Impactos do PIBID no desenvolvimento profissional docente no RS
Coordenação: Cristiane Antonia Hauschild
Pesquisadores:
Cristiane Antonia Hauschild
Maurivan Güntzel Ramos
Órgãos Financiadores:
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS - FAPERGS
Projeto de Pesquisa implementado através do Edital n° 027/Reitoria/Univates, de 06 de dezembro de 2017: Horas para pesquisadores com recurso financeiro externo aprovado
Resumo:
A educação básica em nível nacional tem avançado, se avaliarmos os índices do IDEB. Um dos eixos fundamentais para a qualificação do ensino oferecido no país é a valorização e a formação dos professores. As políticas públicas vêm avançando no que diz respeito a ações relacionadas ao desenvolvimento profissional dos professores. Programas como o Observatório da Educação, o PIBID , o PARFOR , a expansão dos cursos de licenciatura à distância, o FIES para licenciaturas podem ser lembrados como importantes iniciativas para consolidar e evoluir no processo de resgate e valorização profissional dos professores e da melhoria da qualidade do ensino. A relevância do tema também aparece na área da pesquisa em educação. A formação docente está consolidada como um campo autônomo na área da pesquisa em educação (ANDRÉ, 2010). Pensar a formação docente, atualmente, exige reconhecer e investigar o complexo contexto no qual o professor desenvolve seu trabalho, além de avaliar as interconexões, os dilemas e as tensões que surgem quando se articulam as dimensões da formação e da prática. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surge como uma possibilidade neste contexto. À medida que viabiliza a inserção do professor em formação inicial em situações concretas nas quais se desenvolve o trabalho docente, permite aproximações fundamentais entre as dimensões que necessariamente se articulam enquanto o professor constrói seus saberes. Além disso, coloca-se como um movimento dinâmico de formação de professoresque está coerente com os referenciais teóricos consolidados na área, tanto em nível nacional quanto internacional (CUNHA, 2010; ANDRÉ, 2010; AMARAL, 2010; TARDIF E LESSARD, 2008; NÓVOA, 2008). Este projeto amplia a pesquisa realizada na tese de doutorado “Características docentes e ações formativas necessárias ao desenvolvimento profissional na iniciação à docência em matemática no âmbito do PIBID”, e visa também a servir como instrumento que possa colaborar com o aperfeiçoamento e qualificação dos processos de formação de professores em especial no que tange à iniciação à docência. Nesse sentido, o objetivo geral é investigar as contribuições do PIBID no desenvolvimento profissional docente para cada uma das duas categorias de sujeitos envolvidos, professores e bolsistas de iniciação à docência, no estado do RS. Os objetivos específicos que contribuirão para dar conta do objetivo geral proposto são os seguintes: Descrever e compreender como se dá a formação do bolsista de iniciação à docência no âmbito do PIBID no estado do RS; Descrever e compreender como se dá a formação continuada do professor supervisor e coordenador do PIBID no estado do RS. Dessa forma, a pesquisa buscará construir respostas ao seguinte problema: Como o PIBID tem contribuído para o desenvolvimento profissional docente de professores e bolsistas de iniciação à docência no estado do RS?