem a área de Linguagem no Ensino Médio, a equipe diretiva e os alunos do Ensino Médio. Os instrumentos para produção de informações serão entrevistas semiestruturadas, grupos de discussão e observações de aulas a serem registradas em diário de campo. Espera-se que este estudo contribua para conhecermos como está se dando a articulação entre os diferentes componentes curriculares, desvelando avanços e/ou dificuldades.
Coordenação: Kári Lúcia Forneck
Pesquisador(a):

Kári Lúcia Forneck


Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Resumo:

A realidade decorrente do cenário educacional imposto pela Pandemia Covid-19 vem requerendo adaptações nos modelos pedagógicos com a inserção de práticas de ensino digitais. Reconhecemos o conceito de educação on-life (SCHLEMMER, DI FELICE e SOUZA, 2020; MOREIRA e SCHLEMMER, 2020), como base epistemológica para concretizar o ensino da leitura (KINTSCH e RAWSON, 2013; KLEIMAN, 2014) e da produção textual (GUEDES, 2009) para o desenvolvimento da meta-aprendizagem (FADEL, BIALIK e TRILLING, 2017). Intencionamos verificar como potencializar práticas de leitura e de produção textual por meio de experimentação digital, para o desenvolvimento da meta-aprendizagem em uma abordagem pautada na concepção de educação on-life, em contexto de pós-pandemia. Para tanto, esta pesquisa prevê: observação de aulas de Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano da escola parceira do grupo de pesquisa; elaboração de um levantamento de recursos digitais para o ensino da leitura e da escrita, a fim de compor uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), a ser aplicada em uma das turmas de observação; elaboração de indicadores de avaliação do desenvolvimento de habilidades de meta-aprendizagem da leitura e da escrita e do desenvolvimento de estratégias de educação on-life, em contextos pedagógicos pós-pandemia. Esperamos contribuir nos estudos sobre o ensino da leitura e da produção textual, por meio da interação com tecnologias digitais, bem como contribuir na hipótese de que as habilidades de ler e escrever em uma perspectiva de educação on-life constituem-se estratégias de meta-aprendizagem e podem ser potencialmente desenvolvidas por meio da interação com tecnologias digitais.

Coordenação: Kári Lúcia Forneck
Pesquisador(a):

Kári Lúcia Forneck


Fontes Financiadoras:

Consórcio STHEM Brasil


Resumo:

Neste projeto, pretendemos avaliar até que ponto a capacidade de resumir textos acadêmicos, concretizada pela produção do modelo situacional do texto (KINTSCH; RAWSON, 2013), pode ser assumida como estratégia de leitura metacognitiva e como metodologia para o ensino da leitura no ensino superior. Esperamos ampliar o entendimento do processamento da compreensão da leitura em ambientes digitais em um contexto metacognitivo, bem como contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino de leitura mediadas por ambientes digitais que promovam experiências de meta-aprendizagem no ensino superior. Esta pesquisa está sendo desenvolvida com financiamento proveniente do edital STHEM-LASPAU/HARVARD.

Coordenação: Jacqueline Silva da Silva
Pesquisador(a):

Jacqueline Silva da Silva

Cláudia Inês Horn

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Silvana Neumann Martins


Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Resumo:

