Coordenação: José Claudio Del Pino
Pesquisadores:José Claudio Del Pino
Jane Herber
O Projeto de pesquisa “Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais” tem como objetivo geral investigar como as práticas e saberes docentes de Ciências, podem contribuir para a formação dos estudantes. A pesquisa está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGENSINO) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). As ações contempladas no projeto estão associadas aos Grupos de Trabalho (GT) dos pesquisadores. Estas ações envolvem professores e estudantes da universidade e da escola da escola e busca o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender ciências. Com este intuito propõe-se analisar, de forma processual, fundamentos teóricos do ensino e da aprendizagem de conceitos fundamentais das ciências. A proposta está embasada na pesquisa qualitativa, contemplada na pesquisa-ação, os dados coletados serão analisados, mediante Análise Textual Discursiva (ATD) ou Análise de Conteúdo. Estes tipos de análises não têm a pretensão de testar hipóteses a fim de comprová-las ou refutá-las no final da pesquisa, sua intenção é a compreensão, a reconstrução de conhecimentos existentes sobre os temas investigados. Objetiva-se a divulgação científica do conhecimento produzido em nossas pesquisas e a formação científica de estudantes de graduação, pós-graduação, e de professores da escola básica e da universidade.
Sub projetosJosé Claudio Del Pino
Eniz Conceição Oliveira
Miriam Ines Marchi
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)
Nesta investigação se pretende fazer uma apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva teórica construtivista para dar continuidade aos estudos sobre a criatividade como elemento constituidor de um aparato cognitivo que alicerça tais construções. As ações envolvem professores e alunos da escola de nível básico objetivando-se a ampliação das informações obtidas em outro projeto, e a divulgação dos resultados por um processo de formação continuada dos professores. Busca-se neste projeto o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender química, e para tal se propõe analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem de conceitos fundamentais da química. Serão utilizadas atividades de aprendizagem organizadas a partir de diferentes estratégias, como a resolução de problemas em papel e lápis, em atividades experimentais de laboratório e em ações desenvolvidas em ambientes de aprendizagem mediados por recursos de informática. Também é objetivo do projeto, a análise da usabilidade em contexto escolar do objeto de aprendizagem PensaQui, o qual é mediado pelo uso do computador e que permitirá analisar condições vinculadas à criatividade no processo de aprender química, ação que pressupõe a utilização de recursos de informática na área do conhecimento, a química.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)
O Ensino Híbrido tem sido apresentado como uma possibilidade para os tempos atuais. Em meio à disposição de diferentes tecnologias e do deslocamento de um eixo de aprendizagem fixo para um eixo de aprendizagem dinâmico, a possibilidade de intercalar ensino presencial com ferramentas tecnológicas e parte de ensino on-line ganham espaço não só no Ensino Superior, mas também na Educação Básica. Os problemas de pesquisa são: Como podemos contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem o Ensino Híbrido na Educação Básica? Quais os saberes necessários para que a aprendizagem seja satisfatória no Ensino Híbrido na Educação Básica? Ao que se refere à metodologia desta pesquisa, caracteriza-se como qualitativa, tendo como estratégia a pesquisa-ação, e fundamentada em ações num estudo de caso. Os dados coletados são analisados mediante Análise Textual Discursiva. Os sujeitos da pesquisa são professores dos diferentes contextos de escolaridade no qual se desenvolvem estudos na área de conhecimento das disciplinas que constituem o currículo. A partir da identificação das compreensões dos professores sobre procedimentos didáticos de Ensino Híbrido são planejadas e desenvolvidas atividades de ensino e aprendizagem no contexto das escolas dos professores envolvidos com propostas em diferentes áreas do conhecimento a partir do Ensino Híbrido. A proposição da organização curricular nesta perspectiva teórica será analisada e avaliada por meio de rodas de conversas entre escolas e professores. As ações propostas neste projeto objetivam a integração da pesquisa e do ensino, bem como a aproximação dos estudantes e professores da escola básica com a Universidade.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Esta pesquisa trata-se de um estudo sobre o papel da CTS na organização do conhecimento químico no livro didático. O objetivo é analisar a organização estrutural do livro didático (LD) de química, a configuração da linguagem química relativa ao componente CTS, e ao seu papel de alfabetização científica (AC) e agente de mudança curricular, bem como, realizar uma leitura crítica das orientações sobre o Novo Ensino Médio no RS. Configura-se como pesquisa básica, exploratória e descritiva, cuja abordagem é de natureza qualitativa, a partir da qual se efetiva uma ação descritiva do conteúdo do LD, e que se caracteriza como estudo de caso. Os estudos sobre os fundamentos metodológicos utilizados nesta investigação começaram como uma revisão bibliográfica, para dar maior compreensão aos pesquisadores sobre os procedimentos de construção de conhecimento relativos ao tema em discussão. Esses procedimentos são de natureza