Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
Bioecologia e controle de ácaros em agroecossistemas e ambiente natural
Coordenação: Noeli Juarez Ferla
Pesquisadores:
Noeli Juarez Ferla
Órgãos Financiadores:
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS - FAPERGS
Empresa Naturovos
Resumo:
O projeto tem como objetivo geral realizar estudos de bioecologia e controle de ácaros em agroecossistemas e ambiente natural. Para isso são desenvolvidas atividades no Laboratório de Acarologia (Labacari) localizado no Tecnovates, incluindo descrição de espécies presentes em ambientes naturais e agroecossistemas. As seguintes culturas são estudadas em projetos desenvolvidos por BICs, Mestrando e Doutorandos do Laboratório: erva mate, soja, videiras, morango, arroz, maçã e flores. O referido laboratório também dá suporte na liberação de ácaros predadores em programas de controle biológico em propriedades de produtores ecológicos de morango da região e de outras regiões próximas. Além disso, existe estrutura própria onde são realizados estudos de identificação de ácaros utilizando técnicas moleculares, bem como caracterização de estruturas acarinas utilizando Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Microscópios ópticos e microscópios estereoscópicos de última geração dão suporte a estudos de comportamento, biologia e tabelas de vida de ácaros. Com a estrutura de câmaras de germinação e estufa são desenvolvidos estudos de ecologia, controle biológico e seletividades de pesticidas a ácaros predadores.
Sub projetos
Coordenação: Noeli Juarez Ferla Pesquisador(a):
Noeli Juarez Ferla
Fontes Financiadoras:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Resumo:
A proposta teve o mérito técnico-científico reconhecido pelo Comitê Julgador e na análise realizada alcançou classificação para ser aprovada, dentro do limite de recursos da chamada.