Docentes dos PPGs da Univates estreitam laços com universidade chilena

Postado as 12/06/2024 12:43:52

Por Lucas George Wendt

Divulgação

Entre os dias 15 e 19 de abril, docentes da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizaram uma visita à Universidade Viña del Mar, localizada no Campus Rodelillo, em Viña del Mar, no Chile. Participaram da iniciativa as professoras Ieda Maria Giongo, Maria Madalena Dullius e Marli Teresinha Quartieri, que integram os Programas de Pós-Graduação (PPGs) na área do ensino da Univates.

A Universidade Viña del Mar é uma instituição de Ensino Superior privada, sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Educação do Chile. Durante a estadia, as professoras da Univates mantiveram diálogos com professores locais e o coordenador da Escuela de Ciências, com o objetivo de conhecer as especificidades dos cursos de graduação e dos Programas de Pós-Graduação da universidade chilena.

Os encontros também permitiram o compartilhamento de resultados de pesquisas concluídas e em andamento nas duas instituições, além da articulação de parcerias em projetos de pesquisa. As professoras da Univates tiveram a oportunidade de conhecer o lócus de pesquisa chileno e as metodologias aplicadas, iniciando discussões sobre o intercâmbio de discentes e docentes entre as universidades.

Divulgação

Foi identificado que em ambas as instituições existem temas e problemas comuns que podem ser investigados para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Dentre os temas abordados, destacam-se: dificuldades básicas na área da matemática para alunos das Engenharias, a importância da matemática para engenheiros, inteligência artificial na formação de professores, didática da matemática em cursos de formação de professores e análise de dados quantitativos e qualitativos em pesquisas.

Neste contexto, vislumbra-se a possibilidade de articulação de projetos de pesquisa conjuntos com a Universidade Viña del Mar, alinhados com as pesquisas dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates.

A realização da visita foi viabilizada pelo auxílio financeiro recebido pelo PPGEnsino, por meio do Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap). Este programa visa a oportunizar condições para a formação de recursos humanos e para a produção e aprofundamento do conhecimento nos cursos de pós-graduação stricto sensu.

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods