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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Iniciação à Pesquisa, Tics e Ensino: do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil

Coordenação: Dr. Rogério José Schuck

Pesquisadores:

Dr. Rogério José Schuck
Dra. Silvana Neumann Martins
Dra. Jacqueline Silva da Silva
Dra. Miriam Ines Marchi
Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Dra. Maria Isabel Lopes
Me. Derli Juliano Neuenfeldt


Voluntários(as):

Ma. Mariângela Costa Schneider
Ma. Tânia Micheline Miorando
Me. Fabrício Agostinho Bagatini


Bolsistas:

3 bolsas Univates


Mestrandos:

Aline Diesel
Daniela Diesel
Diogenes Gewer


Órgãos Financiadores:

- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

Com a chegada de novas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, os processos de ensino e de aprendizagem sofreram rápida e profunda mudança na virada do século XX para o XXI. Nesse cenário, ganhou destaque o uso da internet, em especial o aumento da velocidade com que se dá, em geral, o acesso aos referenciais teóricos e à variada gama de aspectos informativos, assim como os impactos desta questão na postura diante da iniciação à pesquisa. Durante o primeiro semestre de 2013 o grupo de pesquisa INICIAÇÃO À PESQUISA, TICs E ENSINO: DO SUL AO NORTE E NORDESTE DO BRASIL, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates – PPGEnsino, coletou dados junto a estudantes que estudam em regime modular em um Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. O foco da pesquisa se voltou para a presença das ferramentas tecnológicas e o uso destas no auxílio ao trabalho nas aulas, assim como a postura e resultados do trabalho dos mestrandos junto aos seus alunos. Os mestrandos, sujeitos desta pesquisa, desenvolvem seu trabalho no Rio Grande do Sul, em Roraima e Petrolina/BRA. Nesse sentido, ao buscar verificar o processo de iniciação à pesquisa e ensino junto a docentes e discentes do Ensino Superior e da Educação Básica, em 2013a pesquisa também visou identificar quais os instrumentos que os alunos dispõem para desenvolver suas investigações e trabalhos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como sendo um estudo descritivo e de campo. Resultados preliminares apontam para o crescente uso do computador nas estratégias de ensinar e de aprender, tanto por parte do mestrando em seu processo de ensino e aprendizagem, como por parte dos alunos deste, porém sem abandonar o livro impresso e o Laboratório de Ensino. Em contraposição, os professores percebem que as denominadas “disciplinas tradicionais” resistem à mudança e ainda permanecem presas a um modelo de ensinar limitado a estratégias de transmissão de conteúdos em salas de aula. Diante deste cenário, para 2014 e 2015, a pesquisa buscará investigar processos de ensino, iniciação à pesquisa e concepções de ciência que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica.