Coordenação: Prof. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Pesquisadores:
Marli Teresinha Quartieri
Miriam Inês Marchi
Italo Gabriel Neide
Vanessa Reginatto, Fabiane Maria Datsch
Raiza Betania Halmenschlager, Amanda Gabriele Rauber, Jeandres Kaue Ernesto Rosa, Bárbara do Couto Pretto e Robson Luiz Dal Ponte
Ana Paula Dick; Márcia Valduga
Adriana Belmonte Bergmann; Andréia Spessato de Maman; Romildo Da Cruz; Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Geovana Luiza Kliemann e a Ana Paula Krein Muller
CNPq/INSTITUTO TIM NO. 02/2015/Univates
O projeto intitulado “Experimentos interativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental oportunizando o despertar do espírito científico” tem por objetivo despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências Exatas, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de atividades que visem à difusão e popularização das ciências, tendo como foco o tema luz. Serão desenvolvidas três ações: cursos de formação continuada; produção de um kit experimento para distribuição nas escolas e de um livro paradidático na forma impressa e online; e, o evento denominado “Aprender Experimentando Junior”. Os cursos de formação continuada serão destinados para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de escolas do Vale do Taquari/RS, com o objetivo de explorar experimentos interativos da área de Ciências Exatas os quais poderão ser desenvolvidos na prática pedagógica dos professores participantes. Por meio dos materiais que comporão o kit experimento os docentes poderão efetivar experimentos em sua sala de aula, em particular aqueles relacionados ao tema luz. No livro paradidático serão apresentadas atividades experimentais com instruções e referencial teórico, podendo servir de suporte para o professor em sua prática pedagógica. O “Aprender Experimentando Junior”, destinado aos alunos dos Anos Iniciais das escolas de trinta e seis municípios, será realizado em outubro de 2016 e outubro de 2017. Neste evento, os participantes terão a oportunidade de serem cientistas por algumas horas, pois serão convidados a manipular, observar, analisar, explicar, interpretar, prever e compreender alguns experimentos selecionados, focando o tema luz, sob orientação de bolsistas e professores. Espera-se com estas ações contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências Exatas nos Anos Iniciais.