Coordenação: Kári Lúcia Forneck
Pesquisadores:Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Com este projeto, intencionamos investigar diferentes formas de ensinar e de aprender, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: como o ensinar da infância à idade adulta se manifesta a partir do olhar de alunos e professores? Para dar conta dessa proposta, há várias perspectivas conceituais convergentes, no intuito de estabelecer um panorama complexo e multifacetado e que dê conta da diversidade e da transversalidade de olhares investigativos que compõem o grupo de trabalho que está desenvolvendo esta pesquisa, entre as quais destacamos: metodologias participativas (VEIGA; FERNANDES, 2017; CORTELAZZO et al., 2018), metacognição e meta-aprendizagem (LEFFA, 2015; FADEL, BIALIK e TRILLING, 2017), escuta sensível (SILVA, 2011), experimentação corporal (NEUENFELDT, 2016), alfabetização científica (CHASSOT, 2006) e tecnologias digitais e educação (SOUZA, MOITA e CARVALHO, 2011; KENSKI, 2014). A metodologia prevê a realização de observações e entrevistas e a aplicação de questionários, bem como a elaboração e o desenvolvimento de propostas de ensino, mediadas ou não por tecnologias digitais. Esperamos dar visibilidade aos fazeres pedagógicos dos professores e dos envolvidos em contextos educacionais, sejam crianças, jovens ou adultos, à medida que nos propomos a refletir sobre as complexas relações que se estabelecem entre esses sujeitos, as diferentes formas de aprender e as diferentes formas de ensinar.
Sub projetosDerli Juliano Neuenfeldt
Kári Lúcia Forneck
Adriano Edo Neuenfeldt
Kári Lúcia Forneck
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
A realidade decorrente do cenário educacional imposto pela Pandemia Covid-19 vem requerendo adaptações nos modelos pedagógicos com a inserção de práticas de ensino digitais. Reconhecemos o conceito de educação on-life (SCHLEMMER, DI FELICE e SOUZA, 2020; MOREIRA e SCHLEMMER, 2020), como base epistemológica para concretizar o ensino da leitura (KINTSCH e RAWSON, 2013; KLEIMAN, 2014) e da produção textual (GUEDES, 2009) para o desenvolvimento da meta-aprendizagem (FADEL, BIALIK e TRILLING, 2017). Intencionamos verificar como potencializar práticas de leitura e de produção textual por meio de experimentação digital, para o desenvolvimento da meta-aprendizagem em uma abordagem pautada na concepção de educação on-life, em contexto de pós-pandemia. Para tanto, esta pesquisa prevê: observação de aulas de Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano da escola parceira do grupo de pesquisa; elaboração de um levantamento de recursos digitais para o ensino da leitura e da escrita, a fim de compor uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), a ser aplicada em uma das turmas de observação; elaboração de indicadores de avaliação do desenvolvimento de habilidades de meta-aprendizagem da leitura e da escrita e do desenvolvimento de estratégias de educação on-life, em contextos pedagógicos pós-pandemia. Esperamos contribuir nos estudos sobre o ensino da leitura e da produção textual, por meio da interação com tecnologias digitais, bem como contribuir na hipótese de que as habilidades de ler e escrever em uma perspectiva de educação on-life constituem-se estratégias de meta-aprendizagem e podem ser potencialmente desenvolvidas por meio da interação com tecnologias digitais.
Kári Lúcia Forneck
Consórcio STHEM Brasil
Neste projeto, pretendemos avaliar até que ponto a capacidade de resumir textos acadêmicos, concretizada pela produção do modelo situacional do texto (KINTSCH; RAWSON, 2013), pode ser assumida como estratégia de leitura metacognitiva e como metodologia para o ensino da leitura no ensino superior. Esperamos ampliar o entendimento do processamento da compreensão da leitura em ambientes digitais em um contexto metacognitivo, bem como contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino de leitura mediadas por ambientes digitais que promovam experiências de meta-aprendizagem no ensino superior. Esta pesquisa está sendo desenvolvida com financiamento proveniente do edital STHEM-LASPAU/HARVARD.
Jacqueline Silva da Silva
Cláudia Inês Horn
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Silvana Neumann Martins
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Esse estudo, através do desenvolvimento de uma pesquisa de abordagem qualitativa, busca investigar a representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil a fim de aprimorar o cotidiano desse espaço onde as mesmas habitam - em torno de 12 horas diárias - permitindo que ele seja reestruturado, a partir do que elas têm a nos dizer sobre a escola. E, para isso, o projeto proposto pretende realizar Rodas de Conversa com as crianças e seus professores, a respeito do cotidiano escolar, através de um rol de situações de aprendizagem que serão construídas para serem disparadoras das mesmas; também será realizada a técnica do painel que buscará propor o compartilhamento de ideias, interesses e necessidades, entre as crianças e os adultos que participam do cotiano da escola, averiguando aspectos que possam ser potencializados na escola de Educação Infantil e, também, em conjunto, a operacionalização dos mesmos. O registro fotográfico, a criação de desenhos, o diário de campo e filmagens, serão outros instrumentos de pesquisa a serem utilizados com as crianças e pelos pesquisadores. Diante do exposto, esperase que essa investigação promova momentos intensos e significativos entre as crianças e seus pares, entre as crianças e a comunidade interna da escola confirmando a importância de escutarmos as crianças, de sabermos o que elas têm a nos dizer e que podemos aprender com elas. Acreditamos que o impacto esperado com esse estudo está na possibilidade de mostrarmos que as crianças são protagonistas, precisam ser ouvidas, que temos muito a aprender com elas e que a escola de Educação Infantil precisa ser das crianças e não para elas, e isso só será possível se as inserirmos nas tomadas de decisões. Por fim, cabe ressaltar que quando a escola de Educação Infantil reconhecer o protagonismo infantil, latente e pulsante, talvez descubra uma leveza maior nos processos de ensinar e aprender, encontrando a recíproca necessária para a garantia da autonomia e participação de todos os atores e autores: crianças, professores, famílias e a comunidade escolar. Talvez, então, a escola deixe de ser tão seria, tão direcionadora de rotinas rotineiras, que tratam da mesmice do dia a dia, tão cheia de normas que engessam as crianças de todas as formas e, mais do que reconhecer, passe a favorecer o Protagonismo infantil.
PROPESQ/UNIVATES
PROPESQ/UNIVATES
O projeto visa buscar elementos que possam auxiliar na compreensão do sujeito contemporâneo, em termos de efetivação do conhecimento e produção de mundo. Com isso se quer dirigir o olhar ao nosso tempo, quando participamos de um acontecimento ontológico fundamental, do qual não temos o domínio e ainda há pouca compreensão. A investigação segue uma proposta qualitativa, aproximando-se mais da pesquisa descritiva. A análise dos dados segue a proposta de Moraes e Galiazzi (2011), sendo que os dados serão coletados através de entrevistas e questionários, possibilitando emergir categorias de análise. Entender a pós-fenomenologia e suas implicâncias no cotidiano, surge como grande desafio nestes tempos de mudanças que vivemos. Espera-se poder compreender para contribuir com a discussão sobre as mudanças que estão em curso, especialmente em tempos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC e novas posturas e modo do sujeito se relacionar com o mundo.
Silvana Neumann Martins
Kári Lúcia Forneck
Jacqueline Silva da Silva
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Rogério José Schuck
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)
Não é de hoje que o Brasil vem enfrentando sério desafio na educação, especialmente no que diz respeito a preparar o aluno para ser um leitor competente, ou seja, aquele que consegue dar sentido ao texto. Prova disso, são os baixos desempenhos de estudantes brasileiros na prova PISA e na Prova Brasil, que têm foco na compreensão leitora, uma habilidade essencial para a inserção do indivíduo no mundo letrado (DIESEL, 2016). Para melhorar esses índices, acredita-se que o professor deve criar, desenvolver e executar práticas pedagógicas inovadoras voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora em todas as áreas do conhecimento. Neste projeto existe a crença de que a utilização de metodologias ativas de ensino e dos ODAs podem contribuir nessa perspectiva, por oportunizarem espaços de aprendizagem em que os alunos podem construir sua autonomia leitora, através do desenvolvimento de habilidades de inferenciação (SOLÉ, 1998). No entendimento da equipe de pesquisadores desta proposta, desenvolver, criar e executar práticas pedagógicas inovadoras pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem, sobretudo no que diz respeito à melhora da compreensão leitora. Pensando nisso, estão sendo desenvolvidos objetos digitais de aprendizagem (ODAs), como uma das ações de um projeto de pesquisa desenvolvido na Univates e coordenado pela proponente deste projeto. Os objetos de aprendizagem, cuja produção foi descrita e explicada em Forneck, Fuchs e Bersch (2015), têm o propósito de focar a aprendizagem de estratégias metacognitivas de leitura, as quais contribuem para a formação de um leitor autônomo e consciente dos processos de compreensão dos quais deve dar conta como leitor proficiente. A fim de verificar a eficácia desses objetos de aprendizagem como metodologias ativas para o ensino da leitura, o projeto aqui proposto pretende, também, desenvolver intervenções didáticas de modo a evidenciar a contribuição efetiva dos objetos digitais nos processos de aprendizagem da inferenciação e na estruturação de uma metodologia ativa de ensino da leitura. Assume-se, portanto, nesta proposta, que esses objetos podem ser entendidos como metodologias ativas de ensino, já que exigem uma postura ativa do estudante em relação ao seu aprendizado, favorecendo a promoção de sua autonomia (MARTINS et al., 2016). Por fim, cabe ressaltar que as metodologias ativas de ensino muito têm a contribuir nesse aspecto, já que pressupõem o envolvimento ativo dos alunos no aprendizado da compreensão leitora. Um leitor proficiente, ativo, significa um leitor que reflete sobre seu processo de leitura. Os recursos educacionais digitais, vistos sob o ponto de vista das metodologias ativas de ensino, também podem favorecer esse processo de construção de um leitor ativo, pois possibilitam uma postura autônoma dos estudantes.
Cláudia Inês Horn
Jacqueline Silva da Silva
Juliana Fátima Serraglio Pasini
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Em vista das dificuldades enfrentadas na etapa da alfabetização, decorrentes de uma série de fatores, entre os quais ainda estão os efeitos do período pandêmico, intencionamos constituir uma rede articulada para a promoção de ações de pesquisa, ensino e extensão, voltadas a essa etapa da escolarização: a Rede Alfabeletrando. Para tanto, objetivamos verificar o papel da consciência pragmática e sua relação no desenvolvimento da consciência linguística e, em consequência, das habilidades de compreensão leitora e produção escrita na etapa da alfabetização. Além disso, intencionamos contribuir com a divulgação científica por meio da produção de sequências didáticas que articulem leitura, escrita e consciência linguística e pela concretização de ações de formação continuada de professores alfabetizadores. De natureza translacional, essa pesquisa prevê, portanto, três etapas: o desenho de instrumentos de avaliação da consciência pragmática e sua relação com os outros níveis de consciência linguística, bem como com a leitura e com a escrita na etapa da alfabetização, a produção de atividades e sequências didáticas e a divulgação dos materiais produzidos no escopo da pesquisa em publicações e em ações de formação continuada de professores. Essas ações serão articuladas no âmbito da Rede Alfabeletrando, que integrará diferentes grupos de pesquisa de diferentes instituições do país e do exterior. Esperamos, desse modo, qualificar o ensino da leitura e da escrita, de modo que o desenvolvimento dos diferentes níveis de consciência linguística - inclusive a pragmática - se concretize para a promoção da alfabetização plena na etapa certa, ou seja, até o final do 3º ano. Articulando ensino, pesquisa e extensão, pretendemos, portanto, promover condições para que as crianças se alfabetizem plenamente.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Este projeto de pesquisa, intitulado “Competências e habilidades metacognitivas nos cursos de Graduação em Enfermagem e em Medicina: contribuições de estratégias pedagógicas na perspectiva das metodologias ativas”, apresenta a seguinte questão norteadora: “Como estratégias pedagógicas, na perspectiva das metodologias ativas, potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas em estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e em Medicina?” E, para responder tal questionamento, o objetivo geral é investigar o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas em estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina, na perspectiva de metodologias ativas. O referencial teórico é embasado por autores que fazem alusão à metacognição, aos métodos ativos e as competências e habilidades no ensino superior, tais como: Flavell (1976); Flavell (1979); Dunlap (2005); Hacker (2005); Berbel (2011); Beber, Silva e Bonfiglio (2014); Diesel, Baldez e Martins (2017); Moran (2018); Gewehr, Strohschoen e Schuck (2020); Rosa et al. (2020); Portilho e Brojato (2021); dentre outros que discutem conjuntamente estas temáticas. Trata-se de um estudo descritivo e de campo com abordagem qualitativa. O local para o desenvolvimento da pesquisa será em duas Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias: Universidade do Vale do Taquari e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os campos de investigação envolverão estudantes e professores vinculados aos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina, em ambas as IES. Os dados da pesquisa serão coletados no decorrer do estudo por meio dos seguintes instrumentos: diário dos pesquisadores com registro de aulas observadas e/ou ministradas, gravações de áudio e vídeo das aulas e das reuniões de pesquisa, produções dos estudantes e docentes, entrevistas semiestruturadas e questionários. A análise dos resultados no decorrer da pesquisa ocorrerá por aproximação da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Ressalta-se que, para a realização desta pesquisa, serão respeitados os aspectos éticos estabelecidos na Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012, que trata das Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos e na Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvem a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes. Almeja-se que os resultados sejam produtivos para obtermos inferências sobre o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas nos estudantes dos cursos de Enfermagem e de Medicina, promovendo espaços para que reflitam sobre sua forma de aprender por meio da tomada de decisões, estimulando-os a pensar de forma autônoma, crítica e reflexiva. Ainda, para a formação docente no que diz respeito à qualidade do ensino superior com a utilização de metodologias ativas nas práticas pedagógicas, em ambos os cursos de Graduação. Contudo, a pesquisa contribuirá nos processos de ensino e de aprendizagem, dando ênfase ao papel protagonista do aluno, no que tange a problematização do desenvolvimento de competências e de habilidades metacognitivas por meio de estratégias pedagógicas ativas.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Derli Juliano Neuenfeldt
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)
Essa pesquisa tem como objetivo investigar como a Educação Física Escolar foi e está sendo desenvolvida nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir da experiência construída no período da pandemia de Covid-19, destacando práticas pedagógicas que emergiram e que possuem potencialidade para serem incorporadas no ensino presencial ou são suscetíveis a permanecerem no ensino remoto. Esta pesquisa é qualitativa, descritiva e de campo. Além disso, é uma pesquisa bibliográfica que se propõe a identificar e analisar a produção do conhecimento em periódicos científicos sobre práticas pedagógicas na Educação Física Escolar e o período da pandemia de Covid-19. O contexto da pesquisa será a rede municipal de ensino de Arroio do Meio/RS/BRA. Nos propomos a investigar duas escolas. Quanto aos participantes será realizada com a direção das escolas, professores de Educação Física e alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa contribuirá para a inovação no campo educacional, pois o estudo se propõe a conhecer e divulgar práticas de ensino diferenciadas e inovadoras, desenvolvidas por professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tal perspectiva possibilita a qualificação da formação continuada de docentes, buscando aprimorar as práticas pedagógicas por eles desenvolvidas no cotidiano escolar, promovendo um olhar para o ensino a partir do corpo, das práticas corporais, mas também para o potencial do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.