Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Tecnologias aplicadas às ciências ambientais: degradação, reuso, geração de energia e biomateriais

Coordenação: Dra. Simone Stülp

Pesquisadores:

Dra. Simone Stülp (Bolsistas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq)
Dr. Odorico Konrad
Dr. Maurício Hilgemann
Dr. Leandro Machado de Carvalho (UFSM)
Me. João Alberto Fioravante Tassinary


Voluntários(as):

Melissa Tonini Botassoli
Karoline Bohrer


Bolsistas:

- 5 bolsas Univates

- 1 bolsa CNPq 

- 1 bolsa Fapergs


Mestrandos:

Guilherme Kuhn Falcão


Doutorandos:

Paula Bianchetti
Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar
Maria de Lourdes Magalhães
Daniela Mueller de Lara


Órgãos Financiadores:

- Centro Universitário UNIVATES
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT)
- Naturovos
- Ecocitrus
- Pedras Oriente


Resumo:

Com o avanço das problemáticas e impactos ambientais, são necessários estudos que foquem no desenvolvimento de tecnologias que sejam aplicadas aos sistemas ambientais. Dentre estas tecnologias, podem-se destacar tecnologias que visem ao reuso tanto de água como de insumos em diferentes processos, ou ainda aquelas que propiciem a geração de energia e obtenção de novos materiais. Ainda, dentro do campo das ciências ambientais, estudos relacionados com a bioprospecção de produtos naturais são necessários para que os recursos da biodiversidade possam ser melhor preservados, e portanto, estudos de degradação de substâncias com atividade antioxidante e antinflamatória são necessários para melhor compreensão dos mecanismos de atuação. Diante do exposto, o presente projeto de pesquisa, em continuidade, visa o estudo de tecnologias aplicadas às ciências ambientais, por meio de estudos de degradação, reuso, geração de energia e obtenção de biomateriais, contemplando, desta forma, aspectos ligados à linha de pesquisa Tecnologia e Ambiente.

Sub projetos
Coordenação: Dr. Odorico Konrad
Fontes Financiadoras:

- Naturovos
- Ecocitrus (Consórcio Verde Brasil)


Resumo:

A geração de biogás é uma alternativa de tratamento de substratos orgânicos, já aplicada pelas agentes financiadoras. O processo é realizado por bactérias anaeróbias, que durante o período de digestão anaeróbia produzem um biogás com alto teor calorífico. Logo, a finalidade da pesquisa é avaliar combinações de substratos orgânicos de diferentes origens visando otimização da geração de biogás na planta de escala real gerenciada pelo Consórcio Verde Braisl. Contudo, a eficiência da digestão vai depender das condições adequadas que os microrganismos se encontram, para isso é necessário analisar a quantidade de sólidos (totais, voláteis e fixos) e o valor do pH do substrato no pré e pós-tratamento, também é importante que os reatores sejam agitados diariamente e que a temperatura esteja próxima a 35º, ideal para bactérias mesófilas.

Coordenação: Dr. Odorico Konrad
Bolsistas:

- 2 bolsas Univates


Fontes Financiadoras:

- Cooperativa Languiru


Resumo:

O biogás é uma mistura de gases gerado durante a digestão anaeróbia da matéria orgânica. Este processo é uma alternativa para o tratamento para substratos industriais (resíduos), devido sua capacidade de redução de carga orgânica presente no substrato convertendo parte desta em biogás para ser aproveitado energeticamente. O objetivo do projeto é avaliar os diferentes substratos gerados na cooperativa que possuem potencial para geração de biogás identificando a eficiência do processo de degradação da matéria orgânica e produção de metano (gás de interesse). O projeto contempla a realização de análises de sólidos (totais, voláteis e fixos) e o valor de pH na pré e pós digestão anaeróbia, além do acompanhamento durante o período de incubação quantificando-se o volume de biogás gerado e medindo-se o percentual de metano presente.

Coordenação: Dr. Odorico Konrad
Mestrandos:

Jaqueline Fernandes Tonetto


Fontes Financiadoras:

- Solar Comércio e Agroindústria Ltda
- Naturovos


Resumo:

O sistema wetland, já aplicado pela agente financiadora, é utilizado de forma eficiente no polimento de efluentes industriais com alta carga de nutrientes, devido sua capacidade de retenção destes. É importante que se realize um controle do sistema, avaliando sua eficiência na remoção de nitrogênio, fósforo e turbidez, e avaliação dos parâmetros de oxigênio dissolvido, condutividade e pH no pré e pós tratamento, para que o efluente seja lançado no corpo receptor de acordo com os padrões de lançamento de efluentes, dispostos na Resolução 357/2005 do CONAMA. Em função disso, desenvolve-se este projeto, cuja finalidade é o monitoramento do funcionamento e eficiência do sistema wtland.

Coordenação: Dr. Odorico Konrad
Bolsistas:

Hélin Cristina Bianchini


Fontes Financiadoras:

- Sulgás


Resumo:

O Biometano (GNVerde) é um produto ainda aguarda definições quanto a sua classificação, e em consulta a Agência Nacional de Petróleo (ANP) foram solicitados para Sulgás resultados de testes com motores, incluindo relatório com dados referentes a emissões, desempenho e durabilidade dos motores em testes de bancada com o combustível, contendo lista das substâncias emitidas e seus riscos. A pesquisa pretende, portanto, através de testes operacionais, análises técnicas e físico-químicas, qualificar e quantificar os dados referentes a emissões de gases, desempenho, durabilidade e operação de motores de combustão interna. Aplicando-se para tanto, os combustíveis Biometano, Gás Natural Veicular, e Gasolina em motores convencionais.

Coordenação: Dr. Odorico Konrad
Fontes Financiadoras:

- Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás)


Resumo:

É de caráter estratégico conhecer as fontes de Biomassas hoje existentes no RS, bem como, os potenciais produtores de Biogás e Biometano para que a SULGÁS possa participar neste processo com foco em agregar este volume energético de gás na sua rede de distribuição e possibilitar os canais adequados de comercialização no mercado. Diante disso, o objetivo do projeto é realizar o mapeamento das fontes de Biomassa e Resíduos em Geral com Potencial de Produção de Biogás e Biometano no Estado do Rio Grande do Sul.

Coordenação: Dr. Odorico Konrad
Bolsistas:

Luana Nichel


Fontes Financiadoras:

- SENAI/FIERGS


Resumo:

A digestão anaeróbia de resíduos e biomassa é considerada uma opção de tratamento viável, uma vez que não demanda grandes áreas e permite a redução do potencial poluidor do substrato, tornando-se um instrumento energético capaz de fornecer o benefício da energia, além da produção de biofertilizante. Devido a isso, o projeto visa dar um destino energético aos resíduos sólidos de hortifrutigranjeiros, através da instalação de uma Usina Modular de Biogás, reduzindo ou evitando a destinação destes resíduos em aterros. As análises feitas no Laboratório de Biorreatores visam fornecer informações que possam subsidiar o desenvolvimento proposta. São realizados experimentos para testar o potencial do substrato em gerar biogás com teor de metano em níveis interessantes, através da combinação deste com outros substratos orgânicos.