Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Princípio da Investigação e Pedagogia Empreendedora

Coordenação: Prof. Dra. Jacqueline Silva da Silva

Pesquisadores:
Rogério J. Schuck 
Andreia A.G.Strohschoen 
Silvana N. Martins 

Voluntários(as):

5


Bolsistas:
3 Bolsas de Iniciação Científica - Universidade do Vale do Taquari - Univates
1 Bolsa de Iniciação Científica -  FAPERGS
1 Bolsa de Iniciação Científica -  CNPq 
 

 


Mestrandos:
8

Doutorandos:

4


Órgãos Financiadores:
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq
Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS - FAPERGS 
 

Resumo:
O Projeto de Pesquisa “O Princípio da Investigação e Pedagogia Empreendedora” tem como objetivo analisar como o princípio da investigação e os pressupostos da pedagogia empreendedora se manifestam no cotidiano de alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para tanto, emprega-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, na qual o corpus é produzido por meio de observações, diários de campo, filmagens, fotografias e entrevistas realizadas com professores e alunos de duas escolas da rede municipal de ensino localizadas em Lajeado/RS, sendo estes dados analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo proposta por (BARDIN, 2012). O respaldo teórico do estudo encontra-se na obra de autores que trabalham com uma perspectiva de Planejamento Emergente (MALAGUZZI, 2016; SILVA, 2011) e Pedagogia Empreendedora (MARTINS, 2013). Os resultados obtidos na pesquisa buscam contribuir para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, oferecendo um valioso elo entre o conhecimento produzido na universidade e o produzido na escola.