Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Ensinando, aprendendo e desenvolvendo produtos educacionais nas Ciências

Coordenação: Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Pesquisadores:

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Jacqueline Silva da Silva

Rogério José Schuck
 
Silvana Neumann Martins

Órgãos Financiadores:
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Resumo:

Nosso estudo problematiza como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e por tecnologias digitais promove (potencializa) uma aprendizagem com significado na área das Ciências, nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, há perspectivas conceituais que são discutidas pelos pesquisadores para responder à problemática em estudo, como as Metodologias Ativas. Essas motivam os estudantes e são significativas para eles; fazem com que os mesmos estejam ativos e reflexivos; requerem colaboração mútua entre os estudantes; facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas superiores; além de estarem claramente ligadas ao conhecimento da realidade dos estudantes (ANASTASIOU; ALVES, 2009). Considerando a evolução do conceito de metodologias ativas, há as metodologias participativas, problematizadoras e colaborativas que potencializam estratégias promovendo as relações interpessoais dialógicas e principalmente buscando a participação dos estudantes de forma colaborativa (VEIGA; FERNANDES, 2017). No que concerne às tecnologias digitais, estas trazem diferentes problemáticas para a sala de aula, buscando transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas (LAYTON, 1988; SANCHO; HERNÁNDEZ, 2006). Considerando este panorama, o presente estudo apresenta abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Há a previsão de realização de observações, entrevistas, aplicação de questionários, bem como a elaboração e o desenvolvimento de propostas de ensino, mediadas ou não por tecnologias digitais. Além, da análise de produções dos estudantes e professores, como o portfólio reflexivo e diário de bordo, filmagens, fotografias e desenhos produzidos pelos estudantes. O público-alvo são estudantes e professores da Educação Infantil, Básica e Ensino Superior de instituições de ensino da região do Vale do Taquari e Rio Pardo/RS/Brasil e Boyaca/Colômbia. Esperamos, com esse estudo, contribuir para a prática pedagógica de professores no que diz respeito às metodologias ativas e participativas de ensino e uso de tecnologias digitais no ensino. Também aproximando a teoria da pedagogia empreendedora dos jovens, estimulando-os para o desenvolvimento de seu protagonismo, criatividade e capacidade de inovação, bem como na busca de oportunidades e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na vida pessoal e profissional.