Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Seleção e caracterização de microrganismos com potencial uso biotecnológico

Coordenação: Camille Eichelberger Granada

Pesquisadores:

Raul Antônio Sperotto, Claucia Fernanda Volken de Souza, 

Pesquisadores Externos:  Luciano Kayser Vargas e Bruno Britto Lisboa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS - Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária),  Luciane M. P. Passaglia (UFRGS - Departamento de Genética e Biologia Molecular)

Órgãos Financiadores:

CNPq e Univates


Resumo:

Os microrganismos ambientais possuem funções essenciais para a manutenção do equilíbrio da vida e da natureza. Sabe-se que estes microrganismos atuam como precursores na ciclagem e disponibilização de nutrientes para plantas em cultivos agrícolas, na produção de bioenergia (metano e hidrogênio), na biodegradação de compostos xenobióticos tóxicos, entre outros. Estes, também podem ser utilizados na produção de alimentos industriais (como derivados do leite) conferindo sabores particulares aos produtos e atuando em benefício da saúde dos consumidores. Conhecendo a alta diversidade funcional e metabólica destes microrganismos, o screening de novos isolados microbianos visando selecionar características específicas surge como uma ferramenta biotecnológica de grande valor econômico e ambiental. Assim, este projeto possui o objetivo de selecionar e caracterizar microrganismos ambientais, não patogênicos, que possam ser utilizados como inoculantes em diversos processos biotecnológicos, atuando como precursores em processos ecologicamente sustentáveis e economicamente viáveis.