Coordenação: Marli Teresinha Quartieri
Pesquisadores:Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Italo Gabriel Neide
Marli Teresinha Quartieri
Nelia Amado
Susana Paula Graça Carreira
Maria Madalena Dullius
Italo Gabriel Neide
Ieda Maria Giongo
Sonia Elisa Marchi Gonzatti
Marcia Jussara Hepp Rehfeldt
Melanie da Silva
Esta proposta tem por objetivo problematizar como a formação de grupos de estudos, com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, centrada na metodologia de estudos de classes e no campo da etnomatemática, pode ser produtiva para a emergência de processos de avaliação e inclusão, usualmente ausentes nessa faixa de escolaridade. A intersecção das temáticas etnomatemática, Estudos Surdos, processos de avaliação e estudo de classes emergiram do desenvolvimento de três projetos/intervenção vinculados aos Editais Chamada CNPq 12/2017 ? Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Edital Fapergs/Capes 06/2018 Programa de internacionalização da Pós-Graduação no RS e Edital Fapergs 05/2019 Programa pesquisador gaúcho. Esses projetos, em andamento, têm mostrado, dentre outros: a) a produtividade de operar com processos de formação continuada de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da metodologia de estudo de classes, tendo como referencial teórico o campo da etnomatemática; b) a emergência de distintos jogos de linguagem matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental, sobretudo no ensino de geometria; c) a geração de parcerias internacionais com mobilidade de discentes e docentes; d) a colaboração de pesquisadores estrangeiros nos PPGEnsino e PPGECE; e) a produção de pesquisas derivadas via iniciação científica, dissertações, teses. Entretanto, as mesmas investigações levam a inferir que é chegado o momento de operar - ainda via formação continuada de professores por meio da metodologia de estudo de classes - com ideias que vinculam outros conteúdos matemáticos, Estudos Surdos e processos de avaliação. Assim, serão constituídos dois campos empíricos: uma escola de ensino fundamental vinculada à Secretaria Municipal de Educação Estrela, RS e uma escola bilíngue localizada em Imperatriz, Maranhão. Os materiais de pesquisa serão constituídos de gravações de áudio e vídeo, posteriormente transcritas, dos encontros atinentes à metodologia de classes e material escrito e produzido pelos estudantes a quem serão dirigidas as tarefas. A análise de tais materiais se dará na perspectiva da análise do discurso de Michel Foucault, em especial, suas noções de enunciação, enunciado e discurso. Neste sentido, espera-se que, ao final da investigação, tenham sido promovidos quatro movimentos, a saber: a) de ruptura dos processos de aprendizagem e avaliação no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; b) de produção de referenciais teórico-metodológicos consistentes para a problematização de questões vinculadas ao entrecruzamento do campo da etnomatemática, Estudos Surdos e processos de avaliação; c) de fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais; d) de produção de conhecimentos teóricos acerca de Estudos Surdos e processos avaliativos a partir da noção da diferença.