Proporcionar a qualificação da formação docente para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino;
- Possibilitar a formação de profissionais comprometidos com a pesquisa no campo do
ensino;
- Contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem com investigações e
reflexões acerca dos fundamentos epistemológicos, sociais e culturais em diferentes
níveis e contextos educacionais;
- Qualificar profissionais comprometidos com processos de ensino que envolvam as
tecnologias, a criação, a inovação e diferentes possibilidades do pensar pedagógico;
- Produzir conhecimentos a partir de estudos teórico-metodológicos e desenvolvimento de
pesquisas na área do ensino.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, nível Mestrado, poderá receber diplomados de diferentes cursos superiores e, no Doutorado, mestres(as) das mais diversas áreas do conhecimento.
Os diplomados formados no Mestrado e no Doutorado em Ensino atuarão nos diferentes
contextos educacionais, com visão crítica e inovadora dos processos de ensino e de
aprendizagem, considerando aspectos da alfabetização científica e tecnológica. Dessa
forma, o profissional formado por esse curso deverá ter a capacidade de:
- Investigar a viabilidade de implementação de novas propostas educacionais e
tecnológicas e seus impactos nos processos de ensino e de aprendizagem;
- Problematizar a alfabetização científica e tecnológica no contexto educacional, em
espaços formais e não formais de ensino;
- Produzir conhecimentos nas áreas específicas da formação de professores em diferentes
níveis de ensino;
- Compreender a produção do conhecimento científico e suas formas de socialização.
Resolução 123/2019 (para alunos que ingressaram a partir de 2020)
Resolução 119/2020 (para alunos que ingressaram a partir de 2021)
Resolução 054/2024 (para alunos que ingressarem a partir de 2025)