Marcas e Negócios
Coordenação: Elizete de Azevedo Kreutz
Resumo:
Na contemporaneidade, as marcas necessitam ser resilientes para superar a volatilidade, flexíveis para resolver as incertezas, multidisciplinares para confrontar a complexidade e audazes para encarar a ambiguidade. As pesquisas, tanto acadêmicas quanto de mercado, têm lançado luz sobre esta área, ajudando profissionais e organizações em decisões estratégicas. A presente proposta tem como objetivo principal integrar pesquisas em torno das Marcas/Branding que já vêm sendo realizadas há mais de 10 anos, por meio da rede de pesquisadores de diferentes instituições e países. Quanto à pesquisa a ser realizada pelo Grupo, considerando que profissionais com conhecimento atualizado e com alta interação social são capazes de dar respostas rápidas e eficazes às necessidades sociais, culturais e econômicas, o objetivo principal é trazer à discussão o estado da arte da teoria e da prática necessárias para implementar e monitorar a gestão da marca no mundo contemporâneo dos negócios. São também objetivos do grupo divulgar os conhecimentos obtidos e aplicá-los no mundo dos negócios. A metodologia a ser usada é a qualitativa exploratória e como resultado, espera-se consolidar os estudos nesta área na instituição, projetá-la para outros espaços, sejam acadêmicos ou de mercado, buscando sua reputação e contribuir para a criação de estratégias coerentes de desenvolvimento e integração socioeconômicos, impulsionando políticas e modelos de inovação econômica.