Coordenação: Maria Madalena Dullius
Pesquisadores:Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
A pesquisa tem como objetivo investigar o ensino e a aprendizagem de conteúdos das ciências exatas com a integração de tecnologias digitais e uso de atividades experimentais, analisar suas potencialidades e estruturar, explorar e discutir propostas de ensino. O referencial teórico se fundamenta em autores que discutem a integração de tecnologias e atividades experimentais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como os conhecimentos necessários para esta integração. A pesquisa é qualitativa e segue pressupostos de estudos de caso e Design Based Research (DBR) que é uma investigação que envolve diversos ciclos envolvendo as fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de design e nos instiga a um constante redesenho das experiências de ensino. O contexto de investigação são estudantes da Educação Básica e de Graduação e professores e mestrandos/doutorandos participantes de processos de formação continuada. Os dados serão coletados das aulas observadas, de gravações de áudio e vídeo, de produções dos estudantes e professores, de entrevistas e das reuniões de trabalho dos pesquisadores, professores e mestrandos/doutorandos. Almeja-se que as propostas de ensino permitam aos estudantes vivenciarem novas experiências nas aulas de Ciências Exatas, motivando-os a uma participação ativa nesse processo, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Busca-se também desenvolver produtos educacionais, bem como artigos e livros.
Sub projetosMarli Teresinha Quartieri
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Este projeto de pesquisa, intitulado “Aprendizagem em Ciências e Matemática no Ensino Fundamental: uso de atividades experimentais, tecnologias digitais e processos metacognitivos”, tem por objetivo investigar como processos metacognitivos, aliados à realização de atividades que incluem o uso de tecnologias digitais e experimentação, promovem indícios de aprendizagem de Ciências ou de Matemática no Ensino Fundamental. O referencial teórico é composto de ideias de autores que fazem alusão à produtividade de ligar a metacognição, o uso de atividades experimentais e de tecnologias digitais à área de Ciências e de Matemática. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, e o campo de investigação envolverá os estudantes da Educação Básica, em especial do Ensino Fundamental, nas aulas de Ciências ou Matemática. Os dados serão coletados por meio de diversos instrumentos, tais como: diário dos pesquisadores com registro de aulas observadas e/ou ministradas, gravações de áudio e vídeo das aulas e das reuniões de pesquisa, produções dos estudantes, análise de roteiros-guia. A metodologia seguirá pressupostos da Investigação Baseada em Design, abrangendo diversos ciclos referentes às fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de Design. A análise dos resultados ocorrerá por intermédio da interpretação das decisões tomadas pelo grupo de pesquisadores, consideradas fundamentais ao avanço da investigação e às novas implementações nas atividades, utilizando-se também algumas características da análise textual discursiva. Espera-se que os resultados sejam produtivos para fomentar o pensamento metacognitivo dos estudantes do Ensino Fundamental, promovendo espaços para que se autoconheçam e reflitam sobre sua forma de aprender, estimulando-os a pensar de forma autônoma e crítica não só no âmbito da escola, mas em relação a atitudes e estratégias para a vida.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
O desenvolvimento de atitudes positivas em relação à ciência é um aspecto importante da agenda de alfabetização científica. Por um lado, é consenso entre os pesquisadores, as atitudes negativas ou ?rejeições? que os estudantes apresentam em relação às aulas de Ciências e de Matemática e, por outro lado, pesquisas apontam que as atitudes interferem na aprendizagem dos estudantes. Neste contexto, apresenta-se como objetivo investigar quais atitudes são desenvolvidas pelos estudantes em relação às aulas de Ciências e Matemática, com o desenvolvimento de intervenções pedagógicas utilizando tecnologias digitais. A pesquisa tem como caráter metodológico os estudos quantitativos e nesta pesquisa as informações coletadas são quantificáveis e a análise é realizada por meios estatísticos. Inicialmente, será realizada a revisão e tradução do instrumento de avaliação de atitudes, segundo o modelo tripartite (Breckler, 1984), já utilizado nos idiomas espanhol e inglês; na sequência, o mesmo será avaliado por um grupo de especialistas e finalmente será aplicado um teste piloto. Este instrumento validado servirá para identificar as atitudes dos estudantes antes e após intervenções pedagógicas desenvolvidas com o uso de tecnologias digitais. Nas intervenções pedagógicas será considerada a Teoria do Uso Didático das Tecnologias Digitais (Dullius et. al., 2023). Buscar-se-á também conhecer metodologias de ensino, dos parceiros internacionais, que potencializam o desenvolvimento de atitudes positivas. Como resultados, espera-se a validação e disponibilização de um instrumento, no idioma português, para avaliar as atitudes dos estudantes em relação às aulas de Ciências e Matemática; aprofundar parcerias internacionais com pesquisadores da Espanha, Angola e Portugal e socializar experiências de práticas exitosas com o uso de tecnologias digitais.
Italo Gabriel Neide
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
Maria Claudete Schorr
Radu Bogdan Toma
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS