AMBIENTE VIRTUAL PARA APOIO A
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Dra. Ana Cecília Togni
O Ambiente Virtual de Apoio a
Aprendizagem de Matemática, foi criado oportunizar aos alunos dos cursos de graduação que tirem suas
dúvidas, quanto a temas de matemática que estão sendo estudados nas diversas disciplinas de matemática
que
compõe o currículo dos diversos cursos de graduação.
O ambiente está disponibilizado em http:https://www.univates.br/virtual
OFICINA: POSSIBILIDADES E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS (VIRTUAIS) DE APRENDIZAGEM EM SALA DE
AULA
Dra.Ana Cecília Togni
Esta oficina ocorreu através do Programa de Apoio Didático -
pedagógico para docentes da Univates no período de 05 e 06 de janeiro de 2009. A mesma teve como
objetivos:
-Identificar e Conceituar de Objetos (virtuais) de Aprendizagem.
-Localizar de
Objetos
(virtuais) de Aprendizagem em repositórios de livre acesso.
-Construção de um objeto (virtual) de
aprendizagem, utilizando o software Microsoft PowerPoint ou Broffice Impress.
OFICINA: POSSIBILIDADES E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS (VIRTUAIS) DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Dra. Ana
Cecília
Togni
Foram realizadas duas oficinas através do Programa de Apoio Didático - Pedagógico para
docentes
da Univates nos dias 20 e 21 de julho de 2009.
As oficinas tiveram como
objetivos:
-Conceituar
Objetos (virtuais) de Aprendizagem.
-Verificar as possibilidades de uso de objetos de aprendizagem
nas
aulas através da exploração de objetos já construídos.
-Criar um objeto (virtual) de aprendizagem
simples com os recursos disponíveis. MANUAL DO ALUNO UNIVATES
VIRTUAL Dra. Ana Cecília Togni
O MANUAL DO ALUNO UNIVATES VIRTUAL, foi elaborado para
que
os alunos dos cursos de Graduação e Pós Graduação do Centro Universitário Univates pudessem conhecer e
interagir com o ambiente virtual Moodle, ambiente este que apóia os processos de ensino e aprendizagem
no
Centro Universitário Univates, quer sejam em atividades pedagógicas presenciais ou à
distância.
Está
disponibilizado nos diversos cursos, nos quais os alunos estão inscritos no seguinte endereço: http:https://www.univates.br/virtual
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA O CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA "UTILIZANDO
OBJETOS
DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA"
Dra.Ana Cecília Togni
Este curso foi
planejado
para ser realizado a distância por professores dos Ensinos Fundamental e Médio.
Os objetivos do
curso
são:
-Proporcionar aos professores a interação com objetos virtuais de
aprendizagem
-Instrumentalizar os professores com recursos tecnológicos que possibilitem a
construção
de Objetos de Aprendizagem Virtuais.
-Apresentar aos professores sugestões de atividades
pedagógicas
inovadoras.
-Refletir sobre a utilização das tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de
Ciências e Matemática nas escolas.
Está disponibilizado em http:https://www.univates.br/virtual
/Utilizando Objetos de Aprendizagem em Aulas
de Ciências e Matemática
Para acessar, solicitar inscrição no Núcleo de Educação a Distância, com
permissão concedida pelos autores. Essa solicitação poderá ser realizada através do e-mail: nead@univates.br. WEBQUEST: "Funções Através da
História" Dra. Ana Cecília Togni
A WebQuest CONHECENDO FUNÇÕES ATRAVÉS DA HISTÓRIA
foi
construída contextualizar os processos de ensino e aprendizagem de funções. Já foi utilizada por alunos
de
Ensino Médio Noturno de Escola Pública, por alunos de cursos de graduação em Cursos de Engenharia e do
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e por diversos grupos de professores participantes de
oficinas ou encontros de formação.
Está disponível em http://ensino.univates.br/~actogni/funcoeshist JOGOS DE ENSINO MÉDIO
Marli
Teresinha Quartieri, Márcia Rehfeldt e Ieda Maria Giongo
O jogo tem sido tema de estudos e
investigações de pesquisadores, educadores e psicólogos, os quais comentam que seu uso, como recurso
didático, pode favorecer a aprendizagem na medida em que facilita trocas cognitivas entre as crianças e
entre estas e o educador. Assim, como uma das metodologias que pode favorecer a aprendizagem, o jogo
pode
ser utilizado em várias circunstâncias: para introduzir um assunto novo, para amadurecer um assunto em
andamento ou para concluí-lo. EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA E
A PASSAGEM DO TEMPO: ALGUMAS IDEIAS E ESTRATÉGIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri e Márcia Rehfeldt
A presente proposta de trabalho tem
por
objetivo apresentar algumas atividades que podem ser desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e
que tratam sobre a passagem do tempo. Atividades Experimentais
versus CIÊNCIAS EXATAS: DISCUSSÃO DE UMA AULA PRÁTICA
ENVOLVENDO DESTILAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA Dra. Simone Stülp
Durante a disciplina
de
Atividades Experimentais para o Ensino de Ciências Exatas, do curso de Mestrado em Ensino de Ciências
Exatas
da Univates, que ocorreu no período de abril e maio de 2009, foi realizada atividade experimental que
envolveu conceitos químicos, físicos e de modelagem matemática, ou seja, foi utilizada uma abordagem
interdisciplinar GUIA DE ATIVIDADES
PARA INTRODUZIR EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS USANDO O
Software POWERSIM Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano
Araujo
Estas atividades objetivam abordar a definição, solução e notação de uma equação diferencial
e,
através do estudo de situações-problema que envolvem o decaimento radioativo, o crescimento populacional
e a
absorção de medicamentos, investigar o comportamento da solução e da taxa de variação destas situações
de
acordo com as condições fornecidas, inclusive na forma gráfica. Também, neste material exploramos a
associação da descrição de uma situação-problema com a correspondente equação diferencial na forma
analítica. E finalmente abordamos o comportamento da solução de equações diferenciais de acordo com as
condições fornecidas. GUIA DE
ATIVIDADES
PARA ABORDAR EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVEM
QUEDA
DE CORPOS E CIRCUITOS ELÉTRICOS Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano
Araujo
Estas atividades objetivam abordar o estudo de situações-problema que envolvem a queda de
corpos
e circuitos elétricos, e a partir destas, investigar o comportamento da solução de equações diferenciais
e a
respectiva taxa de variação das situações de acordo com as condições fornecidas, inclusive na forma
gráfica.
Também visam explorar a associação da descrição de uma situação-problema com a correspondente equação
diferencial na forma analítica, a análise dimensional das equações diferenciais envolvidas nestas
situações
e a sua resolução analítica pela técnica das separáveis. GUIA DE ATIVIDADES USANDO O
MÉTODO DE EULER PARA ENCONTRAR A SOLUÇÃO DE UMA EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA Maria Madalena
Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
As atividades deste material objetivam explorar o
Método de Euler para encontrar a solução de uma Equação Diferencial Ordinária, usando como ferramenta
auxiliar uma Planilha de Cálculos.GUIA DE ATIVIDADES PARA
INTRODUÇÃO DO POWERSIM NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
Maria
Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
Estas atividades objetivam a
familiarização
com o software Powersim e, através do estudo de uma situação-problema que envolve um tanque d´água, em
que
há uma furo por onde pode sair água e uma torneira para enchê-lo, investigar o comportamento do nível de
água no tanque em função do tempo e da taxa de entrada e saída de água no tanque. Também o comportamento
da
solução do problema na forma gráfica será abordada.ESTUDO E PREPARAÇÃO DO
ETANOL A
PARTIR DA MANDIOCA Miriam Ines Marchi, Eniz Conceição Oliveira, Vanessa Paula Reginatto,
Maicon
Toldi
A unidade curricular foi elaborada para guiar o trabalho de professores do Ensino Médio, com
o
objetivo de trabalhar de uma forma multidisciplinar. Esta atividade vem ao encontro da proposta do
projeto
de pesquisa, "Propostas Curriculares Alternativas no Contexto da Educação Ambiental", que busca superar
o
distanciamento entre o ensino de Ciências, a área científica e tecnológica, desenvolvendo novas
alternativas
curriculares. RECONCILIAÇÃO INTEGRATIVA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS Maria Madalena Dullius,
Eliane
Angela Veit e Ives Solano Araujo
O material apresenta uma síntese do conteúdo de Equações
Diferenciais
com o objetivo de auxiliar na reconciliação integrativa dos conceitos que envolvem este
conteúdo. GUIA DE
ATIVIDADES PARA EXPLORAR A RESOLUÇÃO ANALÍTICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS A
PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMA Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano
Araujo
Estas atividades objetivam abordar a resolução analítica de equações diferenciais e, através
do
estudo de situações-problema que envolvem o crescimento de uma cultura de bactérias, a lei do
Resfriamento
de Newton, a mistura de soluções e reações químicas, investigar o comportamento da solução e da taxa de
variação destas situações e suas equações diferenciais de acordo com as condições fornecidas, inclusive
na
forma gráfica. Neste guia também exploramos a associação da descrição de uma situação-problema com a
correspondente equação diferencial na forma analítica e a análise dimensional de algumas equações
diferenciais envolvidas neste guia. REVISÃO DERIVADAS
INTEGRAISMaria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
O material
apresenta uma síntese do conteúdo de Derivadas e Integrais, os principais conceitos envolvidos, a
interpretação geométrica e algumas técnicas analítica. O objetivo deste material é auxiliar os alunos a
relembrar estes conteúdos, que são os subsunçores necessários para a aprendizagem de Equações
Diferenciais. GUIA DE ATIVIDADES PARA EXPLORAR A ASSOCIAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS COM
SITUAÇÕES - PROBLEMA E A RESPECTIVA SOLUÇÃO GRÁFICA E ANALÍTICA Maria Madalena Dullius, Eliane
Angela Veit e Ives Solano Araujo
Estas atividades objetivam abordar a resolução analítica de
equações
diferenciais e, através do estudo de situações-problema investigar o comportamento da solução e da taxa
de
variação destas situações e suas equações diferenciais de acordo com as condições fornecidas, inclusive
na
forma gráfica. Visam explorar também a associação da descrição de uma situação-problema com a
correspondente
equação diferencial e sua solução na forma analítica. GUIA DE ATIVIDADES PARA
EXPLORAR
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS DE SEGUNDA ORDEM A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA Maria
Madalena
Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
Estas atividades, abordando o estudo de uma
situação
que envolve o movimento de objetos na vertical, objetivam representá-la matematicamente com uma equação
diferencial de segunda ordem e analisar o comportamento de possíveis soluções e respectivas taxas de
variação levando em consideração as condições fornecidas, inclusive na forma gráfica.
TESTE INICIAL DE
CONHECIMENTOS Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
É um
teste
com 16 questões de múltipla escolha que objetiva avaliar conceitos relacionados a funções, derivada,
taxa de
variação e a respectiva interpretação gráfica. Também envolve questões para avaliar noções intuitivas de
equações diferenciais e sua interpretação gráfica. TESTE FINAL DE
CONHECIMENTOS Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
É um
teste
com 20 questões de múltipla escolha e duas questões abertas. O mesmo objetiva avaliar conceitos
relacionados
a equações diferenciais, o comportamento da solução e das taxas de variação da solução, associação da
solução na forma gráfica e analítica com a equação diferencial e/ou a situação-problema que envolve uma
equação diferencial, associação de equações com situações-problema, resolução analítica de equações
diferenciais ordinárias e a análise dimensional dos termos da equação diferencial associada a
situação-problema.