Esse estudo, através do desenvolvimento de uma pesquisa de abordagem qualitativa, busca investigar a representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil a fim de aprimorar o cotidiano desse espaço onde as mesmas habitam - em torno de 12 horas diárias - permitindo que ele seja reestruturado, a partir do que elas têm a nos dizer sobre a escola. E, para isso, o projeto proposto pretende realizar Rodas de Conversa com as crianças e seus professores, a respeito do cotidiano escolar, através de um rol de situações de aprendizagem que serão construídas para serem disparadoras das mesmas; também será realizada a técnica do painel que buscará propor o compartilhamento de ideias, interesses e necessidades, entre as crianças e os adultos que participam do cotiano da escola, averiguando aspectos que possam ser potencializados na escola de Educação Infantil e, também, em conjunto, a operacionalização dos mesmos. O registro fotográfico, a criação de desenhos, o diário de campo e filmagens, serão outros instrumentos de pesquisa a serem utilizados com as crianças e pelos pesquisadores. Diante do exposto, esperase que essa investigação promova momentos intensos e significativos entre as crianças e seus pares, entre as crianças e a comunidade interna da escola confirmando a importância de escutarmos as crianças, de sabermos o que elas têm a nos dizer e que podemos aprender com elas. Acreditamos que o impacto esperado com esse estudo está na possibilidade de mostrarmos que as crianças são protagonistas, precisam ser ouvidas, que temos muito a aprender com elas e que a escola de Educação Infantil precisa ser das crianças e não para elas, e isso só será possível se as inserirmos nas tomadas de decisões. Por fim, cabe ressaltar que quando a escola de Educação Infantil reconhecer o protagonismo infantil, latente e pulsante, talvez descubra uma leveza maior nos processos de ensinar e aprender, encontrando a recíproca necessária para a garantia da autonomia e participação de todos os atores e autores: crianças, professores, famílias e a comunidade escolar. Talvez, então, a escola deixe de ser tão seria, tão direcionadora de rotinas rotineiras, que tratam da mesmice do dia a dia, tão cheia de normas que engessam as crianças de todas as formas e, mais do que reconhecer, passe a favorecer o Protagonismo infantil.

Coordenação: Rogério José Schuck
Pesquisador(a):
Rogério José Schuck 
 
Cezar Luis Seibt 
 
Vilmar Pereira Alves 
 
Alfredo Rocha de La Torre
 
Miller Antonio Perez Lasprilla
 
Angelo Milhano
 
Delano Carneiro
 
Paulo Henrique Vieira de Macedo
 
Adriano Edo Neuenfeldt 

Fontes Financiadoras:

PROPESQ/UNIVATES


Resumo:
Estamos vivendo em uma sociedade fortemente marcada pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que possibilitaram significativas mudanças na construção do conhecimento e interação entre professores e alunos, em especial durante a pandemia de Covid-19, que exigiu o ensino remoto a fim de priorizar o distanciamento físico/social. Ocorre que a ruptura do padrão de ensino tradicional, impeliu um maior protagonismo por parte dos sujeitos envolvidos neste processo. Nesse sentido, a construção do conhecimento exigiu a participação ativa dos sujeitos envolvidos no processo de aquisição de conhecimento. A proposta tem como objetivo investigar o ensino realizado em tempos de após a pandemia mundial e compreender o fenômeno da virtualização que ganhou espaço e se mantém presente no ensino. Participarão da pesquisa Instituições de Ensino Superior do Sul e Nordeste do Brasil, juntamente com uma Universidade da Colômbia e outra de Portugal. A coleta de dados será realizada mediante questionário utilizando a plataforma Google Forms, abordando questões relativas ao uso das tecnologias digitais, ao ensino e fazendo breves aproximações com a aprendizagem. A análise dos dados seguirá a proposta de Moraes e Galiazzi (2011), mediante a análise textual discursiva, possibilitando a emergência de categorias a posteriori. Em pesquisa realizada em 2022 junto a uma instituição do Brasil, percebeu-se que os professores tiveram dificuldades no que diz respeito à interatividade, gestão do tempo, domínio das ferramentas digitais e adequação dos materiais. Um dos pontos que mais chamou a atenção foi o impacto social e emocional. No entanto, a maioria dos docentes afirmou que os objetivos foram alcançados em suas aulas e que estão satisfeitos quanto à forma de ensinar. O uso das TDIC se mostrou promissor junto ao ensino virtualizado, especialmente em aulas síncronas, com potencial para continuar em aulas presenciais ou de forma híbrida, mantendo a ênfase no planejamento e na escolha de tecnologias com objetivos pedagógicos bem definidos. Contudo, a partir dos relatos dos professores, também foi possível perceber a importância de aprimorar e repensar as estratégias de ensino, de exploração e otimização do uso das tecnologias dentro do contexto de virtualização, a fim de poder perceber o que acontece com os sujeitos envolvidos no processo, mesmo acima do seu querer e capacidade de compreensão.
Coordenação: Rogério José Schuck
Pesquisador(a):
Rogério José Schuck 
 
Adriano Edo Neuenfeldt 
 
Derli Juliano Neuenfeldt 
 
Tânia Michelini Miorando

Fontes Financiadoras:

PROPESQ/UNIVATES


Resumo:

O projeto visa buscar elementos que possam auxiliar na compreensão do sujeito contemporâneo, em termos de efetivação do conhecimento e produção de mundo. Com isso se quer dirigir o olhar ao nosso tempo, quando participamos de um acontecimento ontológico fundamental, do qual não temos o domínio e ainda há pouca compreensão. A investigação segue uma proposta qualitativa, aproximando-se mais da pesquisa descritiva. A análise dos dados segue a proposta de Moraes e Galiazzi (2011), sendo que os dados serão coletados através de entrevistas e questionários, possibilitando emergir categorias de análise. Entender a pós-fenomenologia e suas implicâncias no cotidiano, surge como grande desafio nestes tempos de mudanças que vivemos. Espera-se poder compreender para contribuir com a discussão sobre as mudanças que estão em curso, especialmente em tempos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC e novas posturas e modo do sujeito se relacionar com o mundo.

Coordenação: Silvana Neumann Martins
Pesquisador(a):

Silvana Neumann Martins

Kári Lúcia Forneck

Jacqueline Silva da Silva

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Rogério José Schuck


Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)


Resumo:

Não é de hoje que o Brasil vem enfrentando sério desafio na educação, especialmente no que diz respeito a preparar o aluno para ser um leitor competente, ou seja, aquele que consegue dar sentido ao texto. Prova disso, são os baixos desempenhos de estudantes brasileiros na prova PISA e na Prova Brasil, que têm foco na compreensão leitora, uma habilidade essencial para a inserção do indivíduo no mundo letrado (DIESEL, 2016). Para melhorar esses índices, acredita-se que o professor deve criar, desenvolver e executar práticas pedagógicas inovadoras voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora em todas as áreas do conhecimento. Neste projeto existe a crença de que a utilização de metodologias ativas de ensino e dos ODAs podem contribuir nessa perspectiva, por oportunizarem espaços de aprendizagem em que os alunos podem construir sua autonomia leitora, através do desenvolvimento de habilidades de inferenciação (SOLÉ, 1998). No entendimento da equipe de pesquisadores desta proposta, desenvolver, criar e executar práticas pedagógicas inovadoras pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem, sobretudo no que diz respeito à melhora da compreensão leitora. Pensando nisso, estão sendo desenvolvidos objetos digitais de aprendizagem (ODAs), como uma das ações de um projeto de pesquisa desenvolvido na Univates e coordenado pela proponente deste projeto. Os objetos de aprendizagem, cuja produção foi descrita e explicada em Forneck, Fuchs e Bersch (2015), têm o propósito de focar a aprendizagem de estratégias metacognitivas de leitura, as quais contribuem para a formação de um leitor autônomo e consciente dos processos de compreensão dos quais deve dar conta como leitor proficiente. A fim de verificar a eficácia desses objetos de aprendizagem como metodologias ativas para o ensino da leitura, o projeto aqui proposto pretende, também, desenvolver intervenções didáticas de modo a evidenciar a contribuição efetiva dos objetos digitais nos processos de aprendizagem da inferenciação e na estruturação de uma metodologia ativa de ensino da leitura. Assume-se, portanto, nesta proposta, que esses objetos podem ser entendidos como metodologias ativas de ensino, já que exigem uma postura ativa do estudante em relação ao seu aprendizado, favorecendo a promoção de sua autonomia (MARTINS et al., 2016). Por fim, cabe ressaltar que as metodologias ativas de ensino muito têm a contribuir nesse aspecto, já que pressupõem o envolvimento ativo dos alunos no aprendizado da compreensão leitora. Um leitor proficiente, ativo, significa um leitor que reflete sobre seu processo de leitura. Os recursos educacionais digitais, vistos sob o ponto de vista das metodologias ativas de ensino, também podem favorecer esse processo de construção de um leitor ativo, pois possibilitam uma postura autônoma dos estudantes.

Coordenação: Cláudia Inês Horn
Pesquisador(a):

Cláudia Inês Horn

Jacqueline Silva da Silva

Juliana Fátima Serraglio Pasini


Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Resumo:
O presente Projeto de Pesquisa é decorrente de estudos que vêm sendo desenvolvidos, desde 2013, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates/Lajeado/Brasil, por meio de diferentes editais de pesquisa. Desde 2020, um dos grupos de trabalho do Projeto de Pesquisa intitulado “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”, se debruça a estudar as infâncias e a Educação Infantil. Recentemente, este grupo de trabalho teve aprovada a pesquisa “A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil” (EDITAL FAPERGS 05/2019), cuja execução ocorreu entre os anos de 2019 e 2023. Todas as pesquisas deste grupo objetivam estudar as infâncias e as docências na contemporaneidade e investigar as propostas atuais de Educação Infantil, especialmente no que diz respeito aos currículos, propostas pedagógicas, planejamentos, rotinas, bem como a participação das crianças no contexto da Escola. É neste contexto que inserimos o atual Projeto de Pesquisa, que está solicitando apoio da FAPERGS e que busca dar continuidade ao trabalho
consolidado e já desenvolvido. Alguns resultados das pesquisas já realizadas podem ser encontrados em: Silva e Silva (2024); Horn, Silva, Martins, Strohschoen (2023); Lorenzon e Silva (2023); Gabriel, Silva, Martins e Marchesan, 2023; Lidoino, Silva, 2023; Silva, Steffens e Pereira, 2022; Pozzebon e Silva (2022); Schneider, Martins e Silva (2021); entre outras produções. Há três décadas, aproximadamente, que a Educação infantil é considerada como primeira etapa da Educação Básica e que, por via de lei, as crianças têm direito e os estados têm o dever de ofertar um atendimento de qualidade. Especialmente nas duas últimas décadas, que estudos e pesquisas, especialmente na área da Sociologia da Infância, Antropologia da Criança e Pedagogias Contemporâneas (Sarmento, 2003, 2007; Cohn, 2005, Alderson, 2005; Barbosa, 2006; Oliveira-Formosinho e Araújo, 2008; Corsaro, 2011; entre outros), vêm mostrando que as crianças são sujeitos ativos, protagonistas e produtoras de cultura. Fruto de movimentos nacionais e internacionais, relevantes documentos, tais como o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016), o documento “Um Mundo para as Crianças” (2002) aprovado na 27ª Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas, o Plano pela Primeira Infância (RNPI, 2020A; 2020B), além da Convenção sobre os Direitos das Crianças (documento publicado em 1990 e homologado por 196 países na Assembleia Geral da ONU) também sinalizam a necessidade da participação das crianças de forma mais global, incluindo as cidades. Tais referências, que neste projeto encontram-se resumidas, sinalizam uma vertente global: precisamos olhar e ouvir a criança de uma forma mais atenta, efetivando sua participação nos contextos de vida. Há uma soberania adultocêntrica na tomada de decisões de inúmeras questões que envolvem a vida das crianças na sociedade. Tal como apontam Sarmento, Soares e Tomás (2004,p. 1) “no discurso corrente sobre a cidadania, permanecem ainda as fórmulas tradicionais e princípios clássicos que restringe a cidadania à idade adulta”. Por vezes, a tomada de decisões é inexistente, ineficaz ou não considera os interesses e necessidades reais das crianças. Nossa hipótese é que isso se repete tanto nas escolas, quanto nas cidades em que as crianças habitam. Contudo, este Projeto de Pesquisa acredita que a escola de Educação Infantil pode ser concebida como um espaço privilegiado para dar abertura às perspectivas das crianças e assim incentivar ações mais participativas na efetiva elaboração e execução de políticas públicas para a infância. Ao acreditar que as crianças precisam participar das demandas que lhes dizem respeito, tanto nas escolas, quanto nas cidades, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é: investigar o que as crianças têm a nos dizer sobre a escola de Educação Infantil e sobre a cidade que habitam. Assim, é premente pensar na forma como as escolas e as cidades estão possibilitando (ou não) a participação das crianças. E, para muito além de uma simples abertura, há que se considerar as perspectivas das crianças e sua efetiva participação na construção e consolidação de propostas pedagógicas nas escolas e de políticas públicas, projetos e ações nas cidades. Sarmento (2004) defende que a participação das crianças na Educação Infantil pode contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva, pois ao dar voz às crianças e permitir que elas expressem suas opiniões e pontos de vista, é possível promover a tolerância e o respeito pelas diferenças. O autor destaca que a participação das crianças deve ser entendida como um direito fundamental, previsto em diversos documentos internacionais, como, por exemplo, na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1989). Para dar conta daquilo que propõe este Projeto de Pesquisa, os caminhos metodológicos estão assim definidos: pesquisa de abordagem qualitativa, com aproximação dos pressupostos do Estudo de Caso (Yin, 2010). As escolhas metodológicas contemplam como pano de fundo os princípios da realização de pesquisa com crianças. Para tanto, as ações serão desenvolvidas em duas escolas de Educação Infantil da Rede Pública Municipal da cidade de Lajeado – Rio Grande do Sul – Brasil, parceiras da pesquisa. Nestas escolas, em conjunto com os respectivos professores das duas turmas de crianças da faixa etária de 3 a 5 anos de idade, as seguintes ferramentas metodológicas serão utilizadas para a produção de dados: observações de aulas, rodas de conversa, técnica do painel, registros fotográficos, filmagens e gravações de áudios, produção de desenhos e diário de campo. Todos os materiais gerados na pesquisa, serão transcritos e posteriormente analisados, através de uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012). Importa mencionar que citamos as crianças e seus respectivos professores como atores importantes desta pesquisa. Contudo, atores secundários também estarão envolvidos: equipe gestora da escola (diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico) e a equipe gestora do município (prefeito, vice-prefeito, secretários). Ao final da pesquisa, a produção de um material gráfico no formato de cartas impressas será divulgada. Tais cartas contemplarão as reflexões, as perspectivas e contribuições das crianças na qualificação do atendimento da escola de Educação Infantil e da cidade que habitam. Pretende-se que a publicação destas cartas possa impactar, interferir e qualificar as políticas públicas, bem como projetos, planos e atividades voltados à infância. Além disso, a produção de artigos científicos, e-book e resumos para eventos serão publicados, no intuito de compartilhar os dados analisados nesta investigação. A apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais, em mostras de Iniciação Científica, bem como a promoção de atividades de formação serão contemplados no decorrer dos 3 anos de pesquisa. Os resultados desta pesquisa visam contribuir na construção de ações, estratégias e propostas para solucionar dois problemas centrais. Um deles, de ordem educacional: aprimorar o atendimento, a proposta pedagógica e a qualidade de vida das crianças na escola de Educação Infantil. E outro, de ordem social: qualificar as políticas públicas de atendimento às crianças residentes na cidade, bem como os programas e iniciativas voltados às crianças. A construção de possíveis soluções para tais desafios educacionais e sociais se dará, essencialmente, ouvindo o que as crianças têm a dizer sobre suas vidas na escola e na cidade. Acredita-se que os resultados gerados poderão contribuir na formação de professores, gestores educacionais e gestores da cidade, bem como na efetiva criação de políticas públicas, projetos e ações para as cidades, pautadas por meio da participação das crianças.
Coordenação: Kári Lúcia Forneck
Pesquisador(a):
Kári Lúcia Forneck
 
Grasiela Kieling Bublitz
 
Garine Keller
 
Ronei Guaresi (UESB)
 
Luís Filipe Barbeiro (IPL-Leiria)
 
Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS)
 
Angela Maria Chuvas Naschold (UFRN)
 
Vera Wannmacher Pereira (UESB)

Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Resumo:

Em vista das dificuldades enfrentadas na etapa da alfabetização, decorrentes de uma série de fatores, entre os quais ainda estão os efeitos do período pandêmico, intencionamos constituir uma rede articulada para a promoção de ações de pesquisa, ensino e extensão, voltadas a essa etapa da escolarização: a Rede Alfabeletrando. Para tanto, objetivamos verificar o papel da consciência pragmática e sua relação no desenvolvimento da consciência linguística e, em consequência, das habilidades de compreensão leitora e produção escrita na etapa da alfabetização. Além disso, intencionamos contribuir com a divulgação científica por meio da produção de sequências didáticas que articulem leitura, escrita e consciência linguística e pela concretização de ações de formação continuada de professores alfabetizadores. De natureza translacional, essa pesquisa prevê, portanto, três etapas: o desenho de instrumentos de avaliação da consciência pragmática e sua relação com os outros níveis de consciência linguística, bem como com a leitura e com a escrita na etapa da alfabetização, a produção de atividades e sequências didáticas e a divulgação dos materiais produzidos no escopo da pesquisa em publicações e em ações de formação continuada de professores. Essas ações serão articuladas no âmbito da Rede Alfabeletrando, que integrará diferentes grupos de pesquisa de diferentes instituições do país e do exterior. Esperamos, desse modo, qualificar o ensino da leitura e da escrita, de modo que o desenvolvimento dos diferentes níveis de consciência linguística - inclusive a pragmática - se concretize para a promoção da alfabetização plena na etapa certa, ou seja, até o final do 3º ano. Articulando ensino, pesquisa e extensão, pretendemos, portanto, promover condições para que as crianças se alfabetizem plenamente. 

Coordenação: Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Pesquisador(a):
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
 
Silvana Neumann Martins
 
Claudelí Mistura Corrêa

Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Resumo:

Este projeto de pesquisa, intitulado “Competências e habilidades metacognitivas nos cursos de Graduação em Enfermagem e em Medicina: contribuições de estratégias pedagógicas na perspectiva das metodologias ativas”, apresenta a seguinte questão norteadora: “Como estratégias pedagógicas, na perspectiva das metodologias ativas, potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas em estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e em Medicina?” E, para responder tal questionamento, o objetivo geral é investigar o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas em estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina, na perspectiva de metodologias ativas. O referencial teórico é embasado por autores que fazem alusão à metacognição, aos métodos ativos e as competências e habilidades no ensino superior, tais como: Flavell (1976); Flavell (1979); Dunlap (2005); Hacker (2005); Berbel (2011); Beber, Silva e Bonfiglio (2014); Diesel, Baldez e Martins (2017); Moran (2018); Gewehr, Strohschoen e Schuck (2020); Rosa et al. (2020); Portilho e Brojato (2021); dentre outros que discutem conjuntamente estas temáticas. Trata-se de um estudo descritivo e de campo com abordagem qualitativa. O local para o desenvolvimento da pesquisa será em duas Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias: Universidade do Vale do Taquari e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os campos de investigação envolverão estudantes e professores vinculados aos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina, em ambas as IES. Os dados da pesquisa serão coletados no decorrer do estudo por meio dos seguintes instrumentos: diário dos pesquisadores com registro de aulas observadas e/ou ministradas, gravações de áudio e vídeo das aulas e das reuniões de pesquisa, produções dos estudantes e docentes, entrevistas semiestruturadas e questionários. A análise dos resultados no decorrer da pesquisa ocorrerá por aproximação da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Ressalta-se que, para a realização desta pesquisa, serão respeitados os aspectos éticos estabelecidos na Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012, que trata das Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos e na Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvem a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes. Almeja-se que os resultados sejam produtivos para obtermos inferências sobre o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas nos  estudantes dos cursos de Enfermagem e de Medicina, promovendo espaços para que reflitam sobre sua forma de aprender por meio da tomada de decisões, estimulando-os a pensar de forma autônoma, crítica e reflexiva. Ainda, para a formação docente no que diz respeito à qualidade do ensino superior com a utilização de metodologias ativas nas práticas pedagógicas, em ambos os cursos de Graduação. Contudo, a pesquisa contribuirá nos processos de ensino e de aprendizagem, dando ênfase ao papel protagonista do aluno, no que tange a problematização do desenvolvimento de competências e de habilidades metacognitivas por meio de estratégias pedagógicas ativas. 

Coordenação: Derli Juliano Neuenfeldt
Pesquisador(a):
Derli Juliano Neuenfelt
 
Rogério José Schuck
 
Kari Lúcia Forneck
 
Tania Micheline Miorando – UFSM

Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Resumo:
Vivemos uma crise ambiental sem precedentes. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar potencialidades do ensino de práticas corporais nos espaços ao ar livre da cidade para a alfabetização ecológica de alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação-participativa a ser realizada em um município do Vale do Taquari/RS, afetado pelas cheias em 2023. Participarão da pesquisa professores de Educação Física, equipes diretivas e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino. A pesquisas será desenvolvida em quatro etapas: a) Definição do município e escolas; b) Diagnóstico de como está se dando o ensino das práticas corporais de aventura e definição de uma escola que participará da construção e experimentação de uma proposta pedagógica nos espaços ao ar livre da cidade; c) Análise das informações do diagnóstico, construção e experimentação da proposta elaborada; d) Elaboração de relatório, produções científicas e retorno dos resultados aos participantes. As informações serão produzidas por meio de entrevista semiestruturada, grupos de discussão e observações a serem registradas em diários de campo. A análise será feita através da Análise Textual Discursiva. Espera-se contribuir, tanto no compartilhamento de boas práticas pedagógicas já desenvolvidas, além de ampliar o conhecimento didático-pedagógico sobre as potencialidades dos espaços ao ar livre da cidade como educadores. A pesquisa é fundamental pois contribuiu com conhecimentos científicos sobre o tema, mas também contribuirá com a formação ecológica dos alunos.
Coordenação: Derli Juliano Neuenfeldt
Pesquisador(a):

Derli Juliano Neuenfeldt


Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)


Resumo:

Essa pesquisa tem como objetivo investigar como a Educação Física Escolar foi e está sendo desenvolvida nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir da experiência construída no período da pandemia de Covid-19, destacando práticas pedagógicas que emergiram e que possuem potencialidade para serem incorporadas no ensino presencial ou são suscetíveis a permanecerem no ensino remoto. Esta pesquisa é qualitativa, descritiva e de campo. Além disso, é uma pesquisa bibliográfica que se propõe a identificar e analisar a produção do conhecimento em periódicos científicos sobre práticas pedagógicas na Educação Física Escolar e o período da pandemia de Covid-19. O contexto da pesquisa será a rede municipal de ensino de Arroio do Meio/RS/BRA. Nos propomos a investigar duas escolas. Quanto aos participantes será realizada com a direção das escolas, professores de Educação Física e alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa contribuirá para a inovação no campo educacional, pois o estudo se propõe a conhecer e divulgar práticas de ensino diferenciadas e inovadoras, desenvolvidas por professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tal perspectiva possibilita a qualificação da formação continuada de docentes, buscando aprimorar as práticas pedagógicas por eles desenvolvidas no cotidiano escolar, promovendo um olhar para o ensino a partir do corpo, das práticas corporais, mas também para o potencial do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

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