documental. No contexto desta pesquisa serão consultados os LD de química que se fizeram presentes nas diversas edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e definir critérios de seleção e escolha dos exemplares a serem analisados. Nestes também será analisada a organização do conhecimento químico na estrutura da obra, e reconhecer os conceitos fundamentais estruturantes do mesmo, e proceder a sua análise conforme os objetivos da pesquisa. O instrumento de análise é concebido a partir dos estudos de Alves (2005), Fernandes (2011), Oliveira et al. (2018), que avaliaram manuais escolares do Ensino Básico de Ciências da Natureza. O instrumento é organizado em uma categoria: Elementos de concretização do Processo de Ensino/Aprendizagem, duas dimensões: Discurso/Informação e Atividades de Ensino/Aprendizagem e quatorze indicadores. A fim de compreender a constituição dos materiais didáticos, submetendo-os à análise de seus significados, faz-se referenciado a Análise de Conteúdo. Há uma expectativa de que a análise dos livros gera um conhecimento que pode ajudar ao professor analisar como os mesmos se comportam em relação ao currículo escolar ou programas de ensino, contribuir para mudanças nas escolas públicas, quer seja política ou pedagógica, influenciar sobre experiências educativas vividas pelos estudantes, contribuindo para sua percepção da finalidade do currículo oculto. As discussões apresentadas contribuem para a formação dos professores principalmente na escolha dos LD em relação ao conhecimento químico e educacional presente nos mesmos.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
O livro didático possui atribuições essenciais no processo de produção e desenvolvimento do conhecimento, exercendo funções curricular, ideológica, cultural e documental, que oportunizam a socialização de conhecimentos às gerações, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências amplas. Cabe ressaltar, que o acesso ao livro didático, muitas vezes, é a única forma de as classes sociais desfavorecidas terem contato com o mundo do conhecimento, participarem dos conceitos, dos saberes, das práticas, e dos valores que poderão transformar e ampliar o modo de ver e fazer a Ciência na sociedade. Dentro deste panorama, destaca-se a relevância da universalização da Educação Básica e do acesso integral das escolas ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Nesse contexto, questionamos de que forma esse conhecimento está sendo disponibilizado aos alunos, de modo que possa lhes assegurar uma formação humana integral, que vise a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; e de que forma a educação e a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) se fazem presentes nesses materiais? Assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar a organização estrutural do livro didático (LD), a configuração da linguagem relativa ao componente CTS, e o seu papel na Alfabetização Científica (AC) e como agente de mudança curricular perante a legislação vigente. No que tange aos procedimentos metodológicos, este estudo configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva e documental. Há uma expectativa de que a análise dos livros possibilite um conhecimento que possa ajudar o professor a analisar como a abordagem apresentada no LD pode impactar no currículo escolar ou nos programas de ensino, contribuir para que haja mudanças nas escolas públicas, bem como influenciar experiências educativas vividas pelos estudantes. As discussões apresentadas podem contribuir para a formação dos professores, principalmente no que concerne à escolha dos LD em relação ao conhecimento científico e educacional que apresenta.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
A palavra sustentabilidade foi uma das palavras mais veiculadas em meios de comunicação e Internet no decorrer dos últimos anos, adentrando em um discurso popular que necessita de uma reflexão mais aprofundada para a sua compreensão, real importância e origem desta nos discursos ambientais e seu reflexo na escola. A Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) onde podemos encontrar 17 metas criadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas para serem contempladas até o ano de 2030 (ONU, 2015), além de ter eleito o período de 2005 a 2014 como a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa em sustentabilidade tem enfatizado cada vez mais que são necessárias transformações fundamentais dos sistemas socioecológicos para combater os grandes desafios do nosso tempo, especialmente as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e as desigualdades sociais. Por isso, temos como objetivo geral, investigar os discursos dos jovens do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, sobre a sustentabilidade planetária e verificar se a educação para a sustentabilidade está sendo efetivada. Para isto a metodologia utilizada será a de grupos focais e de análise discursiva, buscando analisar o que os jovens pensam sobre as questões desta temática. A partir destes resultados compreender o que os jovens pensam sobre questões que envolvem sustentabilidade é fundamental para se ter um diagnóstico presente e futuro, para saber se as instituições de ensino estão de acordo com a proposta da Agenda 2030 da ONU. Também, para entender como o tema educação para a sustentabilidade está perpassando as vivências e falas destes jovens, é que esta pesquisa se mostra pertinente, além de possibilitar a produção de um documentário para ser utilizado e divulgado como produto educacional desta pesquisa.
José Claudio Del Pino
Eniz Conceição Oliveira
Miriam Ines Marchi
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Neste texto apresenta-se uma proposta de estudo para analisar as potencialidades da utilização de metodologia de ensino, na perspectiva de Educar pela Pesquisa, para o desenvolvimento do ensino de química na Educação Básica, podendo-se expandir para os processos de ensinagem na educação superior, denominada Dicumba: desenvolvimento cognitivo universal-bilateral da aprendizagem. Para constituí-la, foram realizadas leituras e fichamentos de obras, objetivando ressignificar formas e maneiras de fazer com que o aluno desperte em si a motivação, a curiosidade e o interesse pelos saberes específicos do componente curricular química, valorizando a interpretação do seu contexto por meio dos saberes científicos. A pesquisa é desenvolvida por licenciandos, junto com seu professor-orientador, a partir de algo de seu contexto acadêmico, envolvendo estudantes da escola básica. Os dados empíricos serão coletados por meio da observação participante, das entrevistas e de questionário semiestruturado e serão analisados e interpretados via ATD (Análise Textual Discursiva), assinalando categorias que emergirão nas análises dos dados empíricos a partida da decodificação e unitarização.
O Projeto de Pesquisa ?A formação dos normalistas e o ensino de ciências: saberes e práticas? tem como objetivo geral investigar como as práticas e saberes docentes de Ciências, podem contribuir para a formação de estudantes de um curso de Ensino Médio Normal. A pesquisa será desenvolvida com alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio Normal, de uma Escola Estadual, localizada no Vale do Taquari/RS. No decorrer da pesquisa pretende-se contemplar as seguintes questões: Qual a concepção de Ciências dos alunos dos 2º e 3º anos do curso Normal da escola em que se realiza a pesquisa? Quais os saberes necessários na área das Ciências da Natureza para a docência nos Anos Iniciais? Como as atividades investigativas podem auxiliar na formação dos normalistas, considerando as diretrizes da Educação Básica? O grupo de pesquisadores considera que, quando possibilita-se aos educandos atividades diferenciadas que contemplam a busca por novas metodologias de ensino que contribuam com o processo de aprendizagem, buscando contemplar a investigação desde os Anos Iniciais, viabiliza-se a alfabetização científica, possibilitando que os saberes docentes sejam desenvolvidos ao longo da formação em um processo contínuo de ação-reflexão-ação na prática docente. Desse modo, a proposta de pesquisa está enfocada na observação participante, pois busca acompanhar o trabalho desenvolvido pelas professoras de Didática das Ciências da Natureza e Didática da Ciências Humanas. O projeto será desenvolvido em sete etapas. A proposta está embasada na pesquisa qualitativa, contemplada na pesquisa-ação, os dados coletados serão analisados, mediante Análise Textual Discursiva (ATD). Esse tipo de análise não tem a pretensão de testar hipóteses a fim de comprová-las ou refutá-las no final da pesquisa, sua intenção é a compreensão, a reconstrução de conhecimentos existentes sobre os temas investigados.