Coordenação: Eduardo Périco
Pesquisador(a):
Eduardo Périco
Mateus Marques Pires
Pauline Vognach
Fontes Financiadoras:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Resumo:
1. Mudanças no uso da terra comprometem a biodiversidade e serviços ambientais. Logo, o desenvolvimento de ferramentas para monitorar o impacto ambiental de atividades antrópicas é necessário para a avaliação da integridade ecológica e a biodiversidade de ecossistemas.
2. Insetos aquáticos podem ser eficientes indicadores da integridade ecológica de ecossistemas aquáticos devido a sua alta dependência das condições ambientais para seu estabelecimento. Portanto, índices bióticos baseados na distribuição de insetos aquáticos estão crescendo no Brasil, em especial baseados em atributos de insetos da ordem Odonata.
3. Porém, a maioria dos índices bióticos baseados na distribuição de Odonata enfoca regiões florestais e tropicais. Estudos sobre o potencial bioindicador de Odonata em biomas campestres e subtropicais são raros. Assim, o entendimento do efeito de mudanças no uso da terra sobre a integridade ambiental de ecossistemas aquáticos de regiões como os Campos Sulinos é escasso.
4. Objetivamos ampliar o conhecimento sobre os impactos de mudanças no uso da terra sobre a integridade ambiental de ecossistemas de água doce nos Campos Sulinos, através da investigação do potencial de uso de índices bióticos baseados na estrutura de comunidades de Odonata.
5. Estudos prévios no bioma Pampa indicaram que as comunidades de Odonata são altamente dependentes das condições ambientais circundantes aos corpos d’água, porém as respostas são variadas conforme a classe de uso da terra.
6. Avaliaremos a relação de uma série de métricas de indicação ambiental (baseadas na estrutura de comunidade de Odonata) com diferentes classes de uso da terra natural e antrópico. Utilizaremos, inicialmente, um dataset composto por 122 táxons coletados em 180 sítios locais, que serão ampliados nesse trabalho, incluindo variados ecossistemas aquáticos (i.e., riachos, reservatórios e áreas úmidas) e distribuídos ao longo da extensão dos Campos Sulinos e submetidos a diferentes usos da terra no seu entorno (e.g., urbanização, agricultura, silvicultura).