TCC analisa a sucessão familiar de propriedades rurais no município de Coqueiro Baixo

Postado as 11/01/2023 09:40:37

Por Pietra Darde

A agricultura familiar está muito presente na realidade dos municípios da região do Vale do Taquari-RS. No município de Coqueiro Baixo, muitas famílias vivem nesse meio. Os chefes de família esperam poder contar com os filhos e possíveis sucessores na hora da aposentadoria. No entanto, o possível sucessor pode decidir entre abandonar a agricultura ou seguir o mesmo caminho. Nesse contexto, a diplomada em Administração de Empresas da Universidade do Vale do Taquari – Univates Samira Mocellin, em seu trabalho de conclusão de curso, analisou quais os fatores que influenciam os jovens a seguirem ou não com a atividade rural. O trabalho foi orientado pelo professor Samuel Martim de Conto.

Intitulado de “Sucessão familiar de propriedades rurais no município de Coqueiro Baixo”, o trabalho objetivou analisar os fatores que influenciam no processo de sucessão familiar em propriedades rurais de Coqueiro Baixo.

“Sou filha de agricultores. Sempre tive muito orgulho do trabalho que minha família exerce, bem como das inúmeras famílias de pequenos agricultores. Sendo assim, quando precisei escolher um tema para o meu trabalho de conclusão, pensei em como poderia valorizar o trabalho dessas famílias. Os meus pais estão passando pelo momento de sucessão da propriedade, sendo assim decidi estudar esse assunto para valorizar o trabalho deles, bem como para refletir sobre a importância da sucessão nas propriedades rurais”, explicou a diplomada.

Tuane Eggers

Para a realização do estudo, Samira utilizou materiais bibliográficos sobre agricultura e agricultura familiar e realizou uma entrevista em profundidade com 10 pessoas residentes na zona rural do município de Coqueiro Baixo. As famílias estão localizadas na Linha Pilão Alto, Linha Alegre Alta, Linha Coqueiro Alto, Linha Três Reis e Linha Pedras Brancas.

As pessoas que participaram do estudo estão passando pelo processo de sucessão familiar ou esperam que ela ocorra no futuro. E forneceram informações básicas sobre a sua propriedade, história da família, investimentos realizados, percepção sobre o futuro da agricultura familiar e importância da sucessão familiar nas propriedades agrícolas.

Entre algumas perguntas feitas às famílias estavam: O assunto sobre sucessão familiar já foi abordado na família?  Como você vê a agricultura familiar futuramente? Como você imagina que vai ser sua propriedade quando não puder mais comandar as atividades? Como você espera que a atividade seja vista no futuro?.

Veja os resultados

As análises feitas pela diplomada concluíram que muitos fatores influenciam na permanência dos jovens no campo. Entre eles está o fato de a família inserir os jovens nas decisões de investimentos para o desenvolvimento da propriedade e de distribuir as atividades de acordo com a escolha de cada membro da família.

Outros fatores que influenciam na permanência dos jovens são gostar das atividades desenvolvidas, identificar-se com elas, desenvolver as atividades conforme a disponibilidade de tempo e não ter chefe.

Além disso, a pesquisa apontou que os atuais gestores possuem o desejo de que seus filhos realizem a sucessão das propriedades, como também a maioria buscou saber se o filho possui interesse em assumir a gerência da propriedade. Com o consentimento dos filhos, os gestores realizam investimentos em novas estruturas, na compra de implementos agrícolas ou na ampliação das atividades, com o intuito de facilitar o progresso dos filhos.

De forma geral, Samira concluiu que os jovens de Coqueiro Baixo-RS almejam permanecer nas propriedades, valorizando e dando sequência ao trabalho que já foi realizado.

Acervo Pessoal

O estudo também teve como propósito valorizar o trabalho das famílias, fazendo com que percebam a importância do trabalho que exercem e que mais pessoas possam apoiar para que sigam suas atividades com orgulho e determinação. Fiquei muito feliz em saber que os jovens do município de Coqueiro Baixo pretendem permanecer nas propriedades rurais dando continuidade ao trabalho de seus pais.
Samira Mocellin
Logo ods