Coordenação: Prof. Dr. Rogério Schuck
Pesquisadores:Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Dra. Jacqueline Silva da Silva
3
2
2
2
Univates, Fapergs e CNPq.
As metodologias ativas são significativas para estudantes e professores, sendo que requerem colaboração mútua entre ambos. Também facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, além de estarem claramente ligadas ao conhecimento da realidade dos envolvidos. A pesquisa visa investigar o ensino desenvolvido por professores de graduação, mestrado e doutorado e verificar se ele favorece a aprendizagem em tempos digitais. Neste contexto entra a metacognição, que volta a atenção a um conhecimento procedimental sobre o próprio conhecimento, mesmo que este seja obtido de uma informação previamente armazenada. Estes aspectos da metacognição serão considerados, neste estudo, a fim de adentrar no problema central da pesquisa, a saber, como professores de graduação, mestrado e doutorado estão ensinando e aprendendo em tempos digitais? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como sendo um estudo descritivo e de campo. Resultados preliminares apontam para o crescente uso do computador nas estratégias de ensino e de aprendizagem, tanto por parte do mestrando em seu processo de ensino e aprendizagem, como por parte de seus alunos, porém sem abandonar o livro impresso e o Laboratório de Ensino. Em outros momentos do desenvolvimento da pesquisa, constatou-se que os professores percebem que as denominadas “disciplinas tradicionais” resistem à mudança e ainda permanecem presas a um modelo de ensinar limitado a estratégias de transmissão de conteúdos em salas de aula.