Jornal Nacional é tema de trabalho de conclusão de curso de estudante de jornalismo

Postado as 06/01/2023 09:25:45

Por Pietra Darde

O jornalismo se desenvolveu juntamente com a capacidade do ser humano de se comunicar e com o uso de tecnologias. A formanda do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates Mônica Merence Alves, em seu trabalho de conclusão de curso, se propôs a analisar como a tecnologia auxiliou o desenvolvimento e criou uma linguagem única no Jornal Nacional, um dos principais telejornais brasileiros. O trabalho foi orientado pelo professor Flávio Meurer.

O trabalho intitulado “Telejornalismo e os desafios da Era Digital: o modo de endereçamento do Jornal Nacional durante a pandemia de covid-19” objetivou  analisar os recursos técnicos usados pelo telejornal para manter sua credibilidade e sua proximidade com o público a partir do contexto de pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Tuane Eggers

A pesquisa foi realizada por meio de uma metodologia de pesquisa exploratória e qualitativa, com revisão bibliográfica sobre o assunto. Mônica se aprofundou em temas como endereçamento, evolução do telejornalismo no Brasil e a evolução do Jornal Nacional para realizar o estudo.

“Estudar mais a fundo sobre como a tecnologia influenciou a evolução e o sucesso do Jornal Nacional na sua forma de comunicar com o público mostra como o meio de comunicação certo e a estratégia correta podem influenciar gerações inteiras de telespectadores”, observa a formanda.

Para a pesquisa, ela optou por analisar duas edições do telejornal, sendo a de 26/02/2020, que noticiou o início da pandemia, e a de 07/04/2022, que mostrou um quadro pandêmico mais controlado. O foco foi analisar como os recursos tecnológicos foram utilizados para a transmissão da mensagem. Entre alguns recursos estão infográficos, mapas do tempo, vinhetas, telões e cenários virtuais, que auxiliam o espectador a entender a mensagem, aumentando assim a credibilidade do programa e da emissora, além de promover maior proximidade com o público.

Após análise, Mônica concluiu que não houve uma diferença significativa entre os dois programas transmitidos no período pandêmico. Por outro lado, confirmou que houve uma mudança na história do telejornalismo brasileiro, que investiu em tecnologia para melhorar a sua relação com o público. Sendo assim, o modo de endereçamento do jornalismo está diretamente relacionado com a tecnologia aplicada em sua estrutura.

Acervo Pessoal

Aprendi muito com este TCC. Ao mesmo tempo em que foi desafiador em certos momentos, foi prazeroso conseguir encontrar as respostas que procurava.
Mônica Merence Alves

Vestibular complementar

O curso de Jornalismo é um dos 26 cursos de graduação presenciais da Univates que estão com inscrições abertas para o Vestibular Complementar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link

Logo ods