Transformações: a busca por espaços formativos que favoreçam a mudança conceitual no ensino e na aprendizagem da química
Coordenação: José Claudio Del Pino
Voluntários(as):
Daniela Rodrigues da Silva IFRS
Bolsistas:
Itacir José Santim
Victória Marques Buske
Jonhatan Giovanella Laste
Doutorandos:
Vanessa Vian
Adriana Magedanz
Órgãos Financiadores:
CNPq (Bolsa Produtividade em Pesquisa); FAPERGS
Resumo:
Nesta investigação se pretende fazer uma apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva teórica construtivista para dar continuidade aos estudos sobre a criatividade como elemento constituidor de um aparato cognitivo que alicerça tais construções. As ações envolvem professores e alunos da escola de nível básico objetivando- se a ampliação das informações obtidas em outro projeto, e a divulgação dos resultados por um processo de formação continuada dos professores. Busca-se neste projeto o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender química, e para tal se propõe analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem de conceitos fundamentais da química. Serão utilizadas atividades de aprendizagem organizadas a partir de diferentes estratégias, como a resolução de problemas em papel e lápis, em atividades experimentais de laboratório e em ações desenvolvidas em ambientes de aprendizagem mediados por recursos de informática. Também é objetivo do projeto, a análise da usabilidade em contexto escolar do objeto de aprendizagem PensaQui, o qual é mediado pelo uso do computador e que permitirá analisar condições vinculadas à criatividade no processo de aprender química, ação que pressupõe a utilização de recursos de informática na área do conhecimento, a química.