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Ana Paula Vieira Labres

Tese de doutorado em Ensino propõe inovação ao integrar o software Tasy ao ensino e aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Postado as 02/01/2023 09:11:36

Por Lucas George Wendt

Um estudo realizado pelo Doutor Luís Felipe Pissaia no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates integrou o Tasy, software disponível nas estruturas da Fundação Univates, incluindo o Saúde Univates, com o ensino e a aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), um processo privativo do enfermeiro. 

O estudo de Luís Felipe foi orientado pela professora Doutora Eniz Conceição Oliveira e coorientado pela professora Doutora Arlete Eli Kunz da Costa. O pesquisador iniciou a abordagem do Tasy no contexto do ensino ao longo da graduação, seguiu desenvolvendo os estudos no mestrado e, mais recentemente, no doutorado. 

Essa junção é considerada uma inovação pedagógica, ao passo que buscou validar inicialmente o ensino e, por fim, a aprendizagem de estudantes de enfermagem com o uso do sistema, tendo como produto uma melhor atuação frente às necessidades da população, além de validar o Tasy como ferramenta de ensino e aprendizagem, enquanto produto aceito internacionalmente e comercializado pela Philips. 

Acervo Pessoal

As ações de ensinar e aprender em enfermagem exigem mais do que conceitos teóricos. A experimentação, as vivências e a significação do conteúdo são a chave que possibilitam ao estudante refletir e conduzir hipóteses plausíveis para a sua atuação.

O fortalecimento da relação entre teoria e prática no ensino de enfermagem é instrumentalizada pelo pesquisador Pissaia por meio da utilização do software Tasy, sistema de gestão integrada de serviços de saúde, que engloba o prontuário do paciente e a possibilidade de realização da SAE. O software Tasy é caracterizado pela Philips como um sistema informatizado de gestão em saúde que conecta todos os processos de trabalho que estruturam o serviço de saúde. 

Em termos gerais, o Tasy é uma tecnologia disponível para a área da saúde, possibilitando a inovação e a qualificação do cuidado por meio do armazenamento e da articulação das informações do paciente com os processos do serviço de saúde. A SAE é denominada como uma metodologia pertinente e colaborativa para a enfermagem contemporânea, fortalecendo a valorização profissional e o desenvolvimento científico, indicada para a qualificação dos serviços de saúde por meio do registro completo e seguro das informações que compõem o prontuário do paciente. 

Entendendo a pesquisa 

O problema de pesquisa investigou como os profissionais da enfermagem estão utilizando o software Tasy para a realização da SAE. A questão de pesquisa buscou envolver o perfil de formação dos estudantes e as demandas tecnológicas atuais, integrando-se a necessidade de compreender a utilização da SAE com o auxílio de tecnologias de informática, com ênfase no software Tasy e a sua aprendizagem sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Sob esse limiar, o objetivo geral da investigação foi avaliar a aprendizagem de estudantes e enfermeiros sobre a aplicação da SAE por meio do software Tasy

“Esta temática justifica-se por contemplar uma necessidade das Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de graduação na área da saúde em formar indivíduos tanto com conhecimento teórico capaz de exercer os domínios da profissão quanto capacitados para atuar nas demandas da comunidade”, explica ele. “E, conforme as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Enfermagem, tais atribuições ocorrem somente por meio da relação constante entre teoria e prática, preconizando campos de estágio estratégicos e tecnológicos para sua compreensão, enfatizando-se o saber e o saber fazer”. 

Vitória Giovanella

A tese 

Para esta proposta, o jovem realizou uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com 28 participantes. Dentre os participantes, 17 são estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Enfermagem da Univates e 11 enfermeiros diplomados pela Universidade. A delimitação dos participantes seguiu o grupo de 31 estudantes de enfermagem investigados durante a pesquisa da dissertação de mestrado do doutor, intitulada “Software Tasy: um estudo de sua potencialidade para o estabelecimento da relação entre teoria e prática no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem”, realizada entre os anos de 2017 e 2018.

A pesquisa de doutorado ocorreu entre os anos de 2017 e 2022, utilizando-se de diversos instrumentos para coleta dos dados, sendo entrevistas, questionário, diário de itinerância, análise documental, dentre outros materiais de apoio. A análise dos achados foi realizada com aproximações a Bardin e Minayo, conforme a pertinência de cada instrumento. Os resultados foram apresentados em formato de sete artigos científicos originais, cada qual em seu respectivo capítulo da tese, os quais correlacionam o objetivo geral e os objetivos específicos da pesquisa, bem como outras fundamentações necessárias. 

Acervo Pessoal

Na tese, Pissaia conjectura sobre o Tasy e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel por meio da realização do ensino com o uso de materiais, ferramentas e um meio com significados para o estudante aprender. Considera-se que o Tasy colabora para a relação entre teoria e prática dos conteúdos, disponibilizando ao estudante a oportunidade de experimentar o ensino apresentado em sala de aula, fato que reforça a ancoragem de subsunçores na estrutura cognitiva. Subsunçor é o nome que se dá a um conhecimento específico, existente na estrutura de conhecimentos do indivíduo, que permite dar significado a um novo conhecimento. 

A tese colabora para a compreensão das construções que permeiam o currículo da enfermagem contemporânea, indagando sobre a utilização do Tasy nas disciplinas e argumentando sobre a importância de software para integrar as disciplinas teóricas e práticas durante a formação. Nos resultados, os estudantes demonstraram os benefícios do uso do Tasy, os quais perpassam a qualidade do ensino, mas também do desenvolvimento de boas práticas relacionadas à assistência e gestão em saúde, colaborando para a formação profissional. 

Os resultados indicam ainda que os participantes da pesquisa conhecem a SAE e a sua aplicabilidade em diferentes cenários, desde práticas acadêmicas, disciplinas teóricas e práticas, além da atuação profissional nos diferentes níveis de atenção à saúde, desde UBS até hospitais. O pesquisador evidenciou também a qualificação dos processos de trabalho e das práticas realizadas com a população como a principal função da SAE quando realizada por meio do Tasy, na percepção dos participantes. 

Sob o mesmo limiar, participantes estudantes experimentaram a aplicabilidade da SAE em observações acadêmicas, relacionadas à qualidade do ensino e as suas compreensões, enquanto os participantes diplomados descrevem a construção de boas práticas em seus locais de trabalho e a melhoria nos atendimentos à população, influenciando diretamente na qualidade de vida do paciente, devido à assertividade das ações realizadas pela equipe de enfermagem. O ensino em enfermagem está presente nas potencialidades do Tasy, conclui o pesquisador, destacando o estímulo para a experimentação dos estudantes e o fortalecimento dos conteúdos por meio da relação teoria e prática na trajetória dos participantes. 

A pesquisa aponta para o fortalecimento das tecnologias enquanto meio para a construção de planos de ensino que contemplem atividades diversas e que propiciem momentos de reflexão e o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao enfermeiro. Ainda, o Tasy possibilita a determinação e o acompanhamento de indicadores relativos aos pacientes acompanhados pela equipe multiprofissional, com ênfase na disponibilização de informações coletadas para a SAE. Considera-se que o Tasy oferece à equipe de enfermagem uma ferramenta de apoio à tomada de decisão quanto ao plano de cuidados do paciente, grupo familiar e da coletividade, tendo-se como base os diagnósticos e demais situações que determinam as práticas terapêuticas.
Luís Felipe Pissaia

A investigação do doutorado indica também a importância de realizar pré-testes para avaliação do conhecimento prévio dos estudantes, bem como a sua motivação para a construção do conhecimento por meio da bagagem individual. Reconhecendo os conhecimentos prévios é possível mapear os subsunçores a serem articulados com os métodos e estratégias de ensino a serem aplicados em sala de aula. Dessa forma, é importante reconhecer os subsunçores, ou os conhecimentos prévios sobre a SAE e o PE, bem como o Tasy, para utilizar as dinâmicas de trabalho docente em prol da ancoragem desse conteúdo. 

Com base nos achados, evidencia-se que os participantes que tiveram contato com o Tasy conseguiram desenvolver conceitos amplos e condizentes com a realidade de aplicação da SAE nos serviços de saúde. Comparando o pré e pós-teste foi possível verificar que os participantes desenvolveram significativamente os conceitos de SAE por subordinação em um processo de diferenciação progressiva. 

Dessa forma, por meio da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, o Tasy pode ser validado como ferramenta de ensino e aprendizagem da SAE. A pesquisa finaliza demonstrando um limiar que compreende o ensino e a aprendizagem da SAE em dois momentos, o primeiro entre 2017 e 2018 e o segundo entre 2019 e 2022, fato que colabora para a linearidade das informações e o acompanhamento do processo de formação dos participantes da pesquisa. 

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