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Pesquisa

Revista científica Estudo & Debate tem novo número publicado

Por Lucas George Wendt

Postado em 14/08/2024 09:37:33


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Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

A revista Estudo & Debate é um periódico da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. 

Confira os textos desta edição

VIABILIDADE ECONÔMICA DA MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO PARA SOROCABA, SÃO PAULO

Leonardo Hirata Ferreira, Cassiano Bragagnolo

DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL PARA AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS COM USO DE TECNOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE ROBOTIC PROCESS AUTOMATION (RPA) EM CONTABILIDADE

Luciano José da Paixão Fiel Reis, Aline Mariane de Faria

MUDANÇAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Ronaldo Torres, Reisoli Bender Filho

ANÁLISE EVOLUTIVA DO PRONAF BIOECONOMIA NAS REGIÕES BRASILEIRAS, 2018-2023

Maria Avyla Batista da Silva, Eliane Pinheiro de Sousa

UM RETRATO DA SEGURANÇA ALIMENTAR DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO 2004 A 2018

Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Tanara Jéssica Marques Araújo, Ramon Lucas Almeida Vasconcelos, Antonia Leudiane Mariano Ipolito, Moisés Dias Gomes de Asevedo

PROCESSO DE PROCUREMENT NA CONJUNTURA DE CRISE DA PANDEMIA DA COVID-19 E A TRANSPARÊNCIA NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA EM MOÇAMBIQUE

Eduardo Agostinho Dzeco, Albino Alves Simione

DINÂMICA ESPACIAL DO SETOR DE SERVIÇOS NO CEARÁ: TENDÊNCIAS A PARTIR DA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS ESPACIAIS (AEDE)

Christiane Luci Bezerra Alves, Maria Larissa Bezerra Batista, Sebastião Renan Duarte Pereira, Maria Jennefer Pereira da Silva

Saiba mais

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português. 

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr). 

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. 

É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. 

Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados. 

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