Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
O ensino de escrita acadêmica em cursos de graduação na Universidade do Vale do Taquari
Coordenação: Maristela Juchum
Pesquisadores:
Garine Andrea Keller
Juliana Thiesen Fuchs
Resumo:
A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio exerce grande influência em professores e alunos desse nível de ensino, cuja atenção tem estado direcionada à dissertação-argumentativa. Entretanto, ao ingressarem na universidade, os estudantes deverão escrever outros textos, pertencentes a diferentes gêneros. Dado esse contexto, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é o de identificar as concepções de ensino de escrita acadêmica contempladas em planos de ensino de disciplinas voltadas direta ou indiretamente para o ensino de gêneros acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade do Vale do Taquari – Univates. O estudo será fundamentado nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2010), particularmente na abordagem dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998). Seu corpus será constituído por dados documentais: planos de ensino das referidas disciplinas. Tais dados serão explorados com base na categorização de textos acadêmicos identificada por Fischer e Dionísio (2018), a saber: escrita como ferramenta pedagógica e como gênero científico. Acredita-se que achados resultantes da presente proposta de pesquisa podem fornecer importante material de suporte para a produção de material didático e de apoio no âmbito dos cursos de graduação, tornando o trabalho com a leitura e a escrita mais eficientes em seus propósitos acadêmicos.