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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental

Coordenação: Prof. Dra. Ieda Maria Giongo

Pesquisadores:

Marli teresinha Quartieri – Pesquisadora
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt – Pesquisadora
Angélica Vier Munhoz – Pesquisadora 


Voluntários(as):

Loraci Birck – professora da Escola Básica voluntária
Marisa Cristina Gorgen- professora da Escola Básica voluntária

Janaína Ziegler – mestre em Ensino de Ciências Exatas e professora da Escola Básica voluntária
Márcia Kist - professora da Escola Básica voluntária


Mestrandos:

Mara Oliveira de Azevedo – mestranda do PPGECE

Luis Felipe Pissaia -  mestrando do PPGEnsino e voluntário


Doutorandos:

Patrícia Franzoni – Doutoranda do PPGensino 


Órgãos Financiadores:

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

UNIVATES


Resumo:

Esta proposta de investigação tem por objetivo problematizar e propor estratégias metodológicas com vistas à inovação e reorganização curricular na disciplina Matemática em seis escolas públicas de Educação Básica do Vale do Taquari, RS, que possuem considerável distância entre o IDEB relativo à 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano. A investigação terá caráter quantitativo-qualitativo pois, além de operar com índices das avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e internas (simuladas pela equipe), serão feitas observações das aulas de Matemática, análise de currículos, discussões com professores e discentes por meio da técnica de grupo focal, entrevistas semiestruturadas e questionários. Paralelamente, serão realizados estudos coletivos de algumas tendências no âmbito da Educação Matemática via cursos de formação continuada -  Modelagem Matemática, Etnomatemática e Investigação Matemática - efetivados conjuntamente com os mestrandos, bolsistas de Iniciação Científica e docentes na sede das escolas. A partir de tais estudos, pretende-se que os educadores das escolas parceiras implementem em suas turmas as propostas metodológicas estudadas, orientados pelos colegas bolsistas de escola e mestrandos. Ademais, os alunos e docentes serão entrevistados  com o propósito de  verificar as implicações dessas metodologias nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Espera-se que tais ações  sejam produtivas  aos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e  aumentem o IDEB dos educandários pesquisados, além de diminuir a distância entre o índice dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.