Coordenação: Dra. Angélica Vier Munhoz
Pesquisadores:
Dra. Angélica Vier Munhoz
Dra. Suzana Feldens Schwertner
Dra. Morgana Domênica Hattge
Mariane Ohlweiler - pesquisadora voluntária
Cristiano Bedin da Costa - pesquisador voluntário (UFRGS)
Betina Guedes - pesquisadora voluntária (Unisinos)
- 3 bolsas Univates
- 1 bolsa Fapergs
Adriana Oliveira Pretto
Alissara Zanotelli
José Romana Diaz
- Centro Universitário UNIVATES
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas - do Centro Universitário Univates. Com início em 2013, o grupo de pesquisa busca investigar as especificidades curriculares em espaços escolares e não escolares e suas relações e cruzamentos com os movimentos escolarizados e não escolarizados, tomando como aporte teórico o pensamento pós-nietzschiano da diferença, tal como é proposto por autores como Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes. Neste sentido, ao perguntar pelos modos através dos quais se constitui o currículo em determinados espaços escolares e não escolares, questionando-se sobre suas semelhanças, diferenças e rupturas, a pesquisa, além de pensar um currículo rizomático e transversal em contraposição à concepção disciplinar e linear de currículo, criado como modelo para a escola moderna, também se propõe a uma investigação das condições de possibilidade dos referidos espaços, assim como dos marcadores sociais, políticos e econômicos que operam em sua constituição. O campo empírico da pesquisa é constituído por três espaços escolares e dois não escolares. Trata-se, pois de buscar compreender como se constituem esses currículos e que efeitos eles produzem, contribuindo para os estudos e discussões do tema da pesquisa. Tais discussões estão sendo apresentadas em eventos nacionais e internacionais e publicadas em periódicos científicos.
Sub projetos
Dra. Angélica Vier Munhoz
Dr. Cristiano Bedin da Costa
Dra. Suzana Feldens Schwertner
Dra. Morgana Domênica Hattge
Dra. Mariane Inês Ohlweiler
Ma. Ana Paula Crizel
Ma. Claudia Inês Horn
Ma. Fabiane Olegário
Ma. Francine Nara Freitas
Ma. Maria da Glória Munhoz Roos
- 3 bolsas Univates
- 1 bolsa CNPq
- 1 bolsa Fapergs
Pós-Doutoranda:
Dra. Ana Cristina Ghisleni
Adriana de Oliveira Pretto
Alissara Zanotelli
Francisco Paulo Rodrigues Mestre
- Centro Universitário UNIVATES
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq) está vinculado à pesquisa “O currículo em espaços escolares e não escolares no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar”, do Mestrado em Ensino do Centro Universitário Univates e ao subprojeto “Espaços e movimentos do currículo: entre o escolar e o não escolar e o escolarizado e o não escolarizado”, aprovado pelo Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2013. Com início em 2013, o grupo de pesquisa busca investigar as especificidades curriculares em espaços escolares e não escolares e suas relações e cruzamentos com os movimentos escolarizados e não escolarizados, tomando como aporte teórico o pensamento pós-nietzschiano da diferença, tal como é proposto por autores como Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes. Neste sentido, ao perguntar pelos modos através dos quais se constitui o currículo em determinados espaços escolares e não escolares, questionando-se sobre suas semelhanças, diferenças e rupturas, a pesquisa, além de pensar um currículo rizomático e transversal em contraposição à concepção disciplinar e linear de currículo criada como modelo para a escola moderna, também se propõe a uma investigação das condições de possibilidade dos referidos espaços, assim como dos marcadores sociais, políticos e econômicos que operam em sua constituição. O campo empírico da pesquisa é constituído por três espaços escolares e dois não escolares. Trata-se, pois de buscar compreender como se constituem esses currículos e que efeitos eles produzem, contribuindo para os estudos e discussões do tema da pesquisa. Tais discussões estão sendo apresentadas em eventos nacionais e internacionais e publicadas em periódicos científicos.