Coordenação: Prof. Dra. Ieda Maria Giongo
Pesquisadores:
Marli teresinha Quartieri – Pesquisadora
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt – Pesquisadora
Angélica Vier Munhoz – Pesquisadora
Loraci Birck – professora da Escola Básica voluntária
Marisa Cristina Gorgen- professora da Escola Básica voluntária
Janaína Ziegler – mestre em Ensino de Ciências Exatas e professora da Escola Básica voluntária
Márcia Kist - professora da Escola Básica voluntária
Mara Oliveira de Azevedo – mestranda do PPGECE
Luis Felipe Pissaia - mestrando do PPGEnsino e voluntário
Patrícia Franzoni – Doutoranda do PPGensino
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
UNIVATES
Esta proposta de investigação tem por objetivo problematizar e propor estratégias metodológicas com vistas à inovação e reorganização curricular na disciplina Matemática em seis escolas públicas de Educação Básica do Vale do Taquari, RS, que possuem considerável distância entre o IDEB relativo à 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano. A investigação terá caráter quantitativo-qualitativo pois, além de operar com índices das avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e internas (simuladas pela equipe), serão feitas observações das aulas de Matemática, análise de currículos, discussões com professores e discentes por meio da técnica de grupo focal, entrevistas semiestruturadas e questionários. Paralelamente, serão realizados estudos coletivos de algumas tendências no âmbito da Educação Matemática via cursos de formação continuada - Modelagem Matemática, Etnomatemática e Investigação Matemática - efetivados conjuntamente com os mestrandos, bolsistas de Iniciação Científica e docentes na sede das escolas. A partir de tais estudos, pretende-se que os educadores das escolas parceiras implementem em suas turmas as propostas metodológicas estudadas, orientados pelos colegas bolsistas de escola e mestrandos. Ademais, os alunos e docentes serão entrevistados com o propósito de verificar as implicações dessas metodologias nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Espera-se que tais ações sejam produtivas aos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e aumentem o IDEB dos educandários pesquisados, além de diminuir a distância entre o índice dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.