Coordenação: Dra. Maria Madalena Dullius
Pesquisadores:
Dra. Maria Madalena Dullius
Dra. Marli Teresinha Quartieri
Dr. Italo Gabriel Neide
Ma. Adriana Belmonte Bergmann
Teresinha Faccio Padilha
Fabiane Maria Datsch
Elisabete Bersch
- 7 bolsas Univates
- 2 bolsa CNPq
- 5 bolsa Fapergs
Neiva Althaus
Giane Maris Eidelwein
Ana Paula Dick
Romildo Pereira da Cruz
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Estudos apontam que a metodologia dominante no contexto do ensino ainda é a aula expositiva, mas os recursos hoje disponíveis permitem ir além, as necessidades indicam para outras possibilidades, os alunos são outros e, neste sentido pretendemos fomentar e explorar diferentes tendências que possam auxiliar no processo de ensino; analisar as dificuldades e potencialidades do uso de diferentes tendências em sala de aula; estruturar, explorar e discutir propostas de ensino. A pesquisa envolve vários focos (Tecnologias no Ensino, Modelagem Matemática, Trabalhos Interdisciplinares, Formação de Investigadores, Competências Sócioemocionais), onde trabalhamos com equipes distintas, mas com um objetivo comum que é proporcionar aos estudantes condições que favoreçam uma aprendizagem mais significativa. Para a coleta de informações, faremos estudos teóricos e coletaremos dados empíricos utilizando instrumentos que serão elaborados para este fim: questionário, entrevistas, dissertações, entre outros considerados relevantes pela equipe de pesquisa, de acordo com as especifidades de cada subprojeto. Esperamos que os resultados obtidos possam contribuir com a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na área das Ciências Exatas.
Sub projetosDra Eniz Oliveira
Dra Miriam Marchi
Ma Vanessa Vian
CNPq/MEC/CAPES
FAPERGS
Os estudos sobre a interdisciplinaridade são importantes e tornaram-se obrigatórios na discussão que envolva aspectos metodológicos de ensino, pois, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio apresentam como proposição que as áreas curriculares (Linguagens e Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas, Filosofia e suas tecnologias) sejam estruturadas de tal forma que o eixo articulador entre elas seja a interdisciplinaridade e a contextualização. Este trabalho tem como proposta acompanhar e analisar como ocorre a criação, a construção e a execução de uma proposta interdisciplinar para o ensino médio. Entender como se efetua a passagem de uma concepção mais fragmentada de ensino, onde o professor só tem a preocupação de organizar e vivenciar apenas a sua disciplina, para outra concepção mais colaborativa, onde a organização e a execução das aulas são tratadas e trabalhadas em grupo. Portanto, tem como problema de pesquisa: Quais as contribuições do desenvolvimento de proposta interdisciplinar na escola básica para a formação de professores e a aprendizagem significativa dos estudantes que propicie sua educação científica? Os objetivos propostos para a pesquisa são: investigar na realidade escolar, os resultados obtidos nos processos de construção e execução de propostas interdisciplinares que objetivam a formação científica do estudante e que contribua para o exercício da cidadania; desenvolver propostas pedagógicas interdisciplinares, de caráter investigativo, envolvendo temas do interesse dos estudantes buscando a integração das diferentes áreas do conhecimento e os conhecimentos prévios dos alunos, como fator multiplicador dos projetos interdisciplinares bem sucedidos nas escolas. Esta pesquisa se constitui metodologicamente como um estudo de caso que se caracteriza por uma investigação em situação bem delimitada, devendo ter seus contornos claramente definidos. Na primeira etapa da pesquisa serão desenvolvidos estudos sobre as propostas de organização curricular numa perspectiva interdisciplinar, de duas escolas, da rede pública de ensino básico, localizadas nos municípios de Lajeado e Estrela, RS. Nestas escolas são desenvolvidas dois modelos de organização do currículo, uma tem sua estrutura curricular organizada por ciclos de formação, a outra baseada na proposta do ensino politécnico do Estado do Rio Grande do Sul. Para a obtenção dos dados empíricos na investigação, serão utilizados os seguintes instrumentos: análise documental dos projetos interdisciplinares propostos pelas escolas e das produções escritas de professores e alunos na execução dos projetos; questionário e entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio e vídeo. As respostas serão categorizadas, analisadas no referencial teórico da análise discursiva textual. Há a expectativa de que a abertura para o diálogo com professores e alunos, na parceria universidade-escola, proporcione novos posicionamentos e propostas, centrados em trabalhos teórico práticos e político-sociais, com respostas para problemas da atualidade. Espera-se também que o trabalho possa contribuir para uma aprendizagem significativa dos estudantes, onde eles possam interagir, compartilhar e construir o conhecimento, permitindo uma melhor compreensão da realidade que os cerca, possibilitando uma contextualização maior do conhecimento.
Neste projeto temos por objetivo despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências, principalmente nas áreas de Física, Química e Matemática, visando à formação de alunos e professores investigadores, por meio de atividades de experimentação, simulação e uso de aplicativos computacionais. A metodologia segue pressupostos da pesquisa qualitativa, e conta com auxílio de professores e alunos de Matemática, Química e de Física da Educação Básica os quais participam de encontros de discussões teóricas, planejamento de atividades de experimentação e simulação, estudo de aplicativos computacionais e, paralelamente desenvolvem situações em suas escolas. Numa etapa inicial aprofundamos os estudos e as discussões teóricas para investigar diferentes possibilidades de realizar atividades de experimentação, simulação e uso de aplicativos computacionais para explorar conteúdos de Matemática, Química e Física na Educação Básica. As atividades são exploradas, em um primeiro momento, pelos professores orientadores e alunos bolsistas, incentivando o espírito investigativo. A partir dessas atividades definimos e acompanhamos as ações desenvolvidas com os demais alunos das escolas parceiras, as quais são orientadas pelos alunos bolsistas e seus professores. Pretendemos investigar, por meio de entrevistas, relatórios e filmagens, quais os impactos das referidas atividades para a formação de investigadores, bem como a motivação para a área das Ciências Exatas.
Nesta pesquisa em desenvolvimento temos como objetivo analisar as habilidades e competências necessárias para um bom desempenho, no âmbito da Matemática, nas avaliações externas do SAEB, Prova Brasil, PISA, ENEM e ENADE, bem como verificar se a formação inicial e continuada dos professores contemplam tais habilidades e competências e a partir desses resultados propor ações e desenvolver atividades de intervenção pedagógica que possam contribuir para melhoria dos índices de desempenho nas referidas provas. Para a metodologia de trabalho faremos uso constante dos dados disponíveis no site do INEP e em alguns casos o estudo será in loco. Em função da amplitude de ações, a proposta metodológica da pesquisa abrange estudos de cunho mais qualitativo em alguns casos e em outros o foco predominante será a análise quantitativa. O principal resultado esperado é contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da área de Matemática.
Marli Teresinha Quartieri
Maria Madalena Dullius
Italo Gabriel Neide
Miriam Inês Marchi
Adriana Belmonte Bergmann
Andréia Spessato de Maman
Vanessa Reginatto
Ana Paula Dick
- Centro Universitário UNIVATES
- Edital CNPq/INSTITUTO TIM Nº 02/2015
O projeto intitulado “Experimentos interativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental oportunizando o despertar do espírito científico” tem por objetivo despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências Exatas, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de atividades que visem à difusão e popularização das ciências, tendo como foco o tema luz. Serão desenvolvidas três ações: cursos de formação continuada; produção de um kit experimento para distribuição nas escolas e de um livro paradidático na forma impressa e online; e, o evento denominado “Aprender Experimentando Junior”. Os cursos de formação continuada serão destinados para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de escolas do Vale do Taquari/RS, com o objetivo de explorar experimentos interativos da área de Ciências Exatas os quais poderão ser desenvolvidos na prática pedagógica dos professores participantes. Por meio dos materiais que comporão o kit experimento os docentes poderão efetivar experimentos em sua sala de aula, em particular aqueles relacionados ao tema luz. No livro paradidático serão apresentadas atividades experimentais com instruções e referencial teórico, podendo servir de suporte para o professor em sua prática pedagógica. O “Aprender Experimentando Junior”, destinado aos alunos dos Anos Iniciais das escolas de trinta e seis municípios, será realizado em outubro de 2016 e outubro de 2017. Neste evento, os participantes terão a oportunidade de serem cientistas por algumas horas, pois serão convidados a manipular, observar, analisar, explicar, interpretar, prever e compreender alguns experimentos selecionados, focando o tema luz, sob orientação de bolsistas e professores. Espera-se com estas ações contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências Exatas nos Anos Iniciais.
Dra Maria Madalena Dullius
Dr Italo Gabriel Neide
Dra Miriam Inês Marchi
Dra Adriana Belmonte Bergmann
Virginia Furlanetto
Luciana Killp Fernandes
Ana Paula Dick
CNPq - Edital MCTI/CNPq/SECIS No 90/2013 - Difusão e Popularização da Ciência
O projeto intitulado “Difusão das Ciências em escolas de Educação Básica por meio de experimentos interativos” tem por objetivo despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências, principalmente nas áreas de Física, Química e Matemática, por meio de atividades que visem à difusão e popularização da Ciência e Tecnologia. Serão desenvolvidas três ações: cursos de formação continuada, produção de um livro paradidático na forma impressa e online e o evento denominado “Aprender Experimentando”. Os cursos de formação continuada serão destinados para professores da Escola Básica com o objetivo de explorar experimentos interativos da área de Ciências Exatas os quais poderão ser desenvolvidos na prática pedagógica dos professores participantes. Ademais, tem-se o intuito que cada docente participante do curso de formação continuada realize alguma atividade na área de Ciências em sua escola na Semana da Ciência e Tecnologia. No livro paradidático serão apresentadas algumas atividades experimentais com instruções e referencial teórico, podendo servir de suporte para o professor em sua prática pedagógica. O “Aprender Experimentando”, destinado aos alunos do Ensino Médio das escolas de quarenta e dois municípios, será realizado na Semana da Ciência e Tecnologia, em outubro de 2014. Neste evento, os participantes terão a oportunidade de serem cientistas por algumas horas, pois serão convidados a manipular, observar, analisar, explicar, interpretar, prever e compreender alguns experimentos selecionados, sob orientação de bolsistas e professores. Espera-se com estas ações difundir a Ciência e Tecnologia, bem como contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências.
Dra Maria Madalena Dullius
Dr Italo Gabriel Neide
Dra Adriana Belmonte Bergmann
Teresinha Aparecida Faccio Padilha
Fabiane Maria Dastch
Andreia Spessatto de Maman
Romildo Cruz
CNPq Edital MCTI/CNPq No 14/2013 - Chamada Universal
Em meio às facilidades de acesso aos diferentes recursos computacionais que encontramos hoje, torna-se imprescindível que a escola faça uso deles como uma possibilidade de tornar o ensino um processo mais dinâmico. Nesse contexto, pretende-se investigar as implicações da inserção dos recursos computacionais nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e da Física na Educação Básica e disseminar os resultados visando a contribuir para inovações no ensino. O desenvolvimento da pesquisa seguirá pressupostos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados, serão utilizados questionários, entrevistas, relatórios de professores, filmagens de aulas, além de gravações de discussões. Acredita-se que os resultados desta pesquisa poderão fomentar a inserção dos recursos computacionais nas aulas de Matemática e de Física da Educação Básica, tornando-as mais dinâmicas e interativas aos alunos e, aos professores, oferecer novas possibilidades para o seu fazer pedagógico.
Em meio às facilidades de acesso aos diferentes recursos computacionais que encontramos hoje, torna-se imprescindível que a escola faça uso deles como uma possibilidade de tornar o ensino um processo mais dinâmico. Nesse contexto, pretende-se investigar as implicações da integração dos recursos computacionais nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e da Física na Educação Básica e disseminar os resultados visando a contribuir para inovações no ensino. O desenvolvimento da pesquisa seguirá pressupostos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados, serão utilizados questionários, entrevistas, relatórios de professores, filmagens de aulas, além de gravações de discussões. O desenvolvimento da proposta visa fomentar a internacionalização dos Programas de Mestrado, por meio de missões de estudo e de trabalho em parceria com pesquisadoras de Portugal. Acredita-se que os resultados desta pesquisa poderão fomentar a integração dos recursos computacionais nas aulas de Matemática e de Física da Educação Básica, tornando-as mais dinâmicas e interativas aos alunos e, aos professores, oferecer novas possibilidades para o seu fazer pedagógico. Esperamos que as experiências vivenciadas no contexto da internacionalização possam ser socializados com docentes e discentes dos Programas de mestrados envolvidos, enriquecendo a formação profissional do mês.