Coordenação: Dr. Marlon Dalmoro
Pesquisadores:Wolmir José Böckel
3 bolsas Univates
- Centro Universitário UNIVATES
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O mercado tem sido compreendido como uma unidade de análise que congrega diversas práticas, que vão desde a produção até o consumo, envolvendo um conjunto de agentes e técnicas. Isto o qualifica como um lugar de encontro e intermediação de aspectos culturais, sociais, econômicos e materiais. Reconhece-se que a compreensão da produção, comercialização e consumo de alimentos orgânicos exige um olhar integrado e interdisciplinar. Para tanto, o presente projeto tem como objetivo analisar o mercado de alimentos orgânicos, na amplitude de sua estrutura, que envolve desde a produção até o consumo, sob uma perspectiva cultural, tecnológica e estratégica. Especificamente, foca-se no mercado de suco de uva orgânica, englobando três níveis de agentes: (1) setor primário (produtores); (2) a empresa produtora focal; e (3) consumidores. O estudo será operacionalizado por meio de duas frentes de atuação complementares: gestão e desenvolvimento tecnológico. A coleta e análise de dados envolvem entrevistas, análises documentais e pesquisas laboratoriais. Os resultados almejam contribuir tanto no âmbito técnico/gerencial quanto no âmbito social, por meio de uma compreensão interdisciplinar e integrada das características dos alimentos orgânicos quanto das práticas de produção e consumo que ocorrem neste mercado.