Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Eventos dos PPGs na área do Ensino movimentam a Univates

Postado as 06/07/2022 10:02:12

Por Lucas George Wendt

Na última semana, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), sediou dois eventos para fomentar a discussão e a interação acadêmica entre doutorandos, mestrandos, professores e orientadores dos Programas, bem como de pesquisadores externos. Na quinta-feira, 30, aconteceu o 1º Encontro de Doutorandos em Ensino da Univates. Na sexta-feira, 1º, houve a VI Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais. 

Divulgação/Univates

 1º Encontro de Doutorandos em Ensino

A ideia do 1º Encontro de Doutorandos em Ensino da Univates surgiu durante a XIV Semana de Investigação, promovida pela Linha de Pesquisa Ensino de Ciências do Doutorado em Educação da Universidade de Burgos, da Espanha, evento que ocorreu na Univates em novembro de 2018, detalha uma das coordenadoras do Encontro, a professora e pesquisadora Eniz Conceição Oliveira. 

 

“Diante desse contexto, e com a existência de dois doutorados na área de Ensino (um acadêmico e um profissional), o evento foi um momento de socializar os temas/focos e o andamento dos projetos de tese dos doutorandos dos respectivos Programas (PPGEnsino e PPGECE). O evento visa a contribuir com a pesquisa que está sendo desenvolvida pelos doutorandos nas fases de pré-qualificação e pré-defesa”, explica ela. 

Ao todo, nesta primeira edição, cinco doutorandos apresentaram seus trabalhos - três do PPGEnsino e dois do PPGECE: Camila Ribeiro Menotti (PPGEnsino), Demson Oliveira Souza (PPGECE), Fábio Teixeira Lima (PPGEnsino), Francineide Pereira de Jesus (PPGEnsino) e Rosivaldo Carvalho Gama Júnior (PPGECEC). 

Divulgação/Univates

O evento também teve a palestra da doutora Iramaia Jorge Cabral de Paulo, professora associada do Instituto de Física da Universidade Federal do Mato Grosso, intitulada “O processo de construção de uma tese e a importância da avaliação colaborativa”. Depois da palestra, os doutorandos tiveram aproximadamente 20 minutos para apresentar o andamento de sua pesquisa e os participantes do encontro, 30 minutos para perguntas e contribuições em relação ao Projeto apresentado.

VI Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais

O evento também foi destinado ao público externo. Durante a Mostra, professores das redes de ensino, estudantes de graduação, docentes e discentes dos programas de pós-graduação, especialmente os vinculados aos mestrados profissionais, tiveram a oportunidade de discutir os produtos educacionais associados a suas práticas pedagógicas. 

O evento contou com abertura da pesquisadora Cleci Werner da Rosa, com a palestra intitulada “Produtos educacionais”. Vale ressaltar que participaram do evento oito instituições que têm programas de pós-graduação na área do Ensino na modalidade profissional: UPF, URI, UCS, UFN, Uergs, Ifsul e Ufpel. A comissão científica também foi composta por professores das oito instituições. A organização do evento contou com os professores Italo Gabriel Neide, Eniz Conceição Oliveira, Jacqueline Silva da Silva e Ieda Maria Giongo.

O objetivo do evento foi apresentar, avaliar e validar produtos educacionais relacionados a práticas educativas desenvolvidas no contexto escolar nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e outras áreas. Além disso, tem como objetivo refletir sobre a importância e repercussão das práticas pedagógicas associadas aos produtos educacionais presentes no sistema educacional. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods