Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Direito à (in)formação ambiental: propostas participativas para uma visão crítico-reflexiva da legislação ambiental no contexto da agroecologia

Coordenação: Luciana Turatti

Voluntários(as):

Bianca Corbellini Bertani
Jane M. Mazzarino
Ana Christina Konrad
Alvaro Sanchez Bravo


Bolsistas:

1 bolsa UNIVATES


Órgãos Financiadores:

Centro Universitário UNIVATES


Resumo:

O presente projeto se propõe a investigar os processos de sentidos construídos pelos agroecologistas do Rio Grande do Sul, Brasil, quando da interpretação da legislação ambiental vigente, a partir do emprego de propostas participativas e de um olhar crítico-reflexivo, como forma de promoção da democratização dos processos de comunicação. O público alvo é formado por agroecologistas do Rio Grande do Sul, representados pelo Grupo de Agroecologistas do Forqueta no município de Arroio do Meio e dos participantes da feira ecológica de Porto Alegre. A escolha destes grupos ocorreu pelo fato destes já se encontrarem consolidados no mercado de produtos agroecológicos. Com o andamento do projeto pretende-se responder aos seguintes questionamentos: Os sentidos construídos pelos agroecologistas do Rio Grande do Sul acerca da legislação ambiental vigente contemplam um olhar crítico-reflexivo quando da sua implementação? Os agroecologistas conhecem e aplicam a legislação ambiental de regência?.