Coordenação: Dr. Rogério José Schuck
Pesquisadores:
Dr. Rogério José Schuck
Dra. Silvana Neumann Martins
Dra. Jacqueline Silva da Silva
Dra. Miriam Ines Marchi
Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Dra. Maria Isabel Lopes
Me. Derli Juliano Neuenfeldt
Ma. Mariângela Costa Schneider
Ma. Tânia Micheline Miorando
Me. Fabrício Agostinho Bagatini
3 bolsas Univates
Aline Diesel
Daniela Diesel
Diogenes Gewer
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Com a chegada de novas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, os processos de ensino e de aprendizagem sofreram rápida e profunda mudança na virada do século XX para o XXI. Nesse cenário, ganhou destaque o uso da internet, em especial o aumento da velocidade com que se dá, em geral, o acesso aos referenciais teóricos e à variada gama de aspectos informativos, assim como os impactos desta questão na postura diante da iniciação à pesquisa. Durante o primeiro semestre de 2013 o grupo de pesquisa INICIAÇÃO À PESQUISA, TICs E ENSINO: DO SUL AO NORTE E NORDESTE DO BRASIL, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates – PPGEnsino, coletou dados junto a estudantes que estudam em regime modular em um Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. O foco da pesquisa se voltou para a presença das ferramentas tecnológicas e o uso destas no auxílio ao trabalho nas aulas, assim como a postura e resultados do trabalho dos mestrandos junto aos seus alunos. Os mestrandos, sujeitos desta pesquisa, desenvolvem seu trabalho no Rio Grande do Sul, em Roraima e Petrolina/BRA. Nesse sentido, ao buscar verificar o processo de iniciação à pesquisa e ensino junto a docentes e discentes do Ensino Superior e da Educação Básica, em 2013a pesquisa também visou identificar quais os instrumentos que os alunos dispõem para desenvolver suas investigações e trabalhos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como sendo um estudo descritivo e de campo. Resultados preliminares apontam para o crescente uso do computador nas estratégias de ensinar e de aprender, tanto por parte do mestrando em seu processo de ensino e aprendizagem, como por parte dos alunos deste, porém sem abandonar o livro impresso e o Laboratório de Ensino. Em contraposição, os professores percebem que as denominadas “disciplinas tradicionais” resistem à mudança e ainda permanecem presas a um modelo de ensinar limitado a estratégias de transmissão de conteúdos em salas de aula. Diante deste cenário, para 2014 e 2015, a pesquisa buscará investigar processos de ensino, iniciação à pesquisa e concepções de ciência que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica.