Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
CURRICULAR STRUCTURE FOR MASTER’S AND DOCTORATE DEGREES IN TEACHING EXACT SCIENCES
MINIMAL HOUR LOAD TO ATTEND
Category
Master's Degree
Doctorate Degree
Mandatory courses
150 hours
210 hours
Electives by Training Area
60 hours
90 hours
Electives
90 hours
120 hours
Orientation - Supervised Internship
180 hours
240 hours
Independent studies
60 hours
60 hours
Total
540 hours
720 hours
Mandatory Courses
Hours: 30h
SYLLABUS:
Analysis, discussion, and understanding of the main approaches in Teaching Exact Sciences: Ethnomathematics, Mathematical Modeling, Gamification, Games, STS and STSE, Problem Solving, DICT, Mathematical Research, Teaching of Science by Research.
BIBLIOGRAPHY:
- Basic:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromissos com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2015.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
GIONGO, I. M.; MUNHOZ, A. V. (Org). Observatório da educação I: tendências no ensino da Matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
- Complementary:
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 4 ed. Florianópolis: Ed da UFSC, 2014.
BURAK, D.; ARAGÃO, R. M. R.. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. Curitiba: CRV, 2012.
DANTE, L. R.. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática - ensino fundamental: 1º ao 5º ano. São Paulo: Ática, 2010.
GIONGO, I. M.; MUNHOZ, A. V. (Org.). Observatório da Educação II: experiências curriculares no ensino de Matemática na Escola Básica. Porto Alegre: Evangraf, 2016.
KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
PIROLA, N. A. Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação. Editora UNESP, 2010.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Study of the theoretical contributions that guide the organization of teaching and learning situations in Science and Mathematics. Analysis of the relationships between epistemological conceptions and pedagogical practices.
BIBLIOGRAPHY:
- Basic:
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa São Paulo: Paz e Terra, 2016.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2011.
- Complementary:
MEIRIEU, Philippe. O COTIDIANO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA O FAZER E O COMPREENDER. Porto Alegre: Artes Médicas,2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários á educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva.
Tradução de Ligia Teopisto. Rio de Janeiro: Plátano Ediçoes Técnicas, 2003.
LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da aprendizagem:o que a velha senhora disse. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
COSTA, Ronaldo Cataldo. TEORIAS contemporâneas DA APRENDIZAGEM. Porto Alegre: Artes Médicas, 2012.
POZO, J. I. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Ed. Zahar, 2001.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Foundation of Sciences. The historical evolution of conceptions about the production of knowledge. The different epistemological currents of the sciences. The implications of conceptions about the nature of science in the teaching of science.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MOREIRA, Marco Antonio; MASSONI, Neusa Teresinha. Epistemologias do século XX: Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan, Bachelard, Toulmin, Feyerabend, Maturana, Bohm, Bunge, Prigogine, Mayr. São Paulo: EPU, 2011.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito cientifico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998
- Complementary:
CHASSOT, A. I. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2002.
DESCARTES, Rene; GUINSBURG, J.; PRADO JUNIOR, Bento. Discurso do método; Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijui, 2007.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Porto Alegre: Novo Ambiente, 2012.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
POPPER, K. A Lógica da pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 2016.
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2013.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Didactic activity applied, in a multidisciplinary way, to reflect on the possibilities between different areas of knowledge. Collaborative action in the classroom critically and reflectively, anchored in trends and innovations in the teaching of science.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
FAZENDA, I. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes. 2018.
LÜCK, H.. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
NARDI, R. (Org.). Questões atuais no ensino de ciências. Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda., 2015.
- Complementary:
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. 2005.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F.. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 2, 2014.
PHILIPPI JUNIOR, A.; FERNANDES, V.. Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. São Paulo, 2015.
POMBO, O.. Epistemologia da Interdisciplinaridade, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268031024_Epistemologia_da_Interdisciplinaridade_1
Hours: 30h
SYLLABUS:
Theoretical-methodological study of basic elements of the research process. Formal aspects in the elaboration and presentation of scientific works. Educational Product Organization.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
GIL, AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2012.
MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo Livraria da Física, 2011.
TRIVINOS, A; N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2015.
- Complementary:
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo Edições 70, 2016.
MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí 2013.
Yin, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
SAMPIERI, Roberto Hernandez.; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
CHEMIN, B. F.. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos. Lajeado: Univates, 2015.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Pedagogical proposals for teaching Exact and Natural Sciences and their epistemologies. Teaching as a space for research and reflection. Elaboration, development, evaluation, and socialization of innovative pedagogical practices, based on verified realities and contemporary theoretical contributions.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
ANDRÉ, M. E.; DALMAZO, A. de (Org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2011.
POZO, J. I.. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2009.
ZABALA, A.. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
- Complementary:
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. A., PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. 2. ed., Lisboa: Dom Quixote, 1995.
FAZENDA, I. C. A. (Org). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 12. ed. Campinas: Papirus, 2014.
SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Concept and types of educational products in the area of Education. Elaboration, development, evaluation, and socialization of an educational product for the Teaching of Science, based on verified realities and contemporary theoretical contributions.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
RIZZATTI, I. M; et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO: Docência em Ciências. V. 5, n.2, p. 1-17, 2020.
DÁCIO, G. M. e BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006.
TRENTINI, M. A. Educação científica e tecnológica (recurso eletrônico): produtos educacionais. Passo Fundo: ed. Universidade de Passo Fundo, 2017.
- Complementary:
BISOGNIN, E.. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Polyphonía, v. 24, n.2, p. 269-284, 2013.
LOCATELLI, A., ROSA, C. T. W. Produtos educacionais: características da atuação docente retratada na I Mostra Gaúcha. Polyphonía, v. 26, n.1, p.197-210, 2015.
MOREIRA, M. A. ; NARDI, R.. O mestrado profissional na área de Ensino de Ciências e Matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 3, 2010.
FARIAS, M. S. F. de; MENDONÇA, A. P. . Concepção de produtos educacionais para um mestrado profissional. [recurso eletrônico]. Manaus, 2019.
VAILANT, C. C. R., SOUZA, M. J. F. S. Características dos produtos educacionais desenvolvidos nos Mestrados Profissionais da região Centro-Oeste do Brasil. Anais da XIII Semana de Licenciatura. Jataí, GO, 2016.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Presentation of a seminar by doctoral students on the topic of their research, emphasizing the problem and objectives of the research, theoretical framework, methodological proposal, and educational product. Discussion of the dissertation proposals presented by the students.
BIBLIOGRAPHY
Various publications from the areas of interest of the Program's professors and students.
Courses by Training Area
Hours: 30h
SYLLABUS:
Problematization and analysis of variables linked to functions in solving and modeling problems based
on concrete situations or experiments. Representation of the behavior of dynamic situations in different
forms: written, graphical, table, equation, or mathematical law.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
IEZZI, G.; MURAKAMI, C.. Fundamentos de matemática elementar. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013.
MATOS, M.. Física do movimento: observar, medir, compreender. 4. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2013.
STEWART, J; MARTINS, A.G.; MORETTI, A.C. Cálculo. São Paulo Cengage Learning, 2012.
- Complementary:
ÁVILA, G. S. Cálculo: ilustrado, prático e descomplicado. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
BASSANEZI, R. C.. Introdução ao Cálculo e aplicações [e-book]. Contexto. Biblioteca Virtual
Universitária.
FAINGUELERNT, Es. K.; GOTTLIEB, F. C.. Guia de estudo de matemática: relações e funções. Rio de Janeiro:
Ciência Moderna, 2007.
FLEMMING, D. G. Cálculo A: funções, limite, derivação e integração - 6ª edição Pearson, 2015.
MORETTIN, P. A. Introdução ao cálculo. São Paulo: Saraiva, 2009.
WEIR, M. D. et al. Cálculo. George B. Thomas. São Paulo Pearson Education do Brasil 2012.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Problematization and analysis of variables linked to functions in solving and modeling problems based
on concrete situations or experiments. Representation of the behavior of dynamic situations in different
forms: written, graphical, table, equation, or mathematical law.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
BOYCE, W. E. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. Rio de Janeiro, LTC,
2015.
HOFFMANN, L. D. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações: tópicos avançados. Rio de Janeiro, 2015.
ZILL, D. G. Equações diferenciais com aplicações em modelagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
- Complementary:
ANTON, H. et al. Cálculo. Porto Alegre Bookman. 2011.
BRANNAN, J. R. Equações diferenciais uma introdução a métodos modernos e suas aplicações. Rio de Janeiro:
LTC, 2008.
CENGEL, Y. A. Equações diferenciais. Porto Alegre: AMGH, 2014.
DULLIUS, M. M.; VEIT, E. A.; ARAUJO, I. S. Ensenanza y Aprendizaje en Ecuaciones Diferenciales con abordaje
Gráfico, Numérico y Analitico. Tese de doutorado do Programa de Doctorado en Ensenanza de las Ciencias da
Universidade de Burgos - Espanha, 2009. Disponível emhttp://hdl.handle.net/10259/110.
MORETTIN, P. A. Introdução ao cálculo. São Paulo: Saraiva, 2009.
SAFF, E. B; SNIDER, A. D. NAGLE, R. K. Equações diferenciais, Pearson, 2012.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Real zeros of real functions, curve adjustment using the least-squares method, interpolation,
linear systems, linear programming.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC , 2016.
RUGGIERO, M. A. G.; LOPES, V. L. Da R.; Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. São Paulo,
Makron Books, 2a. Edição, 2013.
SPERANDIO, D.; MENDES, J. T.; SILVA, L. H. M.. Cálculo numérico: características matemáticas e
computacionais dos métodos numéricos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
- Complementary:
ANDRADE, E. Introdução à pesquisa operacional: método e modelos para análise de decisões. Rio de Janeiro,
2015.
ANTON, H.; RORRES, C. Álgebra linear: com aplicações. 10. ed. Porto Alegre, Bookman, 2012.
ARENALES, S. Cálculo numérico: aprendizagem com apoio de software. São Paulo, 2016.
PIRES, A. Cálculo numérico: prática com algoritmos e planilhas. São Paulo, 2015.
VARGAS, J. V. C., ARAQUI, L. K. Cálculo Numérico Aplicado. Ed. Manole, 2016.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Topics in Classical Mechanics, Optics, Thermodynamics, and Electromagnetism with an emphasis on technological applications and everyday life. Ways of approaching these topics in teaching.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
GASPAR, Alberto. Experiências de ciências. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
HEWITT, P. G. Física conceitual. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
YOUNG, Hugh D. Física I, II, III e IV. São Paulo: Pearson, 2016.
- Complementary:
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 1, 2, 3 e
4.
Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo: SBF, 1979-.
CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. Florianópolis: UFSC, 2002.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Special relativity. Fundamental concepts of Astronomy and Astrophysics.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
HEWITT, P. G. Física conceitual. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O.. Astronomia e astrofísica. São Paulo: Editora Livraria da
Física, v. 780, 2004.
YOUNG, H. D. Física I, II, III e IV. São Paulo: Pearson, 2016.
- Complementary:
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 4.
TIPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A. Física moderna. Rio de Janeiro: LTC. 2001.
Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo: SBF, 1979-.
CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. Florianópolis: UFSC, 2002.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Fundamental concepts of Quantum Mechanics. Microelectronics and Semiconductors.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
GRIFFITHS, D. J.; FREITAS, L.. Mecânica quântica. Pearson Prentice Hall, 2011.
HEWITT, P. G. Física conceitual. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
SEDRA, A. S.; SMITH, K. C.. Microeletrônica. Pearson Makron Books, 2005.
- Complementary:
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
TIPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A. Física moderna. Rio de Janeiro: LTC. 2001.
YOUNG, Hugh D. Física I, II, III e IV. São Paulo: Pearson, 2016.
Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo: SBF, 1979-.
CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. Florianópolis: UFSC, 2002.
Hours: 30h
SYLLABUS:
History of Chemistry. Nuclear phenomena / reactions. Nanotechnology/chemistry. Application of concepts in teaching practice.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
ATKINS, P.W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BRAGA, M. Breve história da ciência moderna, v.1. Rio de Janeiro, 2003.
BRAGA, M. Breve história da ciência moderna: das máquinas do mundo ao universo-máquina (século XV a XVII).
v. 2. Rio de Janeiro, 2004.
- Complementary:
BRAGA, M. Breve história da ciência moderna, v.3. Rio de Janeiro, 2005.
BRAGA, M. Breve história da ciência moderna, v.4. Rio de Janeiro, 2008.
MOSLEY, Michael; LYNCH, John. Uma história da ciência: experiência, poder e paixão. Rio de Janeiro: Zahar,
2011.
REBELLO, G. A. F., ARGYROS, M. de M., LEITE, W. L. L., SANTOS, M. M., BARROS, J. C., DOS SANTOS, P. M. L.,
DA SILVA, J. F. M. Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA. Química Nova na
Escola, V. 34, N° 1, p. 3-9, 2012.
VASCONCELOS, F. C. G. C., LEÃO. M. B. C. Utilização de recursos audiovisuais em uma estratégia Flexquest
sobre radioatividade. Investigações em Ensino de Ciências, V. 17, n.1, p. 37-58, 2012.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Biotechnology. Environmental chemistry. Food chemistry. Application of concepts in teaching practice.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
BAIRD, C. Química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2011.
BRUNO, A. N. Biotecnologia I: princípios e métodos. Porto Alegre: ArtMed, 2014.
STANLEY, E. M. Química ambiental. Porto Alegre, 2015.
- Complementary:
DAMODARAN, S. Química de alimentos de Fennema. Porto Alegre : ArtMed, 2011.
FERREIRA, L. N. de A., QUEIROZ, S. L. Artigos da Revista Hoje como recurso didático no Ensino de Química.
Quim. Nova, V. 34, N. 2, p.354-360, 2011.
LE COUTEUR, P; BURRESON, J; BORGES, M.A. Os botões de Napoleão. As 17 moléculas que mudaram a história. Rio
de Janeiro: Zahar, 2013.
NEVES, A. P., GUIMARÃES, P. I. C., MERÇON, F. Interpretação de Rótulos de Alimentos no Ensino de Química.
Química Nova na Escola, V. 31, N. 1, 2009.
ROCHA, J. C. Introdução à química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Pharmaceutical chemistry. Forensic chemistry. New materials. Application of concepts in teaching practice.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman,
2012.
BARREIRO, E. J. Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos. Porto Alegre: ArtMed,
2015.
DE MARTINIS, B. S. Química forense experimental. São Paulo, 2016.
- Complementary:
AMARAL, A.T.; MONTANARI, C. A. Química medicinal: 25 anos de planejamento racional de fármacos. Química
Nova. São Paulo, V. 25, Supl. 12, p. 39-44, 2002. Química Nova, Vol. 25, Supl. 1, 39-44, 2002.
MARTINY, A., EBERLIN, M., MALDANER, A., SABINO, B., SCHWAB, N., ROMÃO, W., SPARRAPAN, R., BUENO, M. Química
Forense. Perspectivas sobre novos métodos analíticos aplicados à documentoscopia, balística e drogas de
abuso. Quim. Nova, V. 34, N. 10, p.1717-1728, 2011.
PINTO, G.A.T., FREITAS, L.G., MACHADO, Y., MARINHO, P. A. Avaliação da técnica de imunocromatografia para
análise de drogas de abuso no contexto da química forense. Revista Brasileira de Criminalística, V.4, N. 3,
p. 28-37, 2015.
ROQUE, N. F. A química e o mundo. Livro 2: a vida. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
Elective Courses
Hours: 30h
SYLLABUS:
Teaching research as an ethical, scientific, methodological, and social contribution procedure.
Researcher's ethical requirements and attitudes. Analysis of one's own investigative practice.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
DEMO, P.. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2015.
PONTE, J. P. Investigações Matemáticas e investigações na prática profissional. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo : Cengage Learning, 2013.
- Complementary:
PORLÁN ARIZA. Didáctica de las ciencias con conciencia. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v 36 n 3 p. 5-22. 2018.
RAMOS, M. G.; LIMA, V. M. do R.; ROCHA-FILHO, J. B.. A Pesquisa como prática na sala de aula de Ciências e Matemática: um olhar sobre dissertações. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 3, p. 53-81, nov. 2009.
KANT, Imannuel. Resposta à Questão: O que é o Esclarecimento? Cognitio, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 145-154, jan./jun. 2012.
Hours: 30h
SYLLABUS:
The teacher and science teaching as research. Teaching practices in the language of Science. Pedagogical proposals and didactic resources focused on specific topics of Science teaching and the development of investigative competencies for Early Childhood Education and Elementary School.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
CARVALHO, A. M. P. de. (org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
DULLIUS, M. M. QUARTIERI, M. T. Atividades experimentais de Ciências Exatas para os Anos Iniciais. Ed. Univates, 2017.
EDWARDS, C.; GANDINI, L; FORMAN, G. (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emilia na Educação da primeira infância. Vol. 1. Porto Alegre: Penso, 2016.
- Complementary:
CARVALHO, Ad. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, 2012.
DA ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, Carla. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 357-368, 2016.
DEVRIES, R. O ensino de física para crianças de 3 a 8 anos: uma abordagem construtivista. Porto Alegre: Penso, 2013.
REDIN, M. M. et al. Planejamento, práticas e projetos pedagógicos na Educação Infantil. - 2. Ed. - Porto Alegre: Mediação, 2013.
SILVA, J. S. da. O Planejamento no Enfoque Emergente: Uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre: 2011.
ILVA, J. S. da, BEUREN, J., LORENZON, M.. Investigar com crianças: subsídios para a formação e trabalho docente. Lajeado: Ed. Univates, Ebook, 2016.
WARD, H. et al. Ensino de Ciências. Artmed Editora, 2009.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Processes of mutual "awareness", learning through dialogue, reflection, and action in the world that has emancipation as an end for environmental issues in the teaching and learning processes. Environmental education as an object of research, curricular proposal, systematic and unsystematic action in school environments. Environmental education and teacher training.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
BAUMAN, Z.. Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4ªed. São Paulo: Editora Cortez,
2014.
PHILIPPI JUNIOR, A., PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental e sustentabilidade. São Paulo, 2014.
- Complementary:
BAUMAN, Z.. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CAPRA, F. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo:
Cultrix, 2006.
CARVALHO, I. C. de M.; GRÜN, M.; TRAJBER, R. (Orgs). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação
ambiental. Brasília (DF): Ministério da Educação, 2009.
GOLDEMBERG, J.; MOREIRA, J. M. Política energética no Brasil. Estudos Avançados, Local, v. 9, n. 55,
2007.
GRÜN, M.. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 14. ed. Campinas: Papirus, 2013.
MANSOLO, A.. Educação ambiental na perspectiva da ecologia integral: como educar neste mundo em
desequilíbrio?. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Study and analysis of the different perspectives of modeling in Sciences and their didactics.
Problematization of scientific teaching and doing science. Relevant processes will be covered,
such as Mathematical, Physical, Chemical, and Biological Modeling.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BRANDÃO, R. V.; ARAÚJO, I. S.; VEIDT, E. A. Introdução a Modelagem Científica. Porto Alegre: UFRGS,
2010.
GILBERT, J. K.; JUSTI, R.. Modelling-based teaching in science education. Springer International Publishing,
2016.
- Complementary:
BRANDÃO, R. V.. A Estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a Conceitualização do Real no Ensino de Física. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - UFRGS.
BRANDT, C.; BURAK, D.; KLÜBER, T. E.. Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, v. 72. 1974.
HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. . Modelagem Didático-científica: integrando atividades experimentais e o processo de modelagem científica no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, p. 3-32, 2016.
LÓPEZ, S. ; VEIT, E. A.; ARAUJO, I. S. Una revisión de literatura sobre el uso de modelación y simulación computacional para la enseñanza de la física en la educación básica y media. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 38, p. e2401-1-e2401-16, 2016.
MOREIRA, M. A.. Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e modelagem matemática: aspectos epistemológicos e implicações para o ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, 2014.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Contemporary themes involving science, technology, and society. Implications of science and technology in the formation of contemporary citizens and their relationship with teaching.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 4 ed. Florianópolis: Ed da UFSC, 2014.
MARTÍNEZ PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. Editora Unesp, 2012.
SANTOS, W.; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
- Complementary:
BATISTA, S. S. Sociedade e tecnologia na era digital. São Paulo: Erica, 2014.
BAZZO, W. A. et al. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003.
BISPO FILHO, D. O.; MACIEL, M. D.; SEPINI, R. P.; ALONSO, A. V. Alfabetização científica sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 12, n. 2, 2013.
PAIXÃO, F; FIGUEIREDO, M. ¿Ciencia, Tecnología y Sociedad - Qué Interacción? Las Minas de São Domingos. Portugal, Europe : Ministério de Ciência e Innovación do Gobierno de España, 2015.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação Química: um compromisso com a cidadania. 4 ed. Ijuí: ed. Unijuí, 2015.
VIANNA, D. Temas de física para o ensino médio com enfoque CTS (ciência-tecnologia-sociedade). Spain, Europe, 2013.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Field procedures applied to science teaching. The practice of scientific knowledge for its application
in field practices. Elaboration and implementation of field scripts for science teaching. Basic notions
of safety and guidance in the field.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo:
Cortez, 2014.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e
métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus,
2009.
- Complementary:
CASCINO, Fabio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. 4. ed. São Paulo: SENAC,
2009.
MARQUES, C; FERNANDES, C; PAIXÃO, F. Do castelo a São Martinho: falando com as pedras do caminho. Portugal,
Europe: Alma Azul, 2011.
RICKLEFS, Robert E.; BUENO, Cecilia; SILVA, Pedro P. de Lima e. A economia da natureza. 5. ed. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
RODRIGUES, J. J. V.; STROHSCHOEN, A. A. G.; MARCHI, M. I.. Potencialidades das saídas a campo: reflexões a
respeito do ensino de física e meio ambiente. Revista Ciência em Extensão, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 44-59,
jun. 2017.
SANTOS, R. I. C.. A importância do trabalho prático, experimental e laboratorial, assim como das aulas de
campo (visitas de estudo e saídas de campo) no ensino da Biologia e da Geologia. Portugal, Europe,
2016.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Nature of scientific knowledge. Conceptualizing epistemology. Epistemology and teaching practices. Theory and pedagogical practice in the educational context. Daily and scientific knowledge-building pedagogical practice. The critical epistemology of pedagogy as a reflective social practice.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
MACHADO, N. J. Epistemologia e didática - as concepções de conhecimento e inteligência. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
- Complementary:
GADAMER, H. G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma Hermenêutica Filosófica. Petrópolis: Vozes, 2008.
HESSEN, Johannes; CUTER, Joao Vergilio Gallerani. Teoria do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PORLÁN R.; RIVERO, A. El conocimiento de los professores: una propuesta formativa em la area de ciencias. Sevilha: Díada, 1998.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Critical reflection on the practice developed in teaching. Research and discussion on the
references that guide teaching in the area of sciences, in contemporary times.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
TARDIF, M; LESSARD, C; KREUCH, J. B. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis Vozes 2012.
ZABALA, A; ROSA, E. F. A prática educativa. como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
- Complementary:
CUNHA, M.I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 2001.
MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade. a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2011.
NOVOA, Antonio (org.). Profissão Professor. Porto: Portugal, Porto Editora, 1999.
SCHON, D. A; COSTA, R. C. Educando o profissional reflexivo. um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed 2008.
TARDIF, M.; PEREIRA, F. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2018.
MORIN, E; et al. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo Cortez 2014.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Political, epistemological, and pedagogical aspects of teacher education and their implications for the organization of teaching and learning processes. The role of the science and mathematics teacher in different contexts. Challenges for teacher training in the 21st century.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
IBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MEIRIEU, P. Cartas a um jovem professor. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
- Complementary:
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
RANCIERE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 190 p.
SHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOUZA, F. L; MACÊDO, F. S; GONÇALVES, T. O. Educação em ciências e matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso, 2015.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Technology-mediated education: possibilities in science teaching and new pedagogical practices. Use of
information technologies: critical analysis of software emphasizing its use in the classroom and its
influence on teaching and learning processes. Development of teaching applications.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
BORBA, M. C.; Villarreal, M. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005.
DULLIUS, M. M.; QUARTIERI, M. T. (Org). Aproximando a Matemática e a Física por meio de recursos tecnológicos: Ensino Médio. Editora Univates: Lajeado, 2016.
MORAN, J. M.. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007.
- Complementary:
ARAÚJO, I. S.; VEIDT, E. A.; MOREIRA, M. A. Physics students performance using computational modelling activities to improve kinematics graphs interpretation. Computers & Education, v. 50, p. 1128-1140, 2008.
BORBA, M. C.; CHIARI, A. Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paula: Livraria da Física, 2013.
COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinas com as tecnologias da informação e da comunicação. Artmed Editora, 2010.
GIORDAN, M. Computadores e Linguagens nas Aulas de Ciências. Ijui: Unijui, 2013.
LÓPEZ, S.; VEIDT, E. A.; ARAUJO, I. S. Una revisión de literatura sobre el uso de modelación y simulación computacional para la enseñanza de la física en la educación básica y media. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 38, p. e2401-1-e2401-16, 2016.
PRENSKY, M. Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Planning, construction, and implementation of methodologies and materials for science teaching.
Discussion, analysis, and evaluation of the results obtained.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
CARVALHO, A. M. P. (Org). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning,
2009.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo,
Cortez, 2011.
DULLIUS, M. M.; QUARTIERI, M. T. (Orgs). Atividades experimentais para o ensino de Ciências Exatas. Lajeado:
Ed. da Univates, 2015.
- Complementary:
BIAGINI, B.; MACHADO, C.. A experimentação no ensino de ciências em duas escolas municipais de
Florianópolis/SC. Revista da SBEnBio, n. 7, out. 2014.
DULLIUS, M. M.; QUARTIERI, M. T. (Orgs). Aprender experimentando. Lajeado: Ed. da Univates, 2014.
GASPAR, A.. Experiências de ciências. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
GASPAR, A. experimentais no ensino de Física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotsky. São Paulo:
Livraria da Física, 2014.
KASSEBEHMER, A. C.; HARTWIG, D. R.; FERREIRA, L. H. Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método
investigativo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS . Porto Alegre: UFRGS, 1996.
Hours: 30h
SYLLABUS:
The teacher and science teaching as research. Teaching practices in the language of Science.
Pedagogical proposals and didactic resources focused on specific topics of Science teaching and the
development of investigative competencies for Early Childhood Education and Elementary School.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
CARVALHO, A. M. P. de. (org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de
aula. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
DULLIUS, M. M. QUARTIERI, M. T. Atividades experimentais de Ciências Exatas para os Anos Iniciais. Ed.
Univates, 2017.
EDWARDS, C.; GANDINI, L; FORMAN, G. (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emilia na
Educação da primeira infância. Vol. 1. Porto Alegre: Penso, 2016.
- Complementary:
CARVALHO, Ad. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, 2012.
DA ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, Carla. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática
docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 357-368, 2016.
DEVRIES, R. O ensino de física para crianças de 3 a 8 anos: uma abordagem construtivista. Porto Alegre:
Penso, 2013.
REDIN, M. M. et al. Planejamento, práticas e projetos pedagógicos na Educação Infantil. - 2. Ed. - Porto
Alegre: Mediação, 2013.
SILVA, J. S. da. O Planejamento no Enfoque Emergente: Uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de
Nove Anos. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de
Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre: 2011.
SILVA, J. S. da, BEUREN, J., LORENZON, M.. Investigar com crianças: subsídios para a formação e trabalho
docente. Lajeado: Ed. Univates, Ebook, 2016.
WARD, H. et al. Ensino de Ciências. Artmed Editora, 2009.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Contemporary themes involving science, technology, and society. Implications of science and technology
in the formation of contemporary citizens and their relationship with teaching.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 4 ed. Florianópolis: Ed
da UFSC, 2014.
MARTÍNEZ PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de
professores. Editora Unesp, 2012.
SANTOS, W.; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas.
Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
- Complementary:
BATISTA, S. S. Sociedade e tecnologia na era digital. São Paulo: Erica, 2014.
BAZZO, W. A. et al. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003.
BISPO FILHO, D. O.; MACIEL, M. D.; SEPINI, R. P.; ALONSO, A. V. Alfabetização científica sob o enfoque da
ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. Revista
Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 12, n. 2, 2013.
PAIXÃO, F; FIGUEIREDO, M. ¿Ciencia, Tecnología y Sociedad - Qué Interacción? Las Minas de São Domingos.
Portugal, Europe : Ministério de Ciência e Innovación do Gobierno de España, 2015.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação Química: um compromisso com a cidadania. 4 ed. Ijuí: ed.
Unijuí, 2015.
VIANNA, D. Temas de física para o ensino médio com enfoque CTS (ciência-tecnologia-sociedade). Spain,
Europe, 2013.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Virtual Teaching and Learning Environments (VTLE): fundamentals, planning, and development. Digital technological resources in virtual learning environments in different teaching modalities. Pedagogical mediation and organization of learning situations in Virtual Learning Environments. Teaching practice, tutoring and pedagogical mediation in Distance Education.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
MILL, D. (Org.). Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.
MORAN, J. M.. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, [2009].
LEITE, B. S.. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.
- Complementary:
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi, TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GANADIS; G.. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
CARVALHO, F. C. A. de, IVANOFF, G. B. Tecnologias que educam. Ensinar e aprender com tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MATTAR, J. Games em Educação como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MAIA, C.; MATTAR, J.. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2011.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Planning, construction, and implementation of methodologies and materials for teaching science. Discussion, analysis, and evaluation of the results obtained.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
CARVALHO, A. M. P. (Org). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2011.
DULLIUS, M. M.; QUARTIERI, M. T. (Orgs). Atividades experimentais para o ensino de Ciências Exatas. Lajeado: Ed. da Univates, 2015.
- Complementary:
BIAGINI, B.; MACHADO, C.. A experimentação no ensino de ciências em duas escolas municipais de Florianópolis/SC. Revista da SBEnBio, n. 7, out. 2014.
DULLIUS, M. M.; QUARTIERI, M. T. (Orgs). Aprender experimentando. Lajeado: Ed. da Univates, 2014.
GASPAR, A.. Experiências de ciências. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
GASPAR, A. experimentais no ensino de Física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotsky. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
KASSEBEHMER, A. C.; HARTWIG, D. R.; FERREIRA, L. H. Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS . Porto Alegre: UFRGS, 1996
Hours: 30h
SYLLABUS:
Critical study and discussion of the main characteristics of active methodologies aiming to enhance teacher
and student behavior, seeking to qualify the teaching and learning processes. Discussion of the main
active methodologies used in the context of teaching Exact Sciences.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
ARAÚJO, U.F.; SASTRE, G. (orgs.) Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
CHRISTENSEN, C., HORN, M. B., and JOHNSON, C. W. Inovação na Sala de Aula: Como a Inovação Disruptiva Muda a Forma de Aprender, 2ª edição. Bookman, 2012.
GASTARDELLI, G.. Metodologias ativas: desafios para uma educação disruptiva. Porto Alegre: [s.n.], 2016.
- Complementary:
BERBEL N. A. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. 2011; 32(1):25-40
BORGES, T.S; ALENCAR, G.; Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista; n° 04, p. 1 19-143, 2014.
DOHME, V. Atividades lúdicas na Educação. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
GEWEHR, D.; STROHSCHOEN, A. A.G.; MARCHI, M.I.; MARTINS, S.N.; SCHUCK, R.J. Metodologias ativas de ensino e de aprendizagem: Uma abordagem de iniciação à pesquisa. Revista Ensino & Pesquisa, v.14, n.01, p.225-246, 2016.
RIBEIRO, L. R. de C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
Other Courses
Hours: 180h
SYLLABUS:
Observation and analysis of formal and non-formal contexts for planning a pedagogical practice/intervention for Teaching Science. Elaboration and qualification of a thesis proposal and the educational product related to it. Implementation of the educational product in real conditions of teaching spaces with systematic monitoring by the advisor of the student's performance. Preparation and defense of the thesis containing the description, analysis, and evaluation of the educational product based on a theoretical framework.
BIBLIOGRAPHY
- Basic and Complementary:
Various publications from the areas of interest of the Program's professors and students.
Hours: 240h
SYLLABUS:
Elaboration of the dissertation proposal and an original educational product for the Teaching of Science, based on verified realities and contemporary theoretical contributions. Development and implementation of the educational product in real classroom conditions or in other teaching spaces, with systematic monitoring by the advisor of the doctoral student. Elaboration and defense of the dissertation through the description, analysis, evaluation and reflection of the educational product based on a theoretical framework.
BIBLIOGRAPHY
- Basic and Complementary:
Various publications from the areas of interest of the Program's professors and students.
Hours: 30h
SYLLABUS:
Observation and development of theoretical and practical activities in higher education, under the
guidance and supervision of professors. Mandatory course for scholarship holders.
BIBLIOGRAPHY
- Basic:
GIL, A. C.. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2011.
MASETTO, MT. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp,
2011.
TARDIF, M; LESSARD, C; KREUCH, JB. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão
de interações humanas. Petrópolis Vozes 2012.
- Complementary:
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. A., PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São
Paulo: Cortez, 2011.
FAZENDA, I. C. A. (Org). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 12. ed. Campinas:
Papirus, 2014.
SOUZA, F. L; MACÊDO, F. S; GONÇALVES, T. O. Educação em ciências e matemáticas: debates contemporâneos sobre
ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso, 2015.
TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2007.