Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates seleciona doutor para atuar com bolsa em pesquisa de desenvolvimento de bioprodutos

Postado as 29/06/2022 10:19:55

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi contemplada, no primeiro semestre de 2022, com R$ 1.787.471,75  para o desenvolvimento de três pesquisas por meio do Edital Sict 003/2021 - Techfuturo, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul. Além desse valor, a Univates também fará aportes financeiros como contrapartida. O valor é referente a um edital, aberto em 2021, destinado às universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresas e startups gaúchas que têm como objetivo prospectar projetos de pesquisa que apresentem tecnologias que estarão presentes na produção de bens, produtos e serviços nos próximos 50 anos no Estado, com vistas ao diferencial competitivo de mercado para o RS.

Nicole Morás

Um dos projetos contemplados é “Desenvolvimento de bioprodutos a partir de resíduos agroindustriais para aplicação como suplementos na nutrição animal”, coordenado pela professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza, que atua no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates. O projeto busca um doutor para atuar como bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI). As inscrições acontecem até 4 de julho. A bolsa terá vigência até 2024. A carga horária semanal é de 40 horas e a remuneração mensal é de R$ 4.000,00. Para se candidatar, o interessado deve atender aos requisitos previstos no Regulamento de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial ‒ DTI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS - Fapergs

Além disso, deve a) ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil; b) ser residente e domiciliado no Estado do Rio Grande do Sul durante a vigência da bolsa; c) ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ‒ CNPq; d) não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza; e) não possuir vínculo empregatício de qualquer natureza; f) não ter vínculo de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, com o coordenador do projeto; g) ter perfil adequado à atividade a ser desenvolvida e qualificação avaliada por meio das informações descritas no currículo Lattes/CNPq do candidato à bolsa; h) ter disponibilidade para cumprir a carga horária semanal de 40 (quarenta) horas; i) desejável ter experiência no cultivo de microrganismos em biorreator de bancada do tipo submerso e/ou no desenvolvimento de metodologias analíticas por métodos cromatográficos e espectrofotométricos.

O objetivo do projeto é desenvolver tecnologias para a produção de bioprodutos a partir de importantes resíduos gerados pela matriz produtiva gaúcha com vistas à aplicação como suplementos na alimentação de vacas leiteiras. O trabalho liderado por Claucia pretende atuar com três diferentes frentes: levedura residual cervejeira selenizada; levedura residual cervejeira ativa encapsulada; e parede celular de levedura residual cervejeira. As três utilizam bioprocessos e biotecnologia para produzir, a partir de levedura residual de cervejarias e soro de queijo de laticínios, insumos com valor agregado para a alimentação e nutrição animal, diminuindo os impactos ambientais, custo, desperdício e perda de valor agregado. O projeto tem parceria com a Launer Química. 

Para a professora e pesquisadora, o Techfuturo oferece uma oportunidade para a Univates se tornar referência na geração de conhecimento técnico-científico, por meio do desenvolvimento de pesquisa aplicada e inovação, contribuindo para a formação e a qualificação de recursos humanos, além de aumentar a competitividade industrial e econômica do setor biotecnológico aplicado à produção de alimentos.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods