Área de Concentração e Linhas de Pesquisa vigentes até 31 de dezembro de 2024
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
Nome: Alfabetização Científica e Tecnológica
Descrição:A área de concentração desenvolve investigações sobre o conhecimento cientifico e tecnológico,
visando a formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços educativos. Tem como referência as relações
sociopolíticas e culturais na constituição da docência e suas implicações a fim de promover a análise e desenvolvimento de
estratégias que permitam a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. As pesquisas envolverão estudos sobre
os desafios da alfabetização científica e tecnológica nos diversos níveis de ensino. Compreenderão os processos de
construção de significados sobre os saberes e a aprendizagem docente e discente em ambientes de ensino formal e não-formal.
LINHA DE PESQUISA:
Nome: Ciência, Sociedade e Ensino
Descrição: Os estudos dessa linha tem como objetivo a reflexão e o desenvolvimento de
investigações sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como a natureza, a apropriação,
a construção, a avaliação social e os impactos das ciências no ensino de áreas de conhecimento específico.
Estuda a gênese do conhecimento e sua veiculação em espaços formais e não formais de educação.
Os saberes terão como foco os fundamentos históricos, epistemológicos e filosóficos, relacionando-os com
as abordagens das diversas metodologias de pesquisa.
Nome: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Descrição Envolve o estudo de diferentes teorias de currículo, práticas pedagógicas, processos de
avaliação e gestão do ensino. Investiga a formação inicial e continuada de professores em espaços formais e
não-formais de ensino, com enfoque na Alfabetização Científica, integrando Universidade e Educação Básica.
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa vigentes a partir de 1º de janeiro de 2025
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
Nome: Alfabetização Científica e Tecnológica
LINHAS DE PESQUISA:
Docência, Sociedade e Linguagens: esta linha de pesquisa reúne pesquisadores que se interessam
por temáticas voltadas aos fundamentos históricos, epistemológicos e filosóficos do conhecimento, das sociedades
e das linguagens e sua relação com o ensino;
Macroprojeto: Docência, sociedade e linguagens: interfaces entre o ensinar e o aprender
Eixo 1: Infâncias, Crianças e Docências
Eixo 2: Corpo e Ensino
Eixo 3: Cultura e Sociedade
Eixo 4: Ensino, Linguagens e Tecnologias
Eixo 5: Ensino, Subjetividades e TDIC
Docência e Tendências no Ensino: Esta linha de pesquisa estuda diferentes tendências no ensino,
com o intuito de promover a análise e o desenvolvimento de estratégias que permitam a melhoria dos processos
de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis e espaços educativos;
Macroprojeto: Ensino, aprendizagem e formação docente: tendências pedagógicas da Educação Básica ao Ensino Superior
Eixo 1: Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais
Eixo 2: Formação docente e tendências no Ensino: (re)pensando processos de ensino e de aprendizagem
Eixo 3: Ensino e aprendizagem mediados por metodologias ativas e pedagogia empreendedora na Educação Básica e no Ensino Superior
Docência e Currículo: criações, diferenças e pluralidades: Esta linha de pesquisa reúne pesquisadores que buscam compreender o currículo e a docência,
em meio à criação, às diferenças e às pluralidades, tomando como referência teórico-metodológica, principalmente, autores da Filosofia da Diferença e dos estudos Pós-Estruturalistas.
Macroprojeto: A aula como criação: interfaces com a docência, o ensinar e o aprender
Eixo 1: Ensino e diferenças
Eixo 2: Arquivo, docência e criação