A qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos níveis de ensino, constitui-se como prioridade para a expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. O Mestrado e o Doutorado em Ensino assumem importante papel, ao alinhar-se à perspectiva que pensa a educação como um processo que não se conclui, pois se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. Nessa ótica, pensar em formação docente implica necessariamente em problematizar, redimensionar e reconstruir tais processos, acarretando impacto no campo científico e tecnológico de um país.
Para ingressar você precisa realizar inscrição on-line e passar pelo processo seletivo. Confira o cronograma de seleção:
- Publicação do edital: julho de cada ano;
- Inscrição de candidatos: agosto e setembro de cada ano;
- Seleção de candidatos: outubro e novembro de cada ano;
- Início das aulas: regime intensivo em janeiro e julho de cada ano e regime regular de março a junho e agosto a dezembro de cada ano.
No regime regular as aulas ocorrem de março a junho e agosto a dezembro, sextas-feiras das 19h às 22h e sábados das 9h às 12h. Já no regime intensivo elas ocorrem nos meses de janeiro e julho, segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã das 9h às 12h e tarde das 14h às 17h.
O PPGEnsino visa formar profissionais nas diversas áreas do ensino que busquem pensar a formação de professores, práticas pedagógicas inovadoras e novos olhares sobre o ensino. Tem por missão o aprimoramento e qualificação no campo científico e tecnológico para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino.