Coordenação: Prof. Dra. Ieda Maria Giongo
Pesquisadores:
Márcia J. Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Sônia E. Marchi Gonzatti
9
2 bolsistas de Iniciação Científica Univates
3 Bolsas Fapergs
3 bolsas CNPq
3
Univates
A pesquisa Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior objetiva, centralmente, promover movimentos e ruptura no currículo escolar das disciplinas de Matemática, Química e Física usualmente presente nas escolas de educação básica e em cursos de ensino superior. Atualmente, está dividida em três dimensões: Impactos de oficinas de formação continuada em Escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Vale do Taquari; Educação matemática e o dispositivo da Tecnocientificidade (em parceria com o Grupo GIPEMSUnisinos) e Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da educação matemática no ensino fundamental. Tendo como referencial teórico estudos que enfocam o currículo escolar frente as novas configurações na contemporaneidade as ações, distribuídas nas distintas dimensões abarcam, dentre outros, estudos teóricos, oferta de cursos de formação de professores, realização de entrevistas, acompanhamento de práticas pedagógicas e laborais e análise de documentos.
Sub projetos
Márcia J. Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Sônia E. Marchi Gonzatti
9
7 bolsistas de Iniciação Científica
3
CNPq
UNIVATES
O projeto, em colaboração com pesquisadores da UFPA, tem como objetivo geral problematizar estratégias de estudantes na resolução de atividades exploratório-investigativas elaboradas em estudos conjuntos com professores dos Anos Iniciais, a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por esses professores, considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Tendo como parceiros professores e gestores de escolas públicas de dois municípios - um gaúcho e um paraense - a metodologia prevê que sejam desenvolvidas atividades investigativas enfocando conteúdos de Geometria e Álgebra. Espera-se que a pesquisa aliada a ação formativa possa, por um lado, promover movimentos de mudança nos currículos escolares instituídos e, por outro, contribuir para o desencadeamento de novas problematizações.