Procedimentos didáticos e a reinvenção de arquivos na docência
Coordenação: Fabiane Olegário
Pesquisadores:
Fabiane Olegário
Angélica Vier Munhoz
Resumo:
A presente proposta é decorrente de uma pesquisa vêm sendo desenvolvida, desde 2013, pelo Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates), cujo objetivo consiste em compreender e problematizar o modo como os espaços escolares e não escolares vêm produzindo práticas educativas e artísticas, em meio aos processos de ensinar e aprender. Para o projeto que se apresenta, busca-se pensar de que modo os professores da Educação Básica de uma das escolas parceiras da Pesquisa, planejam suas aulas, na medida em que, reinventam procedimentos didáticos, a partir dos arquivos - textos e conteúdos existentes. Através do método da transcriação (CAMPOS, 2013; CORAZZA, 2012, 2013) e dos procedimentos de reinvenção transcriadora (CAMPOS, 2013; CORAZZA, 2012, 2013) o presente projeto de pesquisa pretende investigar as práticas pedagógicas de professores da Educação Básica, a fim de compreender como os professores estão lendo e transformando as matérias do arquivo quando produzem uma aula.