Por meio das linhas de pesquisa "Biotecnologia Alimentar", "Biotecnologia Ambiental" e "Biotecnologia em Saúde", o PPGBiotec busca potencializar a agregação de valor e o desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas de matérias-primas, incentivar estratégias de prevenção ou remediação de problemas ambientais e favorecer os avanços na área da saúde. O PPGBiotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.
O processo seletivo ocorre em fluxo contínuo, conforme edital disponibilizado no site, ou em editais específicos, também disponibilizados no site
No regime regular as aulas ocorrem de março a junho e agosto a dezembro, sextas-feiras das 19h às 22h e sábados das 9h às 12h. Já no regime intensivo elas ocorrem nos meses de janeiro e julho, segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã das 9h às 12h e tarde das 14h às 17h.
O PPGBiotec busca aliar pesquisa básica e pesquisa aplicada às constantes demandas dos setores agroalimentar e da saúde por novos produtos e processos biotecnológicos, sem deixar de lado a inserção nacional e internacional dos seus docentes e discentes.