Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Transformações: a busca por espaços formativos que favoreçam a mudança conceitual no ensino e na aprendizagem da química

Coordenação: José Claudio Del Pino

Voluntários(as):

Daniela Rodrigues da Silva  IFRS 


Bolsistas:
Itacir José Santim
Victória Marques Buske
Jonhatan Giovanella Laste

Doutorandos:

Vanessa Vian

Adriana Magedanz


Órgãos Financiadores:

CNPq (Bolsa Produtividade em Pesquisa); FAPERGS


Resumo:
Nesta investigação se pretende fazer uma apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva teórica construtivista para dar continuidade aos estudos sobre a criatividade como elemento constituidor de um aparato cognitivo que alicerça tais construções. As ações envolvem professores e alunos da escola de nível básico objetivando- se a ampliação das informações obtidas em outro projeto, e a divulgação dos resultados por um processo de formação continuada dos professores. Busca-se neste projeto o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender química, e para tal se propõe analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem de conceitos fundamentais da química. Serão utilizadas atividades de aprendizagem organizadas a partir de diferentes estratégias, como a resolução de problemas em papel e lápis, em atividades experimentais de laboratório e em ações desenvolvidas em ambientes de aprendizagem mediados por recursos de informática. Também é objetivo do projeto, a análise da usabilidade em contexto escolar do objeto de aprendizagem PensaQui, o qual é mediado pelo uso do computador e que permitirá analisar condições vinculadas à criatividade no processo de aprender química, ação que pressupõe a utilização de recursos de informática na área do conhecimento, a química.
Sub projetos
Coordenação: Ieda Maria Giongo
Pesquisador(a):

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Marli Teresinha Quartieri


Bolsistas:

3


Mestrandos:

1


Doutourandos:

1


Fontes Financiadoras:

FAPERGS

CAPES


Resumo:

A presente proposta tem como objetivo central efetivar um estudo acerca de como  estudantes de 3º e 4º anos do ensino fundamental de escolas públicas do Vale do Taquari, RS, Brasil, e da da região de Pisa, Itália, resolvem tarefas investigativas de geometria. A investigação será conduzida, no Brasil, por integrantes do grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (PEC/ CNPq/Univates) da Universidade do Vale do Taquari, de Lajeado, RS e, na Itália, por pesquisadores liderados pelo professor Franco Favili, da Universidade de Pisa. Os aportes que sustentarão a pesquisa estão em consonância com o campo da etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias que preconizam a importância do ensino de geometria por meio de atividades investigativas. A produtividade da intersecção destes referenciais se dá na medida em que a etnomatemática é um campo da educação matemática interessado em problematizar questões culturais no ensino,  enquanto o estudo da geometria, vinculada às distintas culturas e por meio de tarefas investigativas, permite que os estudantes desenvolvam a capacidade de pesquisar e criar múltiplas formas de resolver situações demandadas. Qualitativa e com inspirações etnográficas, a investigação contará com a emergência de materiais de pesquisa  compostos por  escritos  produzidos pelos estudantes, filmagens e gravações das práticas pedagógicas efetivadas e entrevistas com discentes e professores. Com a análise desses materiais, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) espera-se que: a) os estudantes envolvidos desenvolvam a capacidade de criar estratégias matemáticas distintas,  compreendendo que estas são construções humanas vinculadas às necessidades do tempo histórico; b) os resultados da investigação a serem apresentados em congressos e submetidos a periódicos da área disseminem possibilidades e limitações de outros modos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática; c) a implementação de uma agenda com recomendações acerca dos processos de ensino e aprendizagem  em matemática que contemple as necessidades contemporâneas da educação nos anos iniciais do ensino fundamental, d) a efetivação de estudos entre os contextos do Vale do Taquari e da região da Toscana, Itália, no que se refere aos processos de ensino, aprendizagem e avaliação de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e) a consolidação e expansão da internacionalização dos Programas Stricto Sensu da Univates, a saber Programa de Pós-Graduação em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, f) a Integração de estudantes de graduação, pós-graduação e professores da escola básica brasileiros no contexto da escola básica Itália e g)  o tensionamento dos discursos que apregoam ideias de que a aprendizagem em matemática é difícil, além de estar condicionada ao uso de algoritmos padronizados, independente da cultura que a gerou.