O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates é constituído pela área de concentração Processos Biotecnológicos Aplicados, e subdivide-se em três linhas de pesquisa: Biotecnologia Alimentar, Biotecnologia Ambiental e Biotecnologia em Saúde. Através dessas linhas de pesquisa, o PPGBiotec busca potencializar a agregação de valor e o desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas de matérias-primas, incentivar estratégias de prevenção ou remediação de problemas ambientais e favorecer os avanços na área da saúde.
As três linhas de pesquisa do PPGBiotec da Univates representam setores com constantes demandas por novas tecnologias ou aperfeiçoamento de processos. Assim, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates está calcado na sua sólida relação com o setor produtivo regional e nacional, amparado pelo comprometimento institucional já demonstrado pelos investimentos em pesquisa e parque tecnológico. Essas condições são determinantes para o desenvolvimento das atividades do PPGBiotec, resultando em publicações científicas e geração de patentes.
- Formar recursos humanos qualificados capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia Alimentar, Ambiental e em Saúde, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.
- Promover a especialização e formação continuada de diplomados
do ensino superior, aptos para lidar com a problemática da
Biotecnologia relacionada à produção de alimentos, segurança
ambiental, e saúde humana e animal, ampliando as possibilidades
de atuação e inserção no mercado de trabalho;
- Formar profissionais aptos a aplicar conhecimentos
teórico-práticos nas diversas áreas da Biotecnologia, incluindo
gestão e empreendedorismo, e incentivando a inovação e o
desenvolvimento tecnológico na região, no Estado do Rio Grande
do Sul e no Brasil;
- Capacitar recursos humanos no campo da Biotecnologia, sob
perspectiva multi e interdisciplinar, para atuar em instituições
de ensino, pesquisa e organizações públicas e privadas,
fomentando a integração entre esses setores por meio de ações de
pesquisa e extensão;
- Criar e aperfeiçoar produtos e processos biotecnológicos no
atual contexto socioeconômico, com foco na produção de
alimentos, na resolução de problemas ambientais, e na promoção
da saúde humana e animal, conciliando a preservação de recursos
naturais e a exploração sustentável, com vistas à agregação de
valor e à melhoria da qualidade de vida;
- Implementar, em conjunto com as organizações locais,
biotecnologias geradas nos projetos desenvolvidos, promovendo
inovações tecnológicas que agreguem valor aos produtos e
serviços, em consonância com políticas públicas de
desenvolvimento.
Os diplomados formados nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates estarão aptos a atuar no âmbito da Biotecnologia Alimentar, Ambiental ou de Saúde, com uma visão crítica e inovadora na produção, avaliação e implementação de produtos e processos biotecnológicos, considerando os aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais.
Os diplomados na linha de pesquisa Biotecnologia Alimentar serão profissionais com domínio de conhecimentos básicos e aplicados de Biotecnologia, voltados às produções primária e industrial de alimentos. Sua formação estará comprometida com a eficiência, qualidade e produtividade, atendidos os preceitos do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar.
Os diplomados na linha de pesquisa Biotecnologia Ambiental serão profissionais aptos a aplicar diferentes estratégias para a prevenção ou resolução de problemas ambientais. Sua formação estará comprometida com a segurança ambiental e a exploração sustentável dos sistemas biológicos, evitando a poluição e a contaminação da terra, água e ar.
Os diplomados na linha de pesquisa Biotecnologia em Saúde serão profissionais qualificados para detectar e caracterizar micro-organismos e investigar fisiopatologias humanas e animais de importância epidemiológica e econômica. Sua formação estará comprometida com o desenvolvimento de técnicas e processos que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.
Os profissionais formados neste Programa de Pós-Graduação estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho e a buscar soluções utilizando ferramentas biotecnológicas, atuando no âmbito local, regional, nacional e internacional. Devem ainda, ser capazes de atuar em equipes multidisciplinares, ter senso ético-profissional e responsabilidade socioambiental, objetivando a melhoria da qualidade de vida.