Coordenação: Ieda Maria Giongo
Pesquisadores:Ieda Maria Giongo
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Marli Teresinha Quartieri
Esta proposta tem por objetivo central examinar possibilidades e limitações da efetivação de práticas pedagógicas em turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco em Geometria e tendo como aportes teóricos o campo da etnomatemática. Tais ideias emergiram a partir de uma investigação/intervenção ocorrida ao longo de quatro anos com auxílio financeiro do projeto governamental denominado “Observatório da Educação” (Edital INEP/CAPES 049/2012), tendo em vista que, dentre outros, dois resultados apontam a potência, nos processos de ensino da Matemática: a) do exame de questões vinculadas às culturas dos estudantes e b) da formação de grupos de estudos com professores da Escola Básica, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. Por conta disso, a investigação terá duas vias: a primeira se refere à formação de um grupo de estudos envolvendo professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação da Univates, com o propósito de planejar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas centradas em Geometria e alicerçadas teoricamente no campo da etnomatemática. A segunda está vinculada à efetivação de tais práticas em turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais com o propósito de examinar jogos de linguagem matemáticos que são expressos pelos estudantes e suas semelhanças de família com aqueles usualmente presentes na matemática escolar. O desenvolvimento das atividades em sala de aula estarão em consonância com a metodologia de estudos de classes, conforme expresso pelos pesquisadores colombianos Blanco - Álvarez e Castellanos (2016, no prelo), com os quais já efetivou-se parceria. Qualitativa e com inspirações etnográficas, a investigação terá como lócus de investigação duas turmas de estudantes pertencentes a uma escola pública localizada no Vale do Taquari, RS, tendo como premissa a concepção de “investigar com a escola” em detrimento de “na escola” e “sobre a escola”. Nessa ótica, a instituição escolar e os docentes das turmas em questão são denominados de parceiros. Os aportes teórico-metodológicos que sustentam a investigação estão em consonância com estudos do campo da etnomatemática em seus entrecruzamentos com as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein e ferramentas do pensamento do filósofo Michel Foucault. Os materiais de pesquisa serão constituídos por diário de campo dos pesquisadores e dos professores da Escola Básica, entrevistas, gravadas e posteriormente transcritas, por meio da constituição de um grupo focal com professores da escola parceira, material escrito e produzido pelos estudantes e filmagens das aulas ministradas. A análise de tais materiais se dará na perspectiva da análise do discurso de Michel Foucault, em especial, suas noções de enunciação, enunciado e discurso. Espera-se que, ao final da investigação, tenham sido promovidos três movimentos, a saber: a) de ruptura nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria na Educação Infantil e Anos Iniciais, b) na produção de referenciais teórico-metodológicos consistentes para a problematização de questões vinculadas ao campo da etnomatemática e à Geometria e c) na disseminação da ideia de formar grupos de estudos envolvendo professores da Escola Básica, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação