Coordenação: Júlia Elisabete Barden
Pesquisadores:Júlia Elisabete Barden
Fernanda C. W. Sindelar
Carlos Cândido da Silva Cyrne
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Desde a sua criação, as cooperativas caracterizam-se por ser um modelo de negócio que visa contribuir com o desenvolvimento sustentável, o que permite considerar que está alinhado aos critérios ESG (Environmental, Social and Governance) e podem contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Contudo, há poucas ferramentas disponíveis que possibilitem a avaliação da sustentabilidade das cooperativas, já que a maioria dos modelos são genéricos e aplicados a qualquer tipo de negócio, como por exemplo o Global Reporting Initiative (GRI). Neste contexto, este projeto de pesquisa visa propor um instrumento de autoavaliação da sustentabilidade para as cooperativas, à luz da identidade cooperativa. Esta iniciativa busca complementar a Série Caminhos para a Excelência, a qual já oferece instrumentos de autoavaliação dos processos e práticas de governança e gestão, porém os instrumentos de autoavaliação da sustentabilidade existentes não contemplam as especificidades do sistema cooperativista. Assim, a iniciativa torna-se relevante por desenvolver uma ferramenta que possibilite a realização de autodiagnóstico das cooperativas, por meio do qual elas poderão refletir sobre as ações e projetos que contribuam para o alcance de condições mais sustentáveis, considerando as suas particularidades, sobretudo atendendo seus princípios e valores. Em termos metodológicos, a abordagem será quali-quantitativa e a pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva. A pesquisa será desenvolvida a partir de um método que reconhece que os problemas existentes nas organizações costumam ser específicos, Design Science Research, e que por isso as especificidades precisam ser levadas em consideração. Sob esta perspectiva, a ferramenta será elaborada, validada e qualificada com a participação das cooperativas. Além disso, os resultados poderão contribuir para o planejamento das cooperativas e o desenvolvimento de novos projetos para superar as desigualdades das comunidades locais e do país de forma ampla.
Sub projetosJúlia Elisabete Barden
O objetivo do cooperativismo é a cooperação e a ajuda mútua, por meio de uma gestão democrática e participativa em prol do desenvolvimento das regiões em que estão envolvidas.O cooperativismo assume importância para o desenvolvimento sustentável, de acordo com seus valores e princípios torna-se referência para a inovação social, contribui para a geração de renda, a democratização da propriedade e também porque é importante para a sobrevivência dos territórios locais, pois torna a população gestora de seu próprio progresso e desenvolvimento. Sendo assim, em diferentes aspectos observa-se a importância do modelo cooperativo, seja por meio de sua constituição, de sua consolidação enquanto modelo de organização social, da sua construção conjunta na busca de soluções aos problemas comuns à todos, bem como de sua característica de socialização de bens e capitais por meio do trabalho e do engajamento coletivo. Contudo, há poucas ferramentas disponíveis que possibilitem a avaliação da sustentabilidade das cooperativas, já que a maioria dos modelos são genéricos e aplicados a empresas tradicionais, como por exemplo o Global Reporting Initiative (GRI).Neste contexto, este projeto de pesquisa visa propor uma matriz de indicadores para avaliação da contribuição do modelo cooperativo na promoção das condições do desenvolvimento sustentável. Assim, a iniciativa torna-se relevante por desenvolver uma ferramenta que possibilite a realização de um autodiagnóstico das cooperativas, por meio do qual elas poderão refletir sobre as ações e projetos que contribuam para o alcance de condições mais sustentáveis, considerando as suas singularidades, sobretudo atendendo seus princípios e valores. Em termos metodológicos, a abordagem será quali-quantitativa e a pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva. A pesquisa será desenvolvida a partir de um método que reconhece que os problemas existentes nas organizações costumam ser específicos, Design Science Research, e que por isso as especificidades precisam ser levadas em consideração. Sob esta perspectiva, a ferramenta será elaborada, validada e qualificada com a participação das cooperativas. Além disso, os resultados poderão contribuir para o planejamento e a gestão das cooperativas no desenvolvimento de novos projetos para superar as desigualdades das comunidades locais e do país de forma ampla.
Júlia Elisabete Barden
Fernanda C. W. Sindelar
Carlos Cândido da Silva Cyrne
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Conciliar o crescimento econômico com a sustentabilidade do sistema é um compromisso de toda a sociedade. Neste quesito, inclui-se o sistema produtivo e as cooperativas. Dada a natureza das cooperativas, elas podem contribuir para o combate à pobreza, redução do desemprego, a promoção de uma melhoria da qualidade de vida e o alcance de modos de vida mais sustentáveis, especialmente nos âmbitos locais/regionais. O objetivo do cooperativismo é a cooperação e a ajuda mútua, por meio de uma gestão democrática e participativa em prol do desenvolvimento das regiões em que estão envolvidas. O cooperativismo assume grande importância para o desenvolvimento sustentável, de acordo com seus valores e princípios, e torna-se referência para a inovação social, pois contribui para a geração de renda, a democratização da propriedade e eficiência no uso de recursos por meio de economias de escala, e também porque é importante para a sobrevivência dos territórios locais, torna a população gestora de seu próprio progresso e desenvolvimento. Nesse sentido, o modelo cooperativo ganha destaque para o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência dos territórios locais, tornando-se um instrumento de empoderamento da população como gestora de seu próprio progresso e desenvolvimento. Sendo assim, em diversos aspectos torna-se observável a importância do modelo cooperativo, seja por meio da proximidade existente entre as organizações e a comunidade onde atuam, de sua constituição, de sua consolidação enquanto modelo de organização social, da sua construção conjunta na busca de soluções aos problemas comuns à todos, bem como de sua característica de socialização de bens e capitais por meio do trabalho e do engajamento coletivo. O objetivo da pesquisa é analisar a contribuição das cooperativas gaúchas para a promoção das condições do desenvolvimento sustentável local.