360 horas de curso
Presencial
22 x R$ 710,00
Matrículas até 22/09/2024
Diferenciais do curso
Aprenda com professores experientes e que são referência na área.
Conteúdos e práticas baseados em evidências e no que há de mais atual.
Inove e qualifique sua atuação na área de finanças das sociedades cooperativas.
Atue como profissional cooperativista, aderente aos objetivos do RSCOOP150bi de prosperidade.
Informações sobre o curso
Para quem é esse curso
Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento
Coordenação
Me. Eloi Almiro Brandt
Possui mestrado em Administração de Empresas pela PUCRJ e graduação em Ciências Contábeis pela UNISC. Professor convidado em cursos de MBA da UNISINOS, IMED, UNIVATES, UCS, UNIJUI, UNIARP, SETREM, CESURG e UNOESC. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Finanças, Custos, e em Planejamento Estratégico.
Foi coordenador na UNISC, do curso de graduação em Ciências Contábeis e dos MBA's em Controladoria, Gestão Estratégica de Custos e do curso de Especialização em Cooperativismo de Crédito. Atua também como consultor empresarial na área de Custos e Precificação.
Realização
Outubro de 2024 a agosto de 2026
Primeira aula no dia 18/10/2024
Aulas em sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, quinzenalmente.
Explore os conteúdos do curso
O MBA em Finanças em Cooperativas tem 360 horas totais e está estruturado em componentes curriculares de 10, 20 e 30 horas, mais 10 horas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Finanças Corporativas
Gestão de Tesouraria
Gestão de Custos e Formação de Preços
Captação de Recursos Financeiros
Gestão de Riscos
Controladoria Estratégica em Cooperativas
Cenários Econômicos e Mercado de Capitais
Análise e Concessão de Crédito
Gestão de Cooperativas
Liderança em Cooperativas
Inovação e Criatividade nos Negócios Cooperativos
Metodologia Aplicada ao Cooperativismo
Marketing de Relacionamento em Cooperativas
Compliance em Cooperativas
Governança em Cooperativas
Seminário de vivências em Cooperativas
Simulação Gerencial
Seminários de Acompanhamento T.C.C.
Professores
Dr. João Alberto Minussi
Me. Eduardo Fernando Watte
Me. Arthur Muller Fiedler
Dr. Alexandre Feil
Me. Eloi Almiro Brandt
Esp. Marcus Leandro Ourique Pinheiro
Me. Elisangela Nicoloso Brandlie
Esp. Tiago Luiz Schmidt
Esp. Joel Queiroz da Silva
Me. Bruno Medeiros Teixeira
Me. Egidio Morsch
Dr. Gabriel Machado Braido
Dúvidas frequentes
Quais são os documentos necessários para a matrícula? Para quem devo encaminhá-los?
Os documentos necessários para a matrícula são: carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), Registro Civil (certidão de nascimento ou de casamento) e diploma de graduação (frente e verso).
Os estudantes que não entregaram os documentos no ato da matrícula devem encaminhá-los via protocolo on-line, disponível no Universo Univates. Para realizar a abertura do protocolo, CLIQUE AQUI e selecione a opção Entrega de Documentos para Matrícula.
Obs.: O recebimento do Certificado de Conclusão está diretamente vinculado à entrega dos documentos acima. Quem não o fizer, não receberá o Certificado.
Os estudantes que não entregaram os documentos no ato da matrícula devem encaminhá-los via protocolo on-line, disponível no Universo Univates. Para realizar a abertura do protocolo, CLIQUE AQUI e selecione a opção Entrega de Documentos para Matrícula.
Obs.: O recebimento do Certificado de Conclusão está diretamente vinculado à entrega dos documentos acima. Quem não o fizer, não receberá o Certificado.
Fiz minha matrícula em uma Pós-Graduação Lato Sensu. Quando começarei a pagar as mensalidades?
Em cursos presenciais, o vencimento da 1ª parcela do curso ocorre em um dia após o término das inscrições. As demais parcelas vencerão conforme o contrato.
Como verificar o cronograma das aulas?
Para cursos presenciais, após a confirmação da turma, os alunos recebem o cronograma por email e o documento é atualizado semestralmente e postado na plataforma Univates Virtual.
Como expedir a 2ª via do boleto de pagamento da mensalidade?
A expedição do documento está disponível no Universo Univates. Para acessar, CLIQUE AQUI.
Como expedir o demonstrativo financeiro para o Imposto de Renda?
A expedição do documento está disponível no Universo Univates.
Para acessar, CLIQUE AQUI. É necessário incluir o período que deve constar no demonstrativo (data inicial e final) e selecionar a versão desejada (detalhada ou resumida).
Para acessar, CLIQUE AQUI. É necessário incluir o período que deve constar no demonstrativo (data inicial e final) e selecionar a versão desejada (detalhada ou resumida).
Como visualizar minhas notas?
Nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Univates, a nota final é representada por conceitos. São eles:
A - Aprovado, com 90% a 100% de aproveitamento;
B - Aprovado, com 80% a 89% de aproveitamento;
C - Aprovado, com 70% a 79% de aproveitamento;
D - Reprovado, aproveitamento inferior a 69%;
E - Reprovado por frequência inferior a 75% (no caso de cursos EAD, significa a não realização das atividades).
Para acessar seus conceitos CLIQUE AQUI.
Obs.: Em casos de cursos EaD, a visualização pode ser feita direto no Ambiente Virtual do Curso
A - Aprovado, com 90% a 100% de aproveitamento;
B - Aprovado, com 80% a 89% de aproveitamento;
C - Aprovado, com 70% a 79% de aproveitamento;
D - Reprovado, aproveitamento inferior a 69%;
E - Reprovado por frequência inferior a 75% (no caso de cursos EAD, significa a não realização das atividades).
Para acessar seus conceitos CLIQUE AQUI.
Obs.: Em casos de cursos EaD, a visualização pode ser feita direto no Ambiente Virtual do Curso
Como gerar um atestado de matrícula?
A expedição do documento está disponível no Universo Univates. Para acessar, CLIQUE AQUI.
Caso precise de um atestado específico e o modelo gerado pelo sistema não compreenda sua necessidade, você poderá solicitar o documento por meio do protocolo de "Solicitação de documentos", descrevendo a sua necessidade nas especificações/justificativa. Para acessar o sistema CLIQUE AQUI.
Caso precise de um atestado específico e o modelo gerado pelo sistema não compreenda sua necessidade, você poderá solicitar o documento por meio do protocolo de "Solicitação de documentos", descrevendo a sua necessidade nas especificações/justificativa. Para acessar o sistema CLIQUE AQUI.
Como solicitar aproveitamento de disciplinas?
O estudante pode protocolar o pedido de aproveitamento de disciplinas quando ingressar em curso de Pós-Graduação Lato Sensu e tiver realizado outra(s) pós-graduação(ões) anteriormente.
No caso de aproveitamento de disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior (IES), deve-se anexar ao protocolo um documento em que conste: nome da(s) disciplina(s) cursada(s), carga horária, nome e titulação do(s) professor(es) que a(s) ministrou(aram), conceito(s) obtido(s), ementa(s) da(s) disciplina(s) e a IES em que a(s) disciplina(s) foi(ram) cursada(s).
No caso de aproveitamento de disciplinas cursadas na Univates, não é necessário anexar nenhum documento. Para abrir o protocolo de Aproveitamento de Disciplinas Pós Lato Sensu, CLIQUE AQUI
Obs.: Em casos de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade Ead, não é possível o aproveitamento de disciplinas.
No caso de aproveitamento de disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior (IES), deve-se anexar ao protocolo um documento em que conste: nome da(s) disciplina(s) cursada(s), carga horária, nome e titulação do(s) professor(es) que a(s) ministrou(aram), conceito(s) obtido(s), ementa(s) da(s) disciplina(s) e a IES em que a(s) disciplina(s) foi(ram) cursada(s).
No caso de aproveitamento de disciplinas cursadas na Univates, não é necessário anexar nenhum documento. Para abrir o protocolo de Aproveitamento de Disciplinas Pós Lato Sensu, CLIQUE AQUI
Obs.: Em casos de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade Ead, não é possível o aproveitamento de disciplinas.
Não poderei comparecer à aula, como proceder?
É necessário abrir o protocolo de "Justificativa de Falta (Pós Lato Sensu)", informando o motivo e, se tiver, anexando um documento que comprove a circunstância da ausência. O pedido será analisado por instâncias superiores. A frequência mínima para o aluno ser aprovado é de 75% na disciplina ou módulo. Se a ausência não ultrapassar os 25% possíveis de falta, não é necessária a abertura do protocolo. Para abrir o protocolo CLIQUE AQUI
Quero trancar minha matrícula no curso, como solicitar?
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são eventuais e únicos, assim não há como trancar a matrícula. O procedimento correto é Cancelamento da matrícula. A solicitação de Cancelamento de matrícula deve ser realizada presencialmente no Núcleo de Educação, localizado no Prédio 1 - sala 110 da Univates.
Em casos de cursos a distância, entre em contato por e-mail (posgraduacao@univates.br), no qual deve constar o pedido de Cancelamento da matrícula, assim como o motivo da desistência.
É importante que o estudante leia o contrato de prestação de serviços educacionais, assinado no ato da matrícula, para verificar a multa de cancelamento.
Em casos de cursos a distância, entre em contato por e-mail (posgraduacao@univates.br), no qual deve constar o pedido de Cancelamento da matrícula, assim como o motivo da desistência.
É importante que o estudante leia o contrato de prestação de serviços educacionais, assinado no ato da matrícula, para verificar a multa de cancelamento.
Após a conclusão do curso, em quanto tempo receberei o certificado?
O Núcleo de Educação tem o prazo de até 60 dias após a finalização do curso para entregar o certificado. A finalização do curso compreende a última data de ocorrência de disciplinas ou a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - se o curso exigir.
É importante ressaltar que só serão confeccionados os certificados dos alunos que concluíram, com aprovação, todas as disciplinas do curso e que entregaram a documentação exigida no ato da matrícula, como: carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), Registro Civil (certidão de nascimento ou de casamento) e diploma de graduação (frente e verso).
É importante ressaltar que só serão confeccionados os certificados dos alunos que concluíram, com aprovação, todas as disciplinas do curso e que entregaram a documentação exigida no ato da matrícula, como: carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), Registro Civil (certidão de nascimento ou de casamento) e diploma de graduação (frente e verso).
Quanto tempo terei para acessar as aulas após a conclusão do curso?
Você terá acesso a todo o conteúdo durante 90 dias após a finalização do curso.
Como acessar a biblioteca virtual?
A Biblioteca da Univates tem diversos e-books, bases de dados e publicações. Para acessar o acervo digital: CLIQUE AQUI.
Como são os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu PRESENCIAIS?
Curso com aulas presenciais na Univates ou em outro local divulgado no cronograma do curso.
O que são Estudos Independentes?
Estudos Independentes podem compor as horas dos componentes curriculares dos cursos presenciais, híbridos ou virtualizados. São atividades organizadas e supervisionadas pelo professor, podendo ocorrer em espaços diversos na Univates ou em casa e constituir elemento de avaliação do componente curricular.
Ainda com dúvidas?
Estamos prontos para te ajudar.
posgraduacao@univates.br
(51) 3714-7075
(51) 3714-7000 Ramal 5662
Av. Avelino Talini, 171, Prédio 1 - Sala 110,
Lajeado/RS