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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: Possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas

Coordenação: Maria Madalena Dullius

Pesquisadores:
Maria Madalena Dullius
Italo Gabriel Neide
Maria Claudete Schorr
Marli Teresinha Quartieri

Órgãos Financiadores:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES


Resumo:

A pesquisa tem como objetivo investigar o ensino e a aprendizagem de conteúdos das ciências exatas com a integração de tecnologias digitais e uso de atividades experimentais, analisar suas potencialidades e estruturar, explorar e discutir propostas de ensino. O referencial teórico se fundamenta em autores que discutem a integração de tecnologias e atividades experimentais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como os conhecimentos necessários para esta integração. A pesquisa é qualitativa e segue pressupostos de estudos de caso e Design Based Research (DBR) que é uma investigação que envolve diversos ciclos envolvendo as fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de design e nos instiga a um constante redesenho das experiências de ensino. O contexto de investigação são estudantes da Educação Básica e de Graduação e professores e mestrandos/doutorandos participantes de processos de formação continuada. Os dados serão coletados das aulas observadas, de gravações de áudio e vídeo, de produções dos estudantes e professores, de entrevistas e das reuniões de trabalho dos pesquisadores, professores e mestrandos/doutorandos. Almeja-se que as propostas de ensino permitam aos estudantes vivenciarem novas experiências nas aulas de Ciências Exatas, motivando-os a uma participação ativa nesse processo, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Busca-se também desenvolver produtos educacionais, bem como artigos e livros.

Sub projetos
Coordenação: Marli Teresinha Quartieri
Pesquisador(a):

Marli Teresinha Quartieri


Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Resumo:

Este projeto de pesquisa, intitulado “Aprendizagem em Ciências e Matemática no Ensino Fundamental: uso de atividades experimentais, tecnologias digitais e processos metacognitivos”, tem por objetivo investigar como processos metacognitivos, aliados à realização de atividades que incluem o uso de tecnologias digitais e experimentação, promovem indícios de aprendizagem de Ciências ou de Matemática no Ensino Fundamental. O referencial teórico é composto de ideias de autores que fazem alusão à produtividade de ligar a metacognição, o uso de atividades experimentais e de tecnologias digitais à área de Ciências e de Matemática. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, e o campo de investigação envolverá os estudantes da Educação Básica, em especial do Ensino Fundamental, nas aulas de Ciências ou Matemática. Os dados serão coletados por meio de diversos instrumentos, tais como: diário dos pesquisadores com registro de aulas observadas e/ou ministradas, gravações de áudio e vídeo das aulas e das reuniões de pesquisa, produções dos estudantes, análise de roteiros-guia. A metodologia seguirá pressupostos da Investigação Baseada em Design, abrangendo diversos ciclos referentes às fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de Design. A análise dos resultados ocorrerá por intermédio da interpretação das decisões tomadas pelo grupo de pesquisadores, consideradas fundamentais ao avanço da investigação e às novas implementações nas atividades, utilizando-se também algumas características da análise textual discursiva. Espera-se que os resultados sejam produtivos para fomentar o pensamento metacognitivo dos estudantes do Ensino Fundamental, promovendo espaços para que se autoconheçam e reflitam sobre sua forma de aprender, estimulando-os a pensar de forma autônoma e crítica não só no âmbito da escola, mas em relação a atitudes e estratégias para a vida.

Coordenação: Maria Madalena Dullius
Pesquisador(a):
Maria Madalena Dullius
 
Marli Teresinha Quartieri
 
Italo Gabriel Neide
 
Nelia Pontes Amado

Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Resumo:

O desenvolvimento de atitudes positivas em relação à ciência é um aspecto importante da agenda de alfabetização científica. Por um lado, é consenso entre os pesquisadores, as atitudes negativas ou ?rejeições? que os estudantes apresentam em relação às aulas de Ciências e de Matemática e, por outro lado, pesquisas apontam que as atitudes interferem na aprendizagem dos estudantes. Neste contexto, apresenta-se como objetivo investigar quais atitudes são desenvolvidas pelos estudantes em relação às aulas de Ciências e Matemática, com o desenvolvimento de intervenções pedagógicas utilizando tecnologias digitais. A pesquisa tem como caráter metodológico os estudos quantitativos e nesta pesquisa as informações coletadas são quantificáveis e a análise é realizada por meios estatísticos. Inicialmente, será realizada a revisão e tradução do instrumento de avaliação de atitudes, segundo o modelo tripartite (Breckler, 1984), já utilizado nos idiomas espanhol e inglês; na sequência, o mesmo será avaliado por um grupo de especialistas e finalmente será aplicado um teste piloto. Este instrumento validado servirá para identificar as atitudes dos estudantes antes e após intervenções pedagógicas desenvolvidas com o uso de tecnologias digitais. Nas intervenções pedagógicas será considerada a Teoria do Uso Didático das Tecnologias Digitais (Dullius et. al., 2023). Buscar-se-á também conhecer metodologias de ensino, dos parceiros internacionais, que potencializam o desenvolvimento de atitudes positivas. Como resultados, espera-se a validação e disponibilização de um instrumento, no idioma português, para avaliar as atitudes dos estudantes em relação às aulas de Ciências e Matemática; aprofundar parcerias internacionais com pesquisadores da Espanha, Angola e Portugal e socializar experiências de práticas exitosas com o uso de tecnologias digitais.

Coordenação: Italo Gabriel Neide
Pesquisador(a):

Italo Gabriel Neide

Maria Madalena Dullius

Marli Teresinha Quartieri

Maria Claudete Schorr

Radu Bogdan Toma


Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Resumo:
A proposta tem como objetivo geral adaptar o recurso IndagApp para a língua portuguesa considerando o contexto brasileiro e analisar as intervenções desenvolvidas em sala de aula com a utilização desse recurso sob a luz do Ensino Científico e da Teoria do Uso Didático das Tecnologias. Atualmente há a necessidade de se fazer o ensino de ciências com clareza do que é ciência e que se deve procurar possibilitar aos alunos uma vivência do processo científico ao realizar o ensino de ciências para que os alunos não tenham concepções falsas de ciências. Ao compreender que a ciência é um conjunto de esforços de múltiplos indivíduos que podem errar, que representa uma forma simplificada de compreender os fenômenos naturais, o aluno pode se encorajar a resolver problemas científicos apresentados em suas aulas, ultrapassando assim a barreira que existe em relação a dificuldade e falta de motivação nas aulas de ciências. Neste sentido, pesquisadores da Universidad de Burgos que são colaboradores do autor dessa proposta desenvolveram o aplicativo IndagApp. O aplicativo tem dez conjuntos de atividades com diversos temas científicos que podem ser utilizados por alunos dos 10 aos 16 anos de idade. É importante enfatizar que, a temática de uma das atividades é “enchente”, um fenômeno que afetou severamente a região da instituição do autor deste projeto, o Vale do Taquari. Cada atividade incorpora a “Metodologia de la Indagacion”, que é embasada nas premissas do Ensino Científico. Essa investigação é de caráter qualitativa e será utilizada para análise dos resultados a Análise Textual Discursiva, e está concentrada em duas etapas. A primeira no sentido mais metodológico, voltada para a adaptação de um instrumento tecnológico, focando em realizar as devidas adaptações considerando o contexto brasileiro. A segunda etapa, que será de natureza investigativa, objetiva tecer conjecturas a partir de uma análise da utilização desse instrumento tecnológico sob a luz da Teoria do Uso Didático das Tecnologias.