Coordenação: Dra. Silvana Neumann Martins
Pesquisadores:
Dra. Silvana Neumann Martins
Dra. Miriam Ines Marchi
Dr. Rogério José Schuck
Dra. Jacqueline Silva da Silva
Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Dra. Grasiela Kieling Bublitz
Ma. Kári Lúcia Forneck
Ma. Mariângela Costa Schneider
3 bolsas Univates
3 bolsistas FAPERGS (BICs) e 1 CNPq(BITI)
Aline Diesel
Diógenes Gewehr
Elisabete Penz Beuren
Alda Santos Baldez
- Centro Universitário UNIVATES
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
As ações propostas neste projeto têm como objetivo dar continuidade, num período de 3 anos, à pesquisa Mestrados para a Formação de Docentes: um locus de (re) construção e de aprendizagem. Nesse período de continuidade, a pesquisa pretende responder à seguinte problemática: Como Mestrados em Ensino e Cursos de Licenciaturas da Univates contribuem na (re) construção de profissionais autônomos, empreendedores e gestores, capazes de diagnosticar, propor e avaliar soluções para problemas? Na tentativa de responder à questão norteadora, a pesquisa pretende investigar contribuições de Programas de Pós-Graduação em Ensino e Licenciaturas da Univates, na formação e na atuação de seus alunos, percebendo de que forma os profissionais, formados ou em formação, desenvolvem, no seu espaço de atuação, práticas (pedagógicas ou gestoras) empreendedoras e inovadoras, norteadas por metodologias ativas. Cabe salientar, que um dos objetivos dos Mestrados da Univates é “ampliar os espaços de investigação e de produção na área do ensino”. Como se sabe, muitas vezes, o profissional da educação necessita exercer cargos de gestão, e é por essa razão que a pesquisa voltar-se-á, também, para os profissionais formados, ou ainda em formação, que estão ocupando cargos administrativos em suas instituições, com o objetivo de verificar se os Programas de Mestrado e os Cursos de Licenciaturas da Univates estão contribuindo no preparo desses para assumir a gestão na educação. Os sujeitos participantes serão alunos formados ou em formação dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas – PPGECE e em Ensino – PPGEnsino; e dos Cursos de Licenciaturas da Univates. Além desses, ainda serão entrevistados alunos, funcionários e gestores das instituições envolvidas na pesquisa. As informações serão obtidas através de entrevistas semiestruturadas e observações realizadas nas instituições onde os pesquisados estão atuando. A investigação terá abordagem qualitativa, de cunho documental, aproximando-se ao Estudo de Caso. O tratamento das informações seguirá as orientações da Análise Textual Discursiva - ATD - que prevê a desconstrução dos textos e a organização dos elementos em unidades de análise ou unidades de sentido ou de significado. Os resultados da análise serão discutidos com todos os atores do processo e poderão fundamentar a elaboração de artigos científicos, produções técnicas, orientar eventuais propostas de reestruturação curricular e o contínuo aperfeiçoamento dos cursos desenvolvidos na Univates. Enfim, esta pesquisa de continuidade está voltada para realizar um acompanhamento sistemático das repercussões dos cursos na sociedade, verificando se os profissionais em formação ou já formados pelos Mestrados e Licenciaturas da Univates, estão comprometidos com o próprio desenvolvimento profissional e com os desafios da educação atual.