Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

DA CIDADE À MORADIA - MAPEAMENTO E DIRETRIZES PARA QUALIFICAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS DE ARQUITETURA E URBANISMO EM LAJEADO/RS

Coordenação: JAMILE MARIA DA SILVA WEIZENMANN

Pesquisadores:
Jamile Maria da Silva Weizenmann
Guilherme Osterkamp
Fernanda Antonio
Jauri dos Santos Sá
Débora Pedroso Righi Köhler
Elisangela Mara Zanelatto
 

Voluntários(as):
Bruna Zanoni Ruthner
Tainá Bilhar da Silva
Bárbara Delazeri
Raiza Betania Halmenschlager

Resumo:
A relação entre a qualidade vida e a moradia é tratada há muitos anos. Tanto as condições de habitabilidade da residência como as da cidade em geral afetam diretamente a saúde de seus moradores. Tal influência ocorre em relação ao acesso de água potável, ao tratamento do esgoto sanitário, à proliferação de vetores naturais ou mesmo por motivos da conservação inadequada de alimentos, além do dimensionamento inadequado de ambientes ou requisitos mínimos de ventilação e de insolação. A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver diretrizes para qualificar projetos de interesse social na cidade de Lajeado/RS, sobretudo na área da moradia. O estudo envolve uma pesquisa prévia sobre o tema da Habitação Social no período da Arquitetura Moderna e seus rebatimentos no cenário contemporâneo, especialmente na América Latina e no Brasil, a fim de elencar as qualidades da arquitetura e urbanismo necessárias aos projetos. A partir disso, o foco da pesquisa em relação ao mapeamento dar-se-á nas comunidades vulneráveis da cidade de Lajeado/RS, por meio de uma interface com os projetos de Extensão Habitar Bem e Ações Interdisciplinares de cuidado em Saúde. Com base no diagnóstico, objetiva-se estabelecer diretrizes técnicas na área de arquitetura, urbanismo e engenharia que permitam qualificar os futuros projetos sociais no Município, além de elencar possíveis melhorias habitacionais e de condições sanitárias nas comunidades que apresentam potencialidades para ações desta natureza. Por fim, o tema da pesquisa vincula-se a demandas emergentes da gestão pública e busca uma aproximação ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, especialmente à linha de pesquisa Espaço e Problemas Socioambientais, uma vez que correlaciona-se a temas como políticas públicas, saúde e ambiente.
 
Projeto aprovado pelo Edital 097/2021 - Registro de pesquisa na secